16 novembro 2012

5º BookCrossing Blogueiro -2012

BookCrossing Blogueiro

Bem, é a primeira vez que participo. Fiquei pensando que livro poderia libertar. Analisando os que tenho fiquei cheia de dúvidas. Muitos ainda não li e os que li achei que não despertaria a leitura(na minha opinião).
Resolvi comprar um livro para libertá-lo Não foi desta vez que consegui libertar um dos meus livros, na próxima será.

Procurando um título que despertasse interesse, encontrei: O Livro Invisível de Santiago Garcia-Clairac. Adorei encontrar este livro, parece que estava me esperando.
O LIVRO INVISIVEL

O LIVRO INVISIVEL


AutorSantiago Garcia-Clairac


COLEÇÃO: 
 barco a vapor

Editora: Edições SM



Série Laranja nº 6

144 páginas


O livro:  César já não agüenta mais ir de um lugar para o outro. Todo ano ele mora em uma cidade diferente, estuda em uma escola diferente, com amigos diferentes. Tudo porque seu pai é escritor e diz que precisa mudar constantemente de cidade para não perder a criatividade. Por conta disto, César não quer nem chegar perto dos livros que o pai escreve. Afinal, eles são culpados por tantas mudanças! Recém-chegado a uma nova cidade, César faz amizade com Lúcia, uma garota que deseja ser escritora e fica fascinada ao descobrir que o pai dele escreve livros. A partir de então, o garoto será obrigado a rever suas opiniões.
Na verdade, são duas histórias,  uma dentro da outra.

Este livro apresenta vários temas:amizade, importância da leitura, amor pelos livros e pela literatura.. O tema principal é o prazer da leitura. Mas também tem os conflitos familiares, como César achar que o pai é o culpado por ele não construir relações duradouras, o que faz com que Cesar não se relacione bem com os livros. Quando conhece Lúcia, algo muda, o que não existia - o seu interesse pela leitura- passa a existir.
Durante a leitura César nos mostra o que o preocupa, a sua visão do mundo, as dificuldades de fazer amigos, e não compreende como alguém pode passar a vida inventado o que não exite(livros). 
O interessante que na verdade o livro conta duas histórias: a de César e a do Livro Invisível ( o livro do Pai de César). O leitor fica curioso para saber o que acontecerá no final das duas histórias:
O livro apresenta duas visões: a realista - o que se passa com César e a maravilhosa,  dentro desse livro há outro, que ainda nem terminou de ser escrito,  que fala de princesas e livros que não se podem ver.

“todo livro
é invisível até que alguém o lê”
Para cada pessoa o livro é invisível até que ele o abra, leia e aprenda com ele.
E é isso que eu quero que ocorra com o leitor que encontrar este livro:

Abra, leia e descubra os segredos que todos os livros  guardam.

Hoje libertei o livro. O deixei no segundo ônibus que pego para o trabalho(é mais vazio). Sentei, tirei o livro da bolsa e depositei no assento e troquei de lugar. São uns seis pontos  até eu descer. Até lá, entraram umas seis pessoas, mas nenhuma escolheu aquele banco para sentar, todas passaram direto e infelizmente não o viram, E assim, não pude ver para quem o livro iria.
Ah, também não tirei uma foto.

Participando:

51 livros em 2012! By Alquimia dos Romances!



3 comentários:

  1. eu deixei no ônibus também, mas deixei lá e desci no ponto rapidinho. nem sei se alguém viu eu deixando lá.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! Ele era pra ser mesmo libertado no BookCrossing Blogueiro!!
    “todo livro é invisível até que alguém o lê”
    Essa frase vem de encontro a um pensamento meu de que as páginas de um livro fechado tem o mesmo valor de páginas em branco.
    Sônia, obrigada por ter participado do BookCrossing Blogueiro!
    É emocionante libertar os livros. Eu me sinto como uma criança fazendo arte! (rs*)
    Bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sónia,
    pena você ter comprado o livro para libertar, mas olhe que de todas as participações que visitei, o seu livro foi o que me deu maior vontade de ler.
    Os livros são como as pessoas:
    "toda a pessoa sente-se invisivel até que o amor, a amizade, e os relacionamentos humanos, em geral, a tornem visivel".

    A invisibilidade mencionada aqui me lembrou um texto que publiquei para outra blogagem. Deixo o link, talvez você queira ler: BC Corpo de Mulher - A mulher invisivel.
    Confesso que na minha participação BB teria dado algum jeito não me verem :)
    Abraço além-mar (de Portugal).
    Rute

    ResponderExcluir

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo