06 outubro 2012

O Meme Literário de Um Mês 2012 – Dia 06



Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez.
(Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas)

Infelizmente não participei no de 2010. Fiquei matutando que livro eu indicaria para ser lido pelo menos uma vez. Decidi escolher  dentro das minhas últimas leituras.
Os escolhidos foram:
Assando bolos em Kigali

Assando Bolos Em Kigali  é um romance encantador, deliciosamente engraçado. Em seu ritmo suave, ele fala sobre a vida, o amor e a comida. Mas, mais que tudo, ele mostra como o espírito humano – mesmo quando posto à prova até os limites da imaginação – sobrevive e une a todos nós.

Ele nos mostra como coisas simples são importantes.



O Pequeno Príncipe Livro de criança? Com certeza!
Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância.De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíves na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordaçoes. O reencontro,o homem-menino.


Nele a gente não deixa a criança interior se definhar.



05 outubro 2012

O Meme Literário de um Mês 2011 - Dia 05



Você costuma ler graphic novels e/ou gibis?
(Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.)


Durante toda a minha infância li muitos gibis: Recruta Zero, Zé Carioca, Tio Patinhas, Luluzinha, Pato Donald, Margarida. Depois de adulta cheguei a fazer assinatura da Turma da Mônica. Hoje já não leio tantos gibis, mas adoro.
Quanto ao graphic novel, este ano foi a primeira vez que li um: Percy Jackson e os Olimpianos- Ladrão de Raios e este mês V de Vingança. Estas leituras são por causa dos desafios que participam, já que são temas deles. 

04 outubro 2012

Meme Literário de Um Mês 2012 - Dia 04


Você costuma ler certo livro só porque ele está em voga?
(Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na "moda" ou segue o seu próprio estilo de leitura?)

Naturalmente fico interessada no que está na mídia, mas com os preços dos lançamentos nem penso em comprar, anoto os que me interessam e quem sabe um dia eu os compre.
No restante do tempo, vou lendo os que já adquiri, a maioria já lançados a muito tempo.
Com a blogosfera tenho mais conhecimento dos lançamentos, antes apenas quando passava em alguma livraria ou outras fontes. Mas até o momento não adquiri nenhum dos últimos lançamentos, apenas alguns de sorteios que participei.

 Uma vida sem limites



03 outubro 2012

O Meme Literário de um Mês 2012 - Dia 03


Como você escolhe seus livros?
(Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso)

Costumo escolher os livros num conjunto de fatores: capa, título e sinopse. Algumas vezes, por ter visto alguma reportagem, ou indicação.
Este ano, as minhas leituras estão baseadas nos temas dos desafios que estou participando: grafic novel, chick lit, autor falecido, sobrenatural, etc. Muitos eu já tinha e outros consegui na biblioteca.

02 outubro 2012

Meme Literário de Um Mês 2012 - Dia 02



Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá?
(Fale um pouco sobre eles.(


O último livro que li foi A Senhora da Magia - As Brumas de Avalon- Volume Um de Marion Zimmer Bradley.

Nele é contada a lenda do Rei Artur, através das mulheres de Avalon. E luta entre os pagãos e o cristianismo e desta luta que depende o destino de Avalon.
  
O próximo livro será O Xangô de Baker Street de Jô Soares.

O Xangô de Baker Street
do Desafio Realmente Desafiante do mês de outubro, autor do seu estado. Entre alguns autores, escolhi o Jô 
Soares, por já conhecer o trabalho dele como humorista e entrevistador, e quis ver o que ele tem acrescentar como escritor.



01 outubro 2012

Meme Literário de Um Mês 2012 - Dia 01



Este meme literário está hospedado no blog Happy Batatinha.
Consiste em responder durante o mês de outubro/12 (01 a 31), a uma pergunta por dia.

Dia 1- Que livro você está lendo?
(Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
 Bem, estou começando hoje a leitura do livro. O livro escolhido é para a Maratona de Banca que tem como tema reencontro. Ele faz parte da série Família Fortune Texas n° 19. Estou tentando conseguir todos os livros da série..


O Filho Secreto do Sheik
Cinco anos atrás, Eden Fortune, viveu um tórrido romance em Paris com o magnata do petróleo, o sheik Ben Ramsey. Como uma Fortune faria, Eden voltou sozinha para o Texas e deu a luz ao bebê. Mas, agora, Ben voltou e ela teme o único interesse dele seja reivindicar seu filho.

Costumo ler os meus livros durante o meu trajeto casa/trabalho/casa..


30 setembro 2012

A Senhora da Magia-Livro 1- As Brumas de Avalon


Título: As Brumas de Avakon -Livro Um - A Senhora da Magia
A Saga das mulheres por trás dos bastidores do Rei Arthur
Autora: Marion Zimmer Bradley
Título original: The mists of Avalon
Tradução: Valtensir Dutra
Imago Editora
Ano : 1989
Nº de páginas:286
Nº de Capítulos:20
Grâ-Bretamha-História-Período anglo-saxão 440-1066
Ficção estdunidense
Série: 4 volumes


Sinopse
Neste enorme e emocionante romance, a lenda do rei Artur é contada pela primeira vez através das vidas, das visões e da percepção das mulheres que nela tiveram um papel central. Igraine, Viviane, Guinevere, Morgana. Elas revelam, com as suas vidas e sentimentos,a lenda de Artur, como se fosse nova de, ao mesmo tempo, levam o leitor a integrar-se na história, de maneira natural e profunda. Assim, esta obra proporciona uma narrativa soberba de uma lenda, e a recriação dessa lenda, bem como a brilhante contribuição para a literatura do ciclo arturiano.

Introdução 
Pela primeira vez, o mundo arturiano de Avalon e Camelot, como todas as suas paixões e aventuras- o mundo que, através dos séculos, cada geração recriou em incontáveis obras de ficção, poesias, drama- é revelado, como se  poderia esperar, pelas suas heroínas: pela rainha Guinever, mulher de Artur(que no romance tem o nome de Gwenhwyfar); por Igraine, mãe de Artur; por Viviane, a impressionante Senhora do Lago, Grande Sacerdotisa de Avalon; e principalmente pela irmã de Artur, Morgana; também conhecida como Morgana das Fadas, como a Fada Morgana- como feiticeira, como bruxa- e que nesta épica versão da lenda desempenha um papel crucial, tanto na coroação como na destituição de Artur. Trata-se, acima de tudo, da história de um profundo conflito entre o cristianismo e a velha religião de Avalon.
Guinevere representa o cristianismo- é vista, inicialmente, como uma estranha criança, toda branca e loura, chorando, perdida nas brumas de Avalon. Casada com Artur por determinação do pai, apaixona-se profundamente por Lancelote, e não consegue dar um filho e herdeiro ao marido, o que gera sérias consequências políticas para o reino.É a sua religiosidade intransigente que acaba colocandoArtur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência poderosa dos padres cristãos, apesar do seu juramento de respeitar a velha religião de Avalon. 
Morgana é a adversária de Guinever, vibrante , ardente em seus amores e em suas fidelidades:  Sacerdotisa de Avalon, e tendo a Visão, é uma mulher atormentada, dividida entre o amor não correspondido por Lancelote e pelo seu fracasso como mãe, irmã e esposa.Consagrada como a Donzela do Grande Casamento que une o rei ao seu reino, tem o destino trágico e heróico de provocar a queda do irmão, amante e inimigo- Artur, que trai Avalon e seu passado em favor do futuro cristão.
Essa interpretação da lenda é feita principalmente através de Morgana. É a sua voz, falando em favor dos costumes antigos e da própria terra, que ouvimos nos momentos mais importantes, à medida que se vai desdobrando o grande drama arturiano, em toda a sua riqueza- desde o casamento de Igraine com Uther e o nascimento de Artur, a misteriosa intervenção de Viviane, até as glórias e traições de Artur, os feitos heroicos de Gawaine e seus Companheiros da Távola Redonda, a sabedoria do Merlin, a ambição fatal de Mordred, o lento mas irreversível declínio de Avalon.
Ao seguirmos a sua evolução e a de Guinevere- e dos numerosos personagens que as cercam, desde a infância até a realização de seus destinos- seguimos também o destino daquelas terras que mais tarde seriam a Grâ-Bretanha. Com toda a magia e a ressonância das baladas e das lenda antigas, As Brumas de Avalon evoca uma Bretanha que [é ao mesmo tempo real e lendária- desde suas desesperadas guerras para sobreviver ante a invasão saxônica, a glória de Camelot e um mundo de paz, até as tragédias que acompanham a morte de Artur e a destruição da influência mítica por ele personificada.
Igraine, Viviane, Guinevere, Morgana. Elas revelam, com as suas visões e sentimentos, a lenda de Artur, como se fosse nova e, ao mesmo tempo, levam o leitor a integrar-se na história, de maneira natural e profunda. E nisso está a atração e o vigor deste livro. Em As Brumas de Avalon, Marion Simmer Bradley  nos proporciona, ao mesmo tempo, uma narrativa soberba de uma lenda, e a recriação dessa lenda, bem como a brilhante contribuição para a literatura do ciclo arturiano.


Neste volume, as passagens de tempo, nos são apresentadas por Morgana.
"Morgana fala...Em vida, chamaram-me de muitas coisas:irmã, amante, sacerdotisa, maga, rainha. Na verdade, cheguei agora a ser maga, e poderá vir um tempo em que tais coisas devam ser conhecidas.Ao contar esta história, falarei por vezes de coisas que ocorreram quando era demasiada jovem para compreendê-las, ou quando não estava presente." 
E assim, começa a história.Morgana criança. Nos primeiros capítulos, conta a história de sua mãe. Igraine, e de como ela se tornou a mãe de Artur.
Na segunda parte, revela como Morgana se torna uma sacerdotisa, seguindo seu destino.
 Viviane, sua tia e Senhora do Lago diz: 
"Agora que eu sei que você tem a Visão, moverei Céus e Terra, se necessário, para levá-la para Avalon."
Morgana fala...Como escrever sobre o preparo de uma sacerdotisa? O que não é óbvio é secreto.E então a marca da lua crescente foi posta em minha testa, pela mãe da própria Deusa...mas trata-se de um Mistério do qual é proibido falar."
É nesta parte, que ela se apaixona por Lanceloti, filho de Viviane, e quase perde a sua virgindade.
"Viviane deu um profundo suspiro, afastando a previsão e o medo.- E não é a mim que você teme, criança, mas a ela . Estamos ambas em suas mãos. A sua virgindade é sagrada para a Deusa. Conseve-a, até que a Mãe torne conhecida a sua vontade"
Durante todo o livro percebemos a "guerra" existente entre os dois mundos: Avalon e a Igreja. Avalon está desaparecendo conforme a Igreja vai ganhando novos adeptos.
Em Avalon, a força vem das mulheres, elas que mudam os destinos nesta história.
Muito emocionante e envolvente, você torce para saber cada etapa do que está acontecendo. Agora, estou no aguardo dos próximos volumes.

As Brumas de Avalon

Livro 1- A Senhora da Magia
Livro 2- A Grande Rainha
Livro 3- O Gamo Rei
Livro 4- O Prisioneiro da Árvore.(já lido- mas faltavam os outros para compreender melhor)

Participando

51 livros em 2012! By Alquimia dos Romances!
Inscreva-se Aqui!
© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo