16 janeiro 2012

Rebecca - Daphine Du Mauriei

  REBECCA- DAPHNE DU MAURIER


“Eu estava dividida entre duas emoções: de um lado queria que ela continuasse (Beatrice –irmã de Maxim ), que me falasse sobre o passado com aquela mesma naturalidade, mas de outra, talvez no subconsciente, eu preferia não saber de coisa alguma.
De alguém que nunca provasse a tortura da dúvida e da incerteza; de alguém que nunca se sentiu como eu, esperançosa, ansiosa e amendontrada, a roer as unhas, incerta sobre o caminho a tomar, sob  que estrela seguir.”
Um romance psicológico, do ponto de vista da personagem principal.
Quando eu peguei o livro, não sabia do que se tratava, pois não havia uma sinopse clara na capa: “Um romance comovente, que empolga pela atmosfera de expectativa brilhantemente engedrada.”
Pesquisando na internet sobre a autora, consegui boa expectativa sobre o livro. Descobri que autora é acusada de plágio do livro A Sucessora de Caroline Nabuco. Inclusive assisti a novela baseada na obra, infelizmente não lembro bem da estória. Apena s a temática: moça humilde casa com ricaço viúvo e todos adoravam a falecida e uma governanta fiel a ex-patroa . Não lembro como na TV foi relatado o fim e não consegui  encontrar (ainda) o livro  A Sucessora, até para ver se é plágio ou não.
Bem, vamos a leitura. Realmente ao ler, você que chegar logo ao fim, para saber logo o desfecho. Não achei uma que é uma história de amor arrebatadora. É mais mesmo pelo psicológico da personagem: a timidez, o acanhamento que sentia na presença de estranhos. Até o dia em que encontram o barco da falecida. Aquela tempestade mudaria muito a vida deles. E também faria ela assumir a sua posição. O mais interessante, em nenhuma passagem aparece o nome da personagem principal (pelo menos eu não achei) ,ela é apenas tratada por Mrs. De Winter, talvez para demonstrar como ela se via diante das pessoas e perante Rebecca: “ ...fez um gesto vago na minha direção, murmurando o meu nome.”
A história é interessante, você fica ansiosa para saber o desfecho: ela consiguirá  vencer o fantasma de Rebecca. No fim da leitura, resolvi voltar ao capítulo II, que é o presente da história, que é contada em flash back , para entender melhor o que aconteceu. E tirar as minhas conclusões.

Participando:

1º livro
 

 51 livros em 2012! By Alquimia dos Romances!

Um comentário:

  1. Interessante esse livro, ainda não tinha ouvido falar, mas como não é meu estilo, não sei se o lerei. Mas confesso que sua resenha me deixou curiosa.

    Beijokas Elis!!!!!!!

    ResponderExcluir

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo