22 julho 2014

Bingo Literário de Verão- Viagens (In)esperadas 7

BINGO SUMMER RECOMMENDATIONS
  • CONTO
Sugestão da Catarina: "A Pequena Sereia" de Hans Christian Anderson. É um conto muito bem escrito, com uma história bonita e que tem tudo a ver com o Verão visto que está ligada ao mar
Sugestão da Silvana: "O Espelho ou Retrato Vivo" de Sophia de Mello Breyner Andresen. Este conto está inserido no livro "A árvore" e é um conto pequenino e muito enternecedor onde a cultura Japonesa aparece em destaque.
  • AVENTURA, MISTÉRIO OU COMÉDIA
Sugestão da Catarina: A minha escolha é um livro de aventura. Escolho "A Ilha do tesouro" de Robert Louis Stevenson porque é um clássico marítimo, o que combina muito bem com o Verão. Este livro pode não ser uma leitura extraordinária mas foi ele que impulsionou todo este género literário e popularizou muitos dos objectos/ideias que associamos hoje em dia às histórias de piratas.
Sugestão da Silvana: A minha escolha é um livro de mistério. "Messias" de Boris Starling é um thriller arrepiante com crimes que escondem um mistério muito inteligente. É dos melhores policiais que já li: uma boa história, bem escrita, com um criminoso com um modos operandi sensacional. Recomendo.

  • AUTOR PREFERIDO
Sugestão da Catarina: Morte na praia de Agatha Christie
Agatha Christie é uma das minhas autoras favoritas porque os seus livros marcaram muito a minha adolescência. Adoro as histórias e muitas delas têm finais impressionantes e inesperados. Escolho este livro em específico porque decorre o assassinato decorre numa ilha em plena época balnear.
Sugestão da Silvana: Segue o Coração - Não olhes para trás de Lesley Pearse
Lesley Pearse conquistou-me desde o primeiro livro. Comecei por ler "Nunca me esqueças" e desde aí todos os livros que tenho lido da autora têm produzido o mesmo encanto em mim. Escolho este livro porque, até agora, foi o que mais gostei (embora rivalize um pouco com o "Sonhos Proibidos"). 

  • LIVRO DA NOSSA INFÂNCIA/ADOLESCÊNCIA
Sugestão da Catarina Hoje como recomendação escolho a colecção Aventura da Enid Blyton. A maioria das pessoas que conheço associa o nome "aventura" à colecção de livros das autoras portuguesas Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães mas eu sempre preferi a versão antiga da Enid Blyton. Aventura de Enid Blyton conta as aventuras de João. Filipe, Dina, Maria da Luz e da Catatua Didi. Lembram muito os livros dos Cinco mas com um ênfase maior nos destinos das aventuras.Recomendo a quem ainda goste de ler livros juvenis com muita aventura e mistério, apesar de certos aspectos já estarem, provavelmente, um pouco datados.
Sugestão da Silvana Lua de Joana de Maria Teresa Maia Gonzalez Sempre que recuo ao início da minha adolescência, o livro que salta logo no meu pensamento é este. Foi a minha primeira leitura compulsiva. Li-o muito depressa para aquela idade e fez-me ficar presa à história e às personagens. Depois ao longo da adolescência ainda o reli mais umas duas vezes. Hoje em dia, não consigo reler o livro por completo, mas por vezes gosto de pegar no livro, abrir numa página à sorte e ler a carta que aí está.... Traz-me boas memórias.

  • CONTINENTE DIFERENTE DO NORTE AMERICANO
Sugestão da Catarina: "Persepolis" de Marjane Satrapi"Persepolis" é uma autobiografia gráfica, narrada com ilustrações monocromáticas simples que contam a história da infância e adolescência de Marjane Satrapi no Irão. Apesar de abordar temas reais e difíceis que nos levam a reflectir, a história é contada de uma maneira inteligente, comovente e, por vezes, até muito divertida
Sugestão da Silvana: "O Jardim dos Segredos" de Kate MortonA acção deste livro passasse na Austrália e na Inglaterra. É um livro com um início um pouco complicado, mas depois que conseguimos entrar na narrativa facilmente nos vemos envolvidos naquela história. Alguns aspectos são um pouco previsíveis, mas nem isso deixou de me encantar. Um dos aspectos positivos deste livro são as histórias infantis que vão surgindo lá pelo meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo