07 agosto 2012

Londres 2012 – A Corrida do Ouro

Quantos gols, nocautes, cortadas, pontos, sets e marcas são necessários para se fazer uma Olímpida.

Por Andressa Basílio, Humberto Peron e Marina Jankauskas.


Post rotativo:
Atualizado em 07/08/2012



Vôlei de Praia
Período de disputa: 28/07 a 09/08

Fique por dentro

Jogado em duplas, os sets no vôlei de praia terminam em 21 pontos, de modo diferente do vôlei de quadra que vai até 25. Para vencer a partida, um dueto precisa vencer dois sets.
Diferente do vôlei tradicional na modalidade de praia o toque de bloqueio é contado como toque. Assim, depois que a bola resvala na proteção, a dupla terá apenas mais dois toques para mandar a bola para a quadra do adversário.

Você vai ouvir
Troca de lado; As duplas precisam ir para o outro lado da quadra de areia a cada sete pontos – no primeiro e no segundo sets – e a cada cinco pontos no terceiro set. À medida tem por finalidade que nenhum time seja prejudicado pela posição do sol ou pela direção do vento.

Brasil

Desde que a modalidade entrou no programa dos Jogos Olímpicos , o Brasil sempre conquistou medalhas nas areias. Em Londres, nossos classificados também surgem como favoritos, com destaque para a dupla formada por  Juliana e Larissa, que conquistou o Campeonato Mundial em 2011.

Forças
Brasil, Estados Unidos e China
_______________________________________________________
Hipismo
Período de disputa: 28/07 a 09/08

Fique por dentro

O hipismo é composto de três categorias: salto , curso completo de equitação(CCE) e adestramento. As duas primeiras são disputadas em equipe, composta de cinco atletas cada uma. A última individual.

Você vai ouvir
Conjunto: Dupla formada por cavalo e cavaleiro.
Paddock: Próximo cavaleiro a entrar na pista.
Refugo: Quando o cavalo se recusa a saltar.

Brasil
Como o processo de escolha dos atletas brasileiros só será definido dia 9 de julho, apenas Luiza Almeida estava qualificada para as Olimpíadas de Londres. Caso Doda se classifique, as chances de medalhas do Brasil ficam maiores.
________________________________________________
Tênis de Mesa
Período de disputa: 28/07 a 08/08

Fique por dentro

São 74 jogadores distribuídos em chaves e em jogos simples e eliminatórias. A partida é constituida por sets de 11 pontos, sendo que jogos individuais são disputados em melhor de 7 sets e jogos em duplas, em melhor de 5.
Caso haja empate em 10 pontos, vence aquele que conseguir abrir uma diferença de 2 pontos no placar.
O saque é dado atrás da linha de fundo e a bola deve, primeiro, tocar no campo do sacador, passar sobre a rede sem tocá-la e bater no campo recebedor.

Você vai ouvir
Deuce: Termo utilizado para o empate na decisão de um set.
Cortada: Jogada ofensiva, de muita força e utilizada para finalizar a disputa de ponto.

Brasil
O Brasil nunca chegou às finais. Neste ano dificilmente será diferente, apesar de termos uma chinesa naturalizada brasileira competindo por nós. “A Gui Lin trouxe uma base boa. Ela tem um estilo rápido e uma boa movimentação de pernas”, explica Hugo Hoyama, o grande nome da modalidade no país.

Forças
China, Hong Kong, Japão e Coreia do Sul.

_____________________________________________________
Levantamento de Peso
Período de disputa: 28/07 a 07/08

Fique por dentro

Há 15 categorias, 8 para homens e 7 mulheres, baseadas no peso dos atletas. A disputa é dividida em três provas: arranque, arremesso e aproveitamento total.
O objetivo é levantar, mais peso. Cada atleta tem três oportunidade para erguer os halteres. Em caso de empate, leva a medalha quem pesar menos. Em um novo empate, ganha quem levantou primeiro o maior peso.

Você vai ouvir

Arranque: Consiste em levantar a barra em um só movimento desde a plataforma até a completa extensão dos braços acima da cabeça.
Arremesso: Levantar a barra em dois tempos, da plataforma até o peito e do peito até a completa extensão dos braços acima da cabeça.
Barra: Ela pesa 20 kg na categoria masculina e 15 kg na feminina.

Brasil
O Brasil nunca obteve bons resultados, mas será representado em Londres por Jaqueline Ferreira, na categoria até 75 kg e Fernando Saraiva, campeão dos pesos pesados no Pan de Guadalajara.

Forças
China, países do Leste Europeu e os Estados Unidos são as grandes potências do esporte
___________________________________________________________
Tiro
Período de disputa: 28/07 a 06/08

Fique por dentro

Nas Olimpíadas existem três categorias: pistola, carabina e tiro no prato. Nas provas de pistola exitem categorias em que os alvos são móveis e fixos. Nas de carabina, os atletas precisam atirar em pé e deitados. No tiro aos pratos, é preciso acertar alvos que são lançados de variadas alturas.
O Brasil conquistou suas primeiras medalhas olímpicas na modalidade.Isso aconteceu nos Jogos de 1920, disputadas em Artuérpia (Bélgica). Depois do feito, nossos atiradores não conquistaram mais nenhum pódio.

Você vai ouvir
Boca: Parte da frente da arma, por onde saí o projétil.
Carabina: Tipo de arma mais pesada e longa.
Casa: Local de onde são lançados os pratos. Dependendo da posição de lançamento, pode ser chamada de Casa Alta ou Casa Baixa.
Pistola: Arma leve e curta. Para fazer o disparo, o atleta deve segurar o armamento com uma das mãos.

Forças:
China, Estados Unidos e República Tcheca.

______________________________________________________
Tênis
Período de disputa: 28/07 a 05/08

Fique por dentro

Nas Olimpíadas, a modalidade pode ser disputada em partidas individuais ou em duplas. Essa é a primeira vez na história dos Jogos Olimpícos que, além de duplas masculinas e femininas, a competição contará com duplas mistas.
“As Olimpíadas serão disputadas na superfície de grama, nas mesmas quadras onde Winbledon será disputada. Então teremos Winbledon e três semanas depois já começam as Olimpíadas, mas mesmas quadras. Assim, o vencedor do campeonato é o grande favorito para a Olimpíada “, diz Fernado Miligeni.

Você vai ouvir
Winner: Bola indefensável, batida com força, que define o ponto.

Forças

Masculino: Roger Federer (Suiça), Novak Djokovic (Sérvia) e Rafael Nadal (Espanha)
Feminino: Maria Sharapova (Rússia) e Serena Williams (EUA)
_______________________________________________________

Remo
Período de disputa: 28/07 a 04/08

Fique por dentro

Como em um corrida, o objetivo é chegar na frente do adversário utilizando para isso barcos e remos em raias de dois mil metros. As regatas são realizadas em linha reta e apenas seis disputam cada prova
São realizadas provas eliminatórias, das quais se classificam para as semifinais os 12 melhores barcos. Os eliminados nesta fase ainda têm mais uma chance de repescagem.

Você vai ouvir
Ataque: Momento em que o atleta coloca a pá na água.
Carrinho: Assento que desliza sobre um trilho e permite o movimento de impulsão do atleta enquanto rema.
Extração: Momento em que o atleta tira a pá da água.
Forquita: Suporte giratório em forma de “U”, que mantém o remo no lugar.

Brasil
O Brasil não costuma se destacar na modalidade, mas há chance de a atleta Fabiana Beltrame alcançar uma boa colocação.
________________________________________________________
Judô
Período de disputa: 28/07 a 03/08

Como arte de defesa pessoal, os judocas utilizam a força do oponente em benefício próprio.
Cada combate tem duração máxima de 5 minutos. Em caso de empate, há prorrogação de um minuto e meio. Persistindo a igualdade, os três juízes decidem o campeão.
A partir de 2009, a Federação Internacional de Judô passou a usar regras mais rígidas. Além de proibir chutes, socos e golpes no rosto, as pegadas de perna foram banidas.
O objetivo é conquistar o ponto completo, o ippon. Ele pode acontecer de quatro formas: 1) queda do adversário de costas no chão; 2) imobilização no tatame durante 25 segundos; 3) desistência causada por estrangulamento (ou perda de sentidos); 4) desistência por chave de braço.
Se nenhum dos judocas conseguir o ippon, vence quem tem mais vantagem. O waza-ri, por exemplo, vale meio ponto, o yuko vale um terço de ponto e o koka, um quarto de ponto.
Você vai ouvir:
Waza-ri: Golpe quase perfeito, quando o judoca cai no tatame, mas não com as costas inteiras no chão(essa é uma característica do ippon). Ou quando o adversário fica imobilizado por menos, de 25 segundos.
Yuko: Corresponde a queda de lado ou à imobilização do adversário entre quinze e vinte segundos.
Koka: Acontece quando a imobolização dura 10 a 15 segundos, ou quando há uma queda imperfeita.
Shido: É a punição aplicada principalmente por golpe ilegal ou falta de combatividade.
Hansoku-Make: Desclassificação do atleta.

Brasil:
O Brasil costuma fazer bons números na modalidade. Mayra Aguiar e Leandro Guilheiro estão liderando o ranking mundial e vão fortes para Londres.
“Nós temos bastante chance de medalha. Na categoria masculina, 6 a 7 atletas classificados para Londres estão entre os melhores do mundo. No feminino, o número também é bom: são 4 dos 7 classificados”, diz Ney Wilson, coordenador da Seleção Brasileira de Judô.
Forças
Japão, Coreia, Rússia, França e Holanda são os países que costumam sair-se bem nos embates no tatame.   
__________________________________________________________ 
Ginástica Artística
Período da disputa: 28/07 a 07/08

Fique por dentro
Algumas provas são diferentes para homens e mulheres. No masculino são realizadas as provas de solo, cavalo com alças, argolas, salto, barras paralelas simétricas e barra fixa. Já no feminino as provas são o salto, barras paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo com fundo musical.
As séries são avaliadas por dois painéis de árbitros. O Painel A avaliará a dificuldade da série apresentada. Cada elemento é ranqueado de acordo com um nível de valor- A(o mais fraco), B, C,D, E, F ou G(o mais forte), e recebe uma pontuação de acordo com esse nível. As ligações mais difíceis também são pontuadas. Dessa avaliação saí a Nota A .
O Painel B avalia as falhas de execução e apresentação artística que ocorem durante o exercício. Quedas, erros de postura, falta de precisão na aterrissagem e outros deslizes vão sendo subtraídos da nota inicial de 10 pontos, resultando, no final da apresentação na Nota B.
Nota A + Nota B= Nota Final

Você vai ourvir
Dos Santos; Acrobacia criada por Daiane dos Santos: dá dois giros em torno do corpo, seguido de dois mortais no ar com uma flexão no quadril, levando as mãos à altura dos joelhos.
“Ela foi a primeira ginasta do setor feminino a fazer, por isso ganhou o nome dela”, explica a juíza Yumi Sawasato.

Brasil
Neste ano o Brasil conseguiu, pela terceira vez consecutiva, a classificação da equipe completa da seleção feminina de ginástica artística. Mesmo assim, as chances de disputa de medalha são poucas. Mas Jade Barbosa e Daniele Hypólito são nomes que não devem ser ignorados. Já no masculino, é o contrário: apesar de só termos classificados três nomes para Londres , a medalha inédita pode vir justamente dos meninos: Diego Hypólito e Arthur Zanetti, que subiram ao pódio no Mundial, são as maiores esperanças.

Forças
Feminino: Estados Unidos, Rússia, China e Romênia.
Masculino: Japão, China e Rússia.
____________________________________________________________
Esgrima

Período de disputa: 28/07 a 05/08

Fique por dentro
As competições são disputadas em eliminação direta simples. Dependendo das provas podem ser disputas indivuduais, ou em equipes, formadas por três atletas de cada país.
No individual, o vitorioso é quem atingir quinze pontos, ou quem tiver a maior pontuação ao final de três tempos de três minutos cada. Em equipes, quando um dos atletas atinge cinco pontos, entram outros dois para continuar o combate, seguindo o placar deixado pelo companheiro. Vence a equipe que chegar a quarenta e cinco pontos.

Você vai ouvir
Espada: A arma mede 110 cm e pesa 770 g. A ponta é retrátil e qualquer toque dos pés à cabeça, é válido.
Florete: Mede 90 cm e pesa 500g. A pontuação é marcada quando a ponta da arma toca o tronco do adversário.
Sabre: Mede 88 cm e pesa 500g. Raspão acima da cintura é considerado ponto. O atleta usa a ponta  e os lados da arma.
 __________________________________________________________
Ciclismo
Período de disputa: 28/07 a 12/08

Fique por dentro
O ciclismo é uma modalidade esportiva composta por quatro disciplinas olímpicas: Estrada, Montain Bike, Bicicross e Pista. Elas têm ainda suas subdivisões internas, conforme suas características e especialidades dos atletas.
Estrada; É uma das disciplinas mais tradicionais e possui duas divisões, a prova tradicional em estrada aberta e a contra-relógio individual em que o atleta larga separadamente e quem finalizar o percurso com o melhor tempo é definido campeão.
Montain Bike: Disputada em trilhas de terra. A maioria das provas é em mata fechada com percurso bastante irregulares e passando por vários obstáculos. Suas divisões são o Montain Bike tradicional, Downhill (em descidas íngremes) e Moutain Bike Marathon (em um terreno mais plano, com um percurso mais longo).
Bicicross: Surgiu após crianças tentarem imitar os seus ídolos do Motocross. Com o passar do tempo, acabou ganhando importância no cenário esportivo e hoje sua divisão BMX Racing (disputada em pista especial com curvas e rampas) é uma das modalidades olímpicas.
Pista: Destaca-se pela grande quantidade de medalhas que coloca em jogo. É realizada no velódromo e as divisões que fazem parte das Olímpiadas são as provas de Velocidade individual, Velocidade por Equipes, Persiguição por Equipes, Keirim e Omnium.

Você vai ouvir:
Andar na roda: Pegar o vácuo do ciclista que vai à frente, quase encostando a roda de sua bicicleta na do adversário.
Cavando uma pedalada: Enquanto o corredor está fazendo uma curva, uma pedalada bate no solo.
Escapada: Quando um ciclista de um pequeno grupo de ciclistas se desliga do pelotão, buscando marcar uma diferença de tempo e espaço que se torne impossível de tirar.
Rapid Fire: Passador de marchas que funciona com os dedos.
Voador: Ataque-surpresa, geralmente por um único corredor.

Brasil
Nomes com mais chances de medalhas: Murilo Fischer (Estrada); Rubens Donizete (Mountain Bike); e c]Clemilda Fernandes (feminino).

Forças
Estrada: Mark Cavendish (Reino Unido) e Fabian Cancellara (Suiça); Pista: Chris Hoy (Reino Unido); Mountain Bike: Julien Absalon (França); Bicicross: Sam Willowghby (Austrália).
 _________________________________________________________ 
Boxe
Peíodo de disputa: 28/07 a 12/08

Fique por dentro
Para os homens, as lutas são divididas em três rounds de três minutos, por um de descanso. No caso das mulheres, são quatro assaltos de dois minutos. Ganha quem pontuar mais ou quem deixar o adversário impossibilitado de continuar a luta.
Há um árbitro no ringue e cinco juízes fora dele. Cada golpe vale um ponto, mas para que ele seja contabilizado, pelo menos três juízes precisam considerá-lo válido.
Quedas também valem um ponto. Quando elas acontecem, o lutador tem 8 segundos para se levantar. Caso contrário, está eliminado.

Você vai ouvir:
Jab: Golpe frontal usado para afastar o oponente ou medir distância.
Direito: Golpe rápido e forte, dado com o melhor punho de lutador.
Cruzado: Golpe potente que visa acertar a lateral da cabeça do adversário.
Gancho: Golpe aplicado em curva, para contornar a guarda do oponente.

Brasil
“Nunca tivemos tantas chances de medalha como agora, com nomes como Everton Lopes, Myke Carvalho e Adriana Araújo” afirma Servílio de Oliveira, único brasileiro que ganhou medalha olímpica no boxe.

Forças
Cuba e países do Leste Europeu, como Ucrânia e Cazaquistão.
 __________________________________________________________
Basquete
Período de disputa: 28/07 a 12/08

Fique por dentro

Para as Olimpíadas, 12 seleções – tanto no masculino quanto no feminino- participam do tradicional torneio.

O jogo é disputado em quatro períodos de 10 minutos cada. Em caso de empate, uma prorrogação de cinco minutos, decide a partida.

Quando uma equipe consegue a posse de bola, tem vinte e quatro segundos para realizar o arremesso.

Uma cesta comum vale dois pontos, arremesso igual ou superior a 6,25 metros da cesta valem três pontos, e lances livres somam um ponto.

Você vai ouvir

Assistência: Passe dado a um companheiro que resulta em cesta.
Bandeja: Arremesso curto em que o jogador em movimento, solta a bola suavemente.
Corta-luz: Tentativa de retardar ou impedir que um adversário, sem a bola chegue a um determinado ponto da quadra.
Rebote: Recuperação da bola após erro de arremesso. Pode ser defensivo ou ofensivo, dependendo da posição na quadra onde ele acontece.

Brasil
“No Brasil, o destaque vai para Nenê e Leandrinho, saídos da NBA. O time feminino também está muito bem. As meninas são rápidas, vão bem no contra-ataque e são muito criativas no ataque. Podem chegar longe” acredita Hortência Marcari, melhor jogadora da história do nosso basquete feminino.

Forças
EUA, Austrália e Rússia.
_________________________________________________________ 
Badminton
Período de disputa: 28/07 a 05/08

O Badminton é um esporte que mistura elementos do tênis e do vôlei. È jogado com raquetes compridas e peteca no lugar da bolinha. O objetivo é mandar a peteca ao chão da quadra do adversário, em uma partida disputada em melhor de três sets de 21 pontos cada, sem vantagem.

È proibido dar dois toques seguidos no mesmo lado da quadra, tanto em duplas como em simples.

Você vai ouvir
Clear: Golpe defensivo básico. Com ele, o jogador consegue atirar a peteca nofundo da quadra adversária.
Drop Shot: É a famosa “largadinha” jogada de alto risco em que o jogador bate a bola curta, junto à  rede.
Smash Golpe mais agressivo do badminton, que equivale à cortada do vôlei.

Forças China, Coreia do Sul, Dinamarca, Indonésia e Malásia ( o Brasil não terá representantes).

_________________________________________________________
Tiro com Arco
Período da disputa: 27/07 a 03/08

A cada disparo, os atletas ganham pontos conforme a localização da flecha ao atingir o alvo, dividido em dez setores. Cada uma dessas áreas tem um valor de pontos determinado, que vai de 1 a 10. Por exemplo, quando se acerta um disparo perfeito, bem no centro do alvo- também chamado de “mosca”- é obtida a pontuação máxima. Quanto mais longe do centro a flechacai, menos pontos o atleta marca. A modalidade é conhecida popularmente como arco e flecha.

Você vai ouvir

Aljava: Bolsa usada pelos arqueiros para guardar suas flechas.
Alça de mira: Artefato que auxilia o arqueiro na hora do tiro.
Rabeira: Parte da flecha que se prende a corda.
Sling: Aparelho que prende o arco junto ao punho ou antebraço do arqueiro.

Forças: Coreia do Sul e China
_________________________________________________________
Futebol
Período de disputa: 25/07 a 11/08
Bola, traves, campos, tudo igual e conforme a tradição da modalidade número 1 do mundo. A diferença está no regulamento do masculino- só podem ser convocados jogadores com no máximo 23 anos de idade, com exceção de três. No feminino, são as seleções principais.

Brasil
Neymar pode conseguir a inédita medalha de ouro. A Argentina, de Messi não se classificou. No feminino, a briga promete ser mais dura.

Forças
Masculino- Brasil, Espanha e Uruguai.
Feminino- Japão, EUA e Brasil.

Fonte: Revista Monet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo