14 maio 2012

Agora é a vez do Brasil exportar cinema

"Agora é a vez do Brasil exportar cinema", diz Cecília Amado
10 de maio de 2012
--------------------------------------------------------------------------------

 A diretora brasileira Cecília Amado, neta do escritor Jorge Amado, afirmou nesta quinta-feira (10) que o Brasil precisa começar a exportar cinema com força para mostrar sua cinematografia e o próprio país ao mundo, assim como fizeram e fazem a Itália e a França.

"A temática do atual cinema brasileiro é muito variada", declarou a cineasta à Agência EFE. "Os filmes produzidos aqui não falam somente de violência, favelas e meninos de rua, embora esses assuntos estejam presentes nas telas por fazerem parte da realidade do país", completou.

Escalada para a abertura da 14ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris com seu primeiro longa-metragem - Capitães da Areia, uma adaptação homônima do livro de seu avô -, Cecília lembrou que a miséria é retratada em seu filme, embora não seja o tema central da trama, que acompanha um grupo de jovens moradores de rua de Salvador.

"Este livro é um verdadeiro clássico, além de leitura obrigatória nas escolas", explicou a cineasta ao reconhecer entre risos que, "da mesma forma que grande parte das meninas", ela também se encantou com o protagonista.

Desta forma, a cineasta carioca tenta contar "uma história universal" não só de pobreza, mas principalmente "de amor, de liberdade e da conflitante passagem que supõe a saída da infância e a chegada da idade adulta", disse.

Apesar da intenção de se manter fiel ao livro, o filme se abstrai da onipresente faceta política para priorizar um retrato social. Assim, a cineasta consegue fazer justiça ao avô, que escreveu o livro aos 24 anos e cheio de convicções comunistas, mas se transformou em um humanista com o passar do tempo.

Cecília Amado também falou sobre a atual realidade do país, onde, segundo ela, "a crise econômica chegou com atraso". A classe média brasileira, com problemas mais existenciais do que financeiros, será tema de seu próximo filme, intitulado Trinta Carnavais. Segundo a cineasta, o filme acompanha a trajetória de dois irmãos que entram em crise ao chegar aos 30 anos.

Mesmo diante do favorável momento econômico, Cecília admitiu que, "apesar do país seguir um bom caminho, ainda há muito o que percorrer".

"A saúde e a educação são duas contas pendentes no país", aponta Cecília, que lamentou que os jovens atores selecionados para atuar no Capitães da Areia, com 13 e 14 anos, "quase não sabiam ler e nem escrever".

A 14ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que se estende até o dia 22 de maio, projetará mais de 30 longas-metragens de ficção e documentários nas salas do cinema Le Nouveau Latino da capital francesa.
Fonte: Terra

13 maio 2012

Dia das Mães

Dia das Mães

Fonte:Jornal do Brasil
Dom Orani João Tempesta


O segundo domingo de maio é um dia dedicado a homenagear as mulheres que acolheram em sua vida a missão sublime de gerar ou acolher um filho para educar. Ser mãe é dom gratuito da bondade de Deus para cada mulher, e também a possibilidade de aceitar trabalhar pelo futuro da humanidade. Uma significativa expressão da fidelidade de Deus no sacramento do matrimônio, que torna o amor de um casal fecundo e multiplicador de vida. Esse dia nascido por motivações afetivas, mas muito explorado comercialmente nos dias atuais, pode ser agora uma oportunidade de valorizar a vida e a família. Principalmente, se refletimos sobre a missão importante da mãe (junto com o esposo) de educar seus filhos.

Além de acolher ou procriar fisicamente, gerar um filho para a fé é um compromisso que sinaliza a relação de Deus com seu povo, que é sempre fecunda, capaz de multiplicar a vida, e se dá na plena confiança e entrega à providência divina. No contexto de um capitalismo selvagem, cada vez mais tenta-se destruir os valores verdadeiros da humanidade, ser mãe, o que, para além de uma responsabilidade e de um dom, significa manifestar um compromisso com a vida em todas as suas dimensões. Com as pressões atuais contra a dignidade da vida e a propaganda contra a geração de filhos, constatamos que isso é ferir em uma mulher o direito de ser mãe, ferindo também sua mais profunda dignidade e violando aquilo que de mais belo Deus concedeu a uma mulher: o direito de ser mãe e de contribuir assim com a criação, que continua a ser criada e recriada. "Cada criança que nasce é Deus que volta a sorrir para o mundo" diz a tradição popular.

Homenagear as mães neste dia nos faz recordar a importância da família humana e também a figura de Maria, exemplo de mãe e educadora. Mulher forte e doce, mulher do silêncio, da presença e da esperança que não decepciona. Maria traz consigo as virtudes mais profundas, capazes de fazer de todas as mulheres verdadeiramente mães e mestras, como ela o foi. A humildade, a plena confiança em Deus, seu sim à acolhida do projeto divino em sua vida, conformando-se plenamente a ele, as lutas para proteger o filho, a coragem de lançá-lo no projeto do Pai antes mesmo de "chegar a sua hora", a força para acompanhar o filho no sofrimento e aos pés da cruz, acolher o filho morto ao ser retirado da cruz e contemplar, em seus braços, seu corpo sofrido por amor, a esperança de fazer continuar o projeto de construção do Reino junto com os discípulos amedrontados no Cenáculo, a alegria de ver o filho ressuscitado e Senhor para sempre.

Mães de nosso tempo: pobres, mas incapazes de abandonar os filhos que geraram. Capazes de educar na dificuldade, nunca os deixando de lado. Mulheres de fé, que choram aos pés do Santíssimo Sacramento e da Virgem das Dores, implorando a Deus por seus filhos, escravos das drogas, da prostituição e de tantos outros vícios. Mães que percorrem o calvário com seus filhos, lutam para que não sejam mortos e imploram de Deus uma nova vida de cada um deles.Verdadeiras guerreiras, batalhando e lutando por sua prole, trabalham de sol a sol para estudar os filhos, fazê-los crescer bem e oferecer-lhes melhores condições de vida e novas possibilidades, que, elas mesmas, não puderam receber. Mulheres que choram as dores dos filhos, que sorriem e celebram suas vitórias. Mulheres de aço, mulheres como flores, singelas e frágeis. Amor traduzido em gestos concretos e na mais profunda oferta de vida. Capazes de tudo para garantir aos filhos uma vida de sucesso e de realização.

As Sagradas Escrituras estão cheias dos testemunhos de mulheres, mães, que tudo fizeram para que seus filhos compreendessem e permanecessem no caminho do Senhor. Vale lembrar o desejo de Sara de ser mãe e sua confiança em Deus, que transformou sua impossibilidade e fez de Abraão pai de todas as nações (Gn 18,10); a história de Ana, mãe de Samuel, que deu à luz o filho primogênito (1Sm 1-2); a belíssima história da mãe e dos sete filhos que dão a vida mas não negam o Senhor (2Mc 7, 1-40); a busca da mulher cananeia pela cura de sua filha (Mt 15,21); a alegria de Isabel ao conceber João Batista (Lc 1,12-15) e Maria, modelo novo de maternidade e coragem (Lc 1,26-38).

A figura materna tem nas Sagradas Escrituras um valor profundo que até mesmo a Revelação compara o amor de Deus com algumas características maternas: "... agora vou gritar como a mulher que dá à luz, vou gemer e suspirar" (cf.Is 42, 14); "Sião dizia: o Senhor me abandonou; o Senhor me esqueceu. Mas, pode a mãe esquecer o seu filho, ou a mulher a criança em suas entranhas? Ainda que ela esqueça, eu não esquecerei você" (cf. Is 49,15); "Como a mãe consola o seu filho, assim eu vou consolar vocês... (cf. Is 66,13).

Na história do cristianismo, tantas mães se santificaram pensando e promovendo o bem para seus filhos. Recordemos Santa Mônica, que tanto rezou pela conversão do filho Agostinho, que se tornou um santo e doutor da Igreja, ou ainda, Santa Rita de Cássia, que rezou a Deus por seus filhos, que não queria vê-los manchados com a culpa do sangue e do ódio entre famílias rivais.

A todas as mães queremos homenagear e rezar para que suas presenças sejam sempre sinal de vida e de fecundidade. Para que sinalizem o amor de Deus com suas vidas, principalmente em nossos tempos, onde o direito de ser mãe vem sendo substituído pelo horror do aborto que fere a dignidade de tantas mulheres iludidas por falsas ideologias. Rezemos também pelas mães que já se encontram junto com Maria na eternidade, na bem-aventurança eterna, para que recebam a recompensa de suas vidas doadas e entregues a Deus e à família.

Que Maria, mãe e mestra, cubra todas as mães com seu sagrado manto de amor, humildade e dedicação. Que ela alcance de Deus para todas as mães as condições necessárias para educarem seus filhos com dignidade, na justiça, fraternidade e solidariedade. Que nenhuma mãe se esqueça de que a melhor herança que podem entregar a seus filhos é a fé.

Maria, mãe de todos os povos, rogai por nós!

*Dom Orani João Tempesta, cisterciense, é arcebispo do Rio de Janeiro.

Dica Literária da Semana

TEATRO NA ABL


Teatro R. Magalhães Jr.

Horário: 15h30min

A descoberta das Américas (de Dario Fo)
Direção de Alexandra Vanucci
Com Julião Adrião
Datas:
2 de maio

João do Vale, poeta do povo (de Maria Helena Kühner)
Direção de Sergio Fonta
Com Rodrigo Candelot e outros
Datas:
11, 14, 18, 21, 25 e 28 de maio
1º e 4 de junho

As artimanhas de Scarpino (de Moliére)
Companhia de Atores de Laura
Direção de Daniel Herz
Com Charles Frick (prêmio melhor ator de 2011)
Datas:
18, 20, 22, 25 e 29 de junho

Fonte: Academia Brasileira de Letras (ABL)

Leiam a Revista Brasileira nº 70
Pura cultura.

12 maio 2012

Visitando: Detalhe Feminino

Uma visita a um blog pré-determinado(seguidores e seguidos) durante uma semana (de Domingo até Sábado).E assim, colocar em dia o que está acontecendo em cada blog. 
Bem, consegui realizar o meu intento. Visitar durante uma semana um blog.
O desta semana é o Detalhe Feminino
Minha foto

Eu o escolhi primeiro, por ser de uma das minhas irmãs, que eu ainda não tinha tido oportunidade de visitar.
Bem, o blog ainda está no inicio(ela está terminando a faculdade de Direito e trabalhando, não sobrando tempo para nada).
Vamos ao que interessa:
O blog foi criado em agosto de 2010, participa de alguns desafios literários, segue vários blogs. como as postagens, no momento, não estão regulares, li as últimas sete postagens:
São quatro resenhas: A Cadeira Vazia. Pacto Arriscado, Beleza e Tristeza e O Diário de Princesa e três posts de divulgações de sorteios que participa.

Próxima visita: Borboletas do Saber
Que é da minha outra irmã(são gêmeas), não se preocupem não tenho mais irmãs, só mais um irmão(Ele não tem blog)
Até a próxima.

06 maio 2012

Dia das Mães:

Thaís Sabino
Ela engravida, muda hábitos para não prejudicar o bebê, carrega a criança por nove meses, amamenta, se preocupa, passa noites em claro, acode, cuida, perdoa, ensina e se engrandece a cada aprendizado do filho. Umas com mais intensidade, outras com menos, mas sempre com amor. Segundo a psicóloga Andreia Calçada, a maioria das mães protege a cria com unhas e dentes, buscando a melhor forma de ajudá-lo a se desenvolver. "A mulher aprende isso culturalmente", disse.
"A dedicação das mães, nem Freud nem Darwin explicam. Mas seja lá quem for que tenha feito a programação desse software de proteção das mães, com o qual elas já vêm de fábrica, deve ter levado muito tempo pra fazê-lo tão completo", disse Paulo Tadeu, autor do livro Coração de Mãe. Mesmo depois que os filhos crescem, a mãe continua com o sentimento de proteção e cuidado com o filho.
Só as mães podem explicar o sentimento que têm pelos filhos, segundo a gerente de projetos Priscila Sciacca. "Sempre ouvi falar de amor incondicional, mas nunca soube ao certo o que seria e qual o seu significado. Uma noite, em um hospital, ao ouvir o choro do meu filho quando foi retirado de dentro de mim, um sentimento pleno, calmo, iluminado, com lágrimas nos cantos dos olhos escorrendo sem que eu percebesse tomou conta de mim. Senti e percebi naquele momento o significado do amor incondicional", contou ela.

Fonte:http://mulher.terra.com.br

Como utilizar lenços neste inverno 2012

O lenço, como um acessório, tem a função de complementar qualquer look básico, deixando-o elegante e sofisticado. Este acessório se permite combinar vários estilos e roupas





Com a chegada do frio procuramos roupas mais quentes, muitas vezes não encontramos uma blusa ou casaco que seja grosso o suficiente para aquecer nosso frio, então utilizamos o que chamamos de ”efeito cebola”, que é a sobreposição de peças, contendo várias blusas em uma mesma produção. Mesmo com todas essas camadas ainda temos que utilizar os acessórios, e ainda bem que a maioria deles são bem aceitos no inverno como: luvas, toucas, cachecóis e até mesmo lenços. Mas como inserir corretamente os lenços em uma produção de inverno?!? Vamos a algumas dicas básicas...

O lenço, como um acessório, tem a função de complementar qualquer look básico, deixando-o elegante e sofisticado. Este acessório se permite combinar vários estilos e roupas diferentes, pode ser usado com trench coats, jaquetas, vestidos e até mesmo com camisetas. Podemos montar looks mais despojados como um estilo mais rocker, ou até mesmo uma produção mais séria, para um evento mais formal, tudo dependerá do tecido, cor e comprimento do lenço.

Fonte: Jornal da Manhã

Publicado em 06 de Maio de 2012, às 06h00min | Autor: Bruna Leticia Boianoski


Retalhos no Mundo:
Você tem o costume de usar lenços?

Book Blogger Hop 4




Book Blogger Hop está no Murphy's Library. Para participar tem que ter um blog com algum conteúdo literário e responder a pergunta da semana O Linky ficará sempre aberto até o sábado seguinte à postagem.

Algum personagem já te decepcionou? Você se apaixonou e depois “terminou” com ele(a) em algumas páginas ou no livro seguinte? Nos conte sobre ele(a)

 
Até o momento, dos livros que li, nenhum personagem me decepcionou. Daqui para frente não sei se encontrarei algum.


Ps: não consegui inclui, o link já está fechado
© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo