20 abril 2013

Outras Estantes- Margarida Rebelo Pinto


Margarida Rebelo Pinto

BIOGRAFIA
Nascida em Lisboa em 1965, Margarida Rebelo Pinto revelou desde cedo uma enorme paixão pela escrita. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Clássica e, após uma breve passagem como copywriter pelo mundo da publicidade, aos 22 anos, iniciou a sua actividade jornalística passando por publicações como “O Independente”, “Sete”, “Marie Claire” e “Diário de Notícias”.

Foi repórter do Canal 1 da RTP, retomou a revista “Olá” do jornal
Semanário e tornou-se cronista regular da Elle, colaborando também com outras publicações.
O primeiro romance de Margarida Rebelo Pinto, "Sei Lá", não foi propriamente o seu baptismo na escrita. A autora juntou aos ingredientes de saber estar nos sítios certos, à hora certa e com os amigos necessários, uma história que concretizou na sua cabeça, dando-lhe, então, em Março de 1999, a forma em livro. Nesse mesmo ano, foi vencedora do prémio literário FNAC 1999, tendo a obra já superado os 130 mil exemplares vendidos.
Actualmente, para além do já referido best-seller, a escritora tem mais dez livros editados: "Herman SuperStar", a biografia do conhecido humorista
português, Herman José; "Não há Coincidências", outro best-seller, editado em
Abril do ano 2000 – 33ª edição com mais de 140.000 exemplares vendidos -, "As Crónicas da Margarida", igualmente sucesso de vendas e resultante de uma compilação das crónicas escritas para a revista “Olá”; "Alma de Pássaro", romance que encerra a trilogia dos anteriores, editado em Fevereiro de 2002, revelando-se mais um verdadeiro best-seller; publicado em Outubro de 2002, "Artista de Circo", o segundo livro de crónicas e mini-ficções; "I'm In Love With a PopStar", um romance sobre a vida atribulada de uma adolescente, "Nazarenas e Matrioskas", uma compilação de textos publicados na imprensa; "Pessoas como Nós", um romance que, mais uma vez, aborda os
problemas da condição humana; "Diário da Tua Ausência", uma sentida carta de amor e, por fim, "Vou contar-te um segredo", uma colecção de textos inéditos.
Enquanto no seu primeiro livro abordava ainda a escrita de uma forma ingénua, no seu terceiro romance, “Alma de Pássaro”, a autora abordou a escrita de uma forma que a colocou como a mais conhecida precursora da nova literatura urbana. Desse modo, entrou para a agência literária Carmen Balcells, representante de autores consagrados como Gabriel Garcia Marquez, Jorge Amado, Isabel Allende, entre outros. Paralelamente à escrita, Margarida dedicou-se também ao guionismo, sendo ela a autora do telefilme da SIC "Um passeio no parque". Neste momento, já está a rever o guião do seu próximo filme, sendo este a adaptação para o cinema do livro “Sei Lá”. A escritora tem sempre mais ideias e projectos do que tempo para os realizar, é mãe, nada três quilómetros por semana e escreve em qualquer lado, desde que leve um caderno de capa preta.

BIBLIOGRAFIA

O dia em que te esqueci
Podia ser mentira mas é verdade
Pessoas Como Nós
Sei Lá
Não Há Coincidências
Alma de Pássaro
Onde reside o amor?
Gugui, o dragão azul
Português Suave
A Rapariga que Perdeu o Coração
Vou Contar-te um Segredo
Diário da Tua Ausência
Pessoas Como Nós
Nazarenas e Matrioskas
I'm In Love With a Pop Star
Alma de Pássaro
Artista de Circo
Herman Superstar
As Crónicas da Margarida
Não Há Coincidências
Alma De Pajaro


Fonte: 

Blogue Biblioteca ESDAH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo