27 janeiro 2014

Book Tour: Amazônia - Um caminho para o sonho - M. C. Jachnkee

Amazônia

Livro: Amazônia - um caminho para o sonho
Autora: M. C. Jachnkee
Blumenau
Editora: Nova Letra
Ano: 2011
Literatura brasileira
Período de Leitura: 074/01 a 24/01/14

Sinopse - Amazônia - Um caminho para o sonho - M. C. Jachnkee

Sinopse: Um sonho em comum. Uma viagem para a misteriosa e irresistível Amazônia. Em Amazônia – Um Caminho para o Sonho, o leitor conhecerá Rafaela, Camila, Ana Carolina, Joana e Daniel, que embarcam em uma viagem em busca de conhecimento, não só dos cenários amazônicos, mas também deles mesmos. O que estará escondido na incrível Amazônia? Que mistérios nela se ocultam? Em uma viagem que começa em Manaus, passa pelo maravilhoso encontro das águas do Rio Negro e Solimões, por Parintins, pela misteriosa Fordlândia e pela incrível Belém, o leitor descobrirá segredos e sentimentos que o levarão à conscientização sobre a preservação da Amazônia, a conhecer os mitos e o folclore da região, a experimentar uma pitada de romance e aventura que o deixarão atento do começo ao fim. Amazônia – Um Caminho para o Sonho, um convite para refletir sobre a vida, sobre a ecologia e sobre seus próprios sonhos e desejos. “Quando é preciso abrir mão daquilo que amamos, descobre-se a força para percorrer o caminho para o sonho.” Escrito por: Cleide B. T. Pisetta. 

O livro faz várias referências as belezas da Amazônia, contando a sua história, folclore e realidades.
Manaus era habitado por 3 povos: Manu, Bari, Turuma entre os rios Negro e Branco. Rafaela pretende escrever um livro, mas por enquanto não achou a inspiração.  Rafaela, Ana Carolina, Joana ,  Camila e o tio de Joana, Daniel vão viajar pela Amazônia e descobrir o que tem aquelas terras  de tão bonito.
Daniel será o cicerone deste grupo, e com seus conhecimentos mostrará cada recanto durante a viagem. Falará sobre os Barões da Borracha e do Projeto Zona Franca de Manaus, da Praça do ìndio com seu artesanato indigena, sucos de vários tipos: cupuaçu e acerola, etc.

"devemos experimentar o que tem de novo nesse outro lugar." pág 29"Amnazônia hoje é um centro de biopirataria" pág 29    

E o  livro continua falando sobre o que tem na Amazônia: Catedral Metropolitana-Igreja N. Srª. da Conceicção (padroeira da Amazonas); Zoológico do CIGS-Centro de instrução de Guerra na Selva. e muitos outros lugares.
Durante os passeios do personagens pelo Amazonas, vamos conhecendo-os mais, o que pensam, como se sentem.
"mas jamais serei feliz, se não for em busca dos meus sonhos". Rafaela-pág 42
"Ser mãe era ensinar seus filhos a criar asas"- mãe de rafaela-pág 43
E mensagens:
"A melhor forma de mudar o mundo, é mudar mentalidades." pág 44
"Viver um sonho é mais complicado do que sonhar". pág 44
Em cada esquina, os visitantes deparavam-se com deliciosas iguarias, uma profusão de sabores diferentes e inesperados. pág 47
E fala também dos problemas que todos nós conhecemos e muitas vezes fechamos os olhos.
"Havia a ação do homem para destruir aquele paraíso, que parecia intócavel, mas não era."pág 70
"Mas todos têm medo de acabarem iguais ao Chico Mendes, pois é assim que acabam as pessoas que resolvem mudar o que está errado por aqui." pág 70        
"Mudar mentalidades é o grande desafio para ajudar a Amazônia." pág 88
 O livro não é um romance, a autora fez um livro mais histórico, com a capacidade de fazermos mudar as nossas atitudes perante os problemas do Brasil, encará-los de maneira diferente,  com outro pensamento, outro olhar. Está de parabéns.

- Viemos ao mundo para conhecê-lo - voltou a falar Rafaela- Para olhar as estrelas, para conhecer as pirâmides, a maior floresta do mundo, o Taj Mahal, os profetas, para lutarmos contra os piratas! Viemos ao mundo para conhecê-lo e nos conhecermos, para assim nos tornarmos melhores seres humanos. Não quero com isso dizer que todo mundo deveria viajar o tempo todo, não é isso! Mas todos nós deveríamos fazer uma grande e importante viagem durante a nossa vida, para nos envolvermos mais com as pessoas e outras cidades, para sabermos que existem outros lugares e que não somos os únicos neste planeta, apesar de ser única a nossa maneira de ser. Para percebermos que podemos fazer muito mais do que pensamos ser capazes. E outra coisa que aprendi, é que jamais devemos desistir de nossos sonhos, porque além de nos sentirmos incompletos durante o resto de nossa vida, tornamos o mundo incompleto e feio. Vi muitas obras inacabadas nos lugares que passamos, isso também tem nos sul e em qualquer lugar, por isso fiquei pensando o porquê de começar e não acabar. Por que tantos começam, mas poucos vão até o fim? Por que deixam morrer o sonho? Porque quando se quer de verdade alguma coisa, sempre se dá um jeito e se consegue terminar o que começou. É só querer e acreditar.(págs 184/185).

Um caminho para o sonho.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo