16 dezembro 2013

Dica Literária da Semana: O Estado de Nova Iorque de Tiago Patrício


Autor: Tiago Patrício
Livro: O Estado de Nova Iorque
Editor: Gradiva Publicações
140 pp
12,60 euros

E na partida, todos fizeram a mesma pergunta: "Para quê Nova Iorque, se tens Lisboa e setembro e outubro com luz, o teu amor pequenino e o teu grande amor?". A resposta talvez esteja neste livro, que surge depois de uma residência na Ledig House, no Estado de Nova Iorque, ao abrigo de uma bolsa de criação literária da DGLAB. Tiago Patrício encheu a mala de livros, abasteceu-se de projetos e rumou ao outro lado do Atlântico. Do que lá viu e sentiu dão conta estas pequenas entradas em forma de diário e em jeito de micro-contos. Relatam périplos aéreos e terrestres, paisagens e lugares, pessoas e pensamentos. Como este, intitulado O escritor sem fisiologia: "Um escritor tem apenas as costas largas e sonha razoalvemente." Ou este, Arquitetura: "A literatura pode ser lida como a arquitetura: quando tem uma presença forte, aguenta diferentes olhares e temperaturas extremas e, no final, até se percebe que funciona".
Fonte: JL



Bibliografia:
Tiago Manuel Ribeiro Patrício (Funchal1979) é um poetadramaturgo e escritor português1
Viveu em Trás-os-Montes até aos 19 anos e depois de tentar, sem sucesso, entrar para a faculdade de Medicina, seguiu a tradição da família e foi para a Escola Naval. No entanto, acabou por abandonar a carreira na Marinha para se formar em Farmácia, em 20072 .
Em 2000, começou a trabalhar em teatro, tendo sido um dos fundadores do Grupo Com-Siso. Também escreveu peças para as companhias Teatromosca (Sintra), Estaca Zero e Ponto Teatro (Porto)3 .
Os seus primeiros poemas e contos foram publicados entre 2007 e 2010, nas colectâneas Jovens Escritores do Clube Português de Artes e Ideias.
Venceu os prémios Daniel Faria e Natércia Freire de poesia. A sua peça Checoslováquia recebeu menção honrosa no prémio António José da Silva. O seu primeiro romance, Trás-os-Montes, que começou a escrever aos 19 anos, ganhou o Prémio Agustina Bessa-Luísem 2011.
Estuda Literatura e Filosofia na Universidade de Lisboa.
Fez residências literárias na Tunísia, República Chec, Turquia, Lituânia, Letónia, Espanha e Estados Unidos da América (Ledig House).
Alguns dos seus textos estão publicados em França, Egipto, Eslovénia e República Checa.

Obras publicadas

  • O Estado de Nova Iorque, viagens, edição do autor, 2012
  • A Memória das Aves, poesia, edição do autor, 2012
  • Trás-os-Montes, romance, edição Gradiva, 2012
  • Checoslováquia, teatro, edição MoscaMorta, 2011
  • Cartas de Praga, poesia (bilingue), edição CPAI, 2010
  • O Livro das Aves, poesia, edição Quasi, 2009
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo