11 setembro 2011

Livro: Escolha ser feliz


Escolha ser feliz

Stephanie Dowrick

A mensagem deste livro é bastante clara: você pode ser mais feliz. Por meio de suas escolhas, também pode levar mais felicidade às pessoas com quem convive.
Entender e utilizar esse poder de escolha, valorizar suas experiências, fortalecer uma noção verdadeira de respeito, gratidão e consideração pelos outros não só dão um novo sentido à sua vida como também proporcionam estabilidade e segurança.
O primeiro passo nesse processo é conhecer melhor a si mesmo, descobrindo os valores mais importantes para você e como suas atitudes o aproximam ou distanciam deles.
Por meio de conceitos simples e exemplos do dia a dia, a psicoterapeuta Stephanie Dowrick ensina que só depende de você realizar as mudanças necessárias para desenvolver o amor-próprio e tornar seus relacionamentos mais saudáveis.
Seja qual for seu passado, você pode ser mais feliz se cultivar a generosidade, o entusiasmo e a criatividade, se souber admirar e compreender as diferenças, e se for capaz de manter a confiança mesmo em situações indesejáveis.
Comece sua revolução interior aprendendo a:
- Mudar a maneira como pensa sobre si mesmo e sobre os outros
- Ter relacionamentos mais gratificantes, inclusive no trabalho
- Administrar melhor sua vida e seu tempo
- Usar seus talentos e pontos fortes
- Ser mais generoso
- Dar à vida o valor que ela merece ter
****
Por onde começar
Para que você se torne uma pessoa melhor, é essencial conhecer bem a si mesmo e aos outros. Eis por onde começar:
 Observe o impacto que você causa nos outros. Ponha-se no lugar deles. Veja-se a partir da perspectiva deles. Ouça a si mesmo. Perceba como seu humor influencia todos à sua volta. Quando não gostar do que encontrar, mude seu comportamento.
• Ouça suas próprias histórias. Como você descreve o impacto que os outros exercem sobre sua vida? Essas histórias moldam seu caráter, seu temperamento e sua noção do que é possível. Reflita sobre o poder que elas têm de determinar quem você é. E lembre-se de que uma mudança de atitude gera novas consequências.
 Identifique seus pontos fortes. Saiba o que constitui um desafio para você. Reconheça que tanto as conquistas quanto os obstáculos têm muito a lhe ensinar.
 Descubra o que é importante para você. Do que você mais fala? A que destina seu tempo, seu dinheiro e sua atenção?
• Repare no que o torna feliz, no que o deixa realmente animado e desperto, no que o inspira e estimula, no que o fascina. Dedique seu tempo a isso.
• Atente para o que influencia negativamente seu humor, para os pensamentos que acionam seu raciocínio temeroso. O humor é modificado pelos pensamentos, não o contrário.
 Tire o máximo proveito dos próprios erros. Isso evita que você os repita e ao mesmo tempo permite que fique menos receoso e na defensiva.
 Conheça o conteúdo do seu mundo interior. Analise seus sonhos, esperanças e desejos; suas obsessões; a interpretação que dá para as mais diferentes situações.
 Admita que há sempre algo a aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo