16 março 2014

Dicas Literárias: Especial- Mulher (6)

Sinopse



Este livro conta finalmente a verdadeira história do maior escândalo do século. Através da mão firme de Andrew Morton, o leitor mergulha em um mundo complexo e estranho, capaz de fazer inveja ao mais ousado bestseller de aventura.Uma história narrada num ritmo trepidante, onde se revezam agentes do FBI, políticos ambiciosos, o Presidente dos Estados Unidos, mulheres deslumbradas e aventureiras em busca de fama e dinheiro. Pega numa armadilha a jovem Monica, apaixonada por Bill Clinton é obrigada a testemunhar perante o Grande Júri sendo constrangida a contar os detalhes mais íntimos de sua tumultuada relação com o Presidente. Massacrada pela mídia, Monica conta tudo e revela detalhes assombrosos de sua saga. Um mundo de terror e intimidação criado pela justiça dos EUA para que ela comprometesse e desmoralizasse o Presidente conduzindo-o ao impeachment.


Persuasão - Jane Austen

O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. "Persuasão" é amplamente apreciado como uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e exemplifica o estilo de narrativa irônica de Jane Austen, sendo original por diversos motivos, entre eles, pelo fato de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança.

 A mulher proibida - Josué Montello

A Mulher Proibida completa o painel dos romances que o antecederam - A Viagem sem Regresso, Uma Sombra na Parede e Enquanto o Tempo não Passa - mostrando o conflito de duas gerações que se defrontam; a do pai viúvo, ainda moço, e a da filha única, envolta pela permissividade de sua própria geração


 A Abadia De Northanger - Jane Austen

A Abadia de Northanger é considerado um dos trabalhos mais ligeiros e divertidos de Jane Austen. De facto, para além dos ambientes aristocráticos da fina-flor inglesa do século XVIII, encontramos aqui uma certa dose de ironia, sátira e até comentário literário bem-humorado.

Catherine Morland é porventura a mais estúpida das heroínas de Austen. A própria insistência no termo “heroína” ao longo da obra e a constatação recorrente do quão pouco este epíteto se adequa à personagem central fazem parte da carga irónica da história. E se Catherine é ingénua para lá do que seria aceitável, e o seu amado Henry a personificação de todas as virtudes masculinas mais do que seria saudável, a perfídia dos maus da fita - amigos falsos, interesseiros e fúteis – não lhes fica atrás no exagero. Tudo isto seria deveras irritante não fora o tom divertido com que Austen assume ao longo das duas partes que constituem este livro o quão inverosímeis são as suas personagens…

Acrescente-se a paródia do romance gótico e do exagero em que induz as suas leitoras, e uma crítica inteligente aos críticos que acusam o romance de ser fútil e “coisa de mulheres”, e temos uma interessante historieta de amor, escrita com bastante graça e capaz de ultrapassar a moralidade caduca que nos habituámos a esperar da pena de Jane Austen. 

Retalhos no Mundo:
Você já leu alguns destes livros, tem interesse em ler ou conhece algum livro com o mesmo tema? Conte para nós.

Post relacionado:

Próximo post:
Dicas Literárias: Especial- Mulher (7) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo