24 abril 2014

Dia 24: Desafio Descobrindo o Brasil- Quotes de livro nacional

Depois de pensar muito que quotes escolheria, fiz a opção pelo livro que li a pouco tempo:
As Memórias de Brás Cubas  de Machado de Assis


Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas Memórias Póstumas." 

“Meu filho, conforma-te com a vontade de Deus.” Pai de Brás Cubas em Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis


―(...) eu não sou propriamente um autor defunto mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço.  Cap. I – O óbito do autor

―Morri de uma pneumonia; mas se lhe disser que foi menos a pneumonia, do que uma idéia grandiosa e útil, a causa da minha morte, é possível que o leitor me não creia, e todavia é verdade. Vou expor-lhe sumariamente o caso. Julgue-o por si mesmo.  Cap. I – O óbito do autor

―SIM, SENHOR, amávamos. Agora, que todas as leis sociais no-lo impediam, agora é que nos mávamos deveras.  Cap. LVII – Destino

Mas, ou muito me engano, ou acabo de escrever um capítulo inútil    Cap. 136- Inutilidade

Não alcancei a celebridade do emplastro, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto.  Cap. 160-Das negativas

Post relacionado:

Desafio Literário Descobrindo o Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo