30 agosto 2012

O Homem Nu de Fernando Sabino

O  homem nu
Livro: O Homem Nu
Autor: Fernando Sabino (1923-2004)
Edição: 27ª
Rio de Janeiro
Editora: Record
Ano: 1987
Assunto:Crônicas Brasileiras
Nº de páginas:189

O Homem Nu

Um homem que se vê do lado de fora do apartamento, sem conseguir entrar completamente nu. (O Homem Nu).
Um delegado às voltas com um crime de morte em que não há nem assassinos nem assassinatos.
O próprio Autor às voltas com empregadas, condôminos (Condôminos), hipnotistas (Sessão de Hipnotismo), hipocondriacos (Obriga, Doutor), bêbados, cavalos (O Espelho do General), cachorros, Polícia, Exército e bolas de gude(A Vitória da Infância). Episódios vividos na Itália(Correria na Estação de Nápoles), nos Estados Unidos, na Bélgica(Panorama Visto da Torre), na Inglaterra e em Portugal (Amor em Portugal).
A desventura de um homem que foi reduzido à metade de si mesmo(O Gordo e o Magro), de outro que apanhava de mulher, a aparição de um anjo cafajeste, a reunião de pais em que só havia mães, uma cidade invadida por macacos(Macacos me mordam). Evoluções de uma mulata e um leiteiro, manobras de um esquadrão de cavalaria, o cheiro das alpercatas de Bélzebu( As Alpercatas).
As cem mil bengalas de um pintor. Dois casais que não chegaram a jantar. O tenente que engoliu o capitão. Uma prisão em flagrante(Prisão em Flagrante). A morte configurada num cão.
Quarenta contos e crônicas do autor de O Encontro Marcado.


Não estou acostumada a ler contos, apesar de neste ano já ter lido Contos Coreanos. Escolhi O Homem nu, por pensar ser um livro tipo romance, não sabia de que era de contos. E por conta da leitura, descobri que Fernando Sabino era um escritor mais contos e crônicas, do que de romances.
Gostei de alguns, outros não me interessei. Os meus preferidos: O Homem Nu(claro), Espinha de Peixe, Prisão em Flagrante, Panorama Visto da Torre. Não gostei dos que falavam sobre exército, não entendi bulufas.
Apesar de tudo, recomendo. Temos que nos habituar a ler livros nacionais e valorizar os nossos autores..

Post relacionado:
Entrando e Saindo da Estante: O Homem Nu


Participando






Objetivo:
Para o Nivel 1: 12 livros no ano 
51 livros em 2012! By Alquimia dos Romances!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo