25 fevereiro 2011

Candidato a Oscar - '127 horas'

Por Paulo Peres

'127 horas', indicado em 6 categorias incluindo melhor filme e ator e dirigido por Danny Boyle, ganhador de 8 Oscars em 2009 por 'Quem quer ser um milionário?'. Baseado na história verídica do montanhista Aron Ralston, que em 2003 sofreu uma queda durante uma escalada num cânion do deserto de Utah e teve o braço direito preso sob uma enorme pedra que se soltara da montanha. Detalhe - ele se mandou para o fim de semana sem avisar a ninguém aonde ia.

Durante o martírio a que é submetido tentando de todas as formas salvar seu braço, vem à lembrança memórias de momentos mágicos em flash backs com a namorada, os pais, amigos e até com as duas excursionistas que acabara de conhecer e ficaram registradas na memória de sua câmera.

Essa luta pela vida tem seu ápice numa das cenas mais chocantes que o cinema já mostrou num contexto desses. Aron resolve amputar seu braço com um canivete de fabricaçao chinesa que, como lembra bem humorado, veio de brinde com uma lanterna igualmente vagabunda.

Em 90 minutos (mais, ninguém aguentaria) Boyle prende a atençao do espectador e narra a aventura de Ralston sem um frame de bizarrice ou mau gosto num filme que vive exclusivamente para narrar o desesperado gesto de seu protagonista. James Franco vive Aron com perfeiçao e cativante simpatia. É candidato a uma estatueta de melhor ator. Pode nao levar (Colin Firth está ganhando tudo merecidamente), mas tem cacife para surpreender... Esquece a pipoca ou leve um monte, dependendo do seu nível de tensao assistindo a um filme do gênero.

http://www.youtube.com/watch?v=ivp3I_8shRg&feature=player_embedded

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo