13 junho 2011

Caminho da Liberdade


http://www.youtube.com/watch?v=-hhT-RHAqkU

 Livro de Slavomir Rawicz, "Caminho da Liberdade" que no original se chama "The Way Back" com 315 páginas e lançado pela editora Record


Esta é uma história "verídica", e que teria acontecido em 1942 com o autor do livro, Slavomir Rawicz. Mas, Em 2006, o livro foi efetivamente desmascarada. A BBC revelou registros (incluindo algumas escritas pelo próprio Rawicz) que mostrou que, ao invés de ter escapado do Gulag, de fato, em 1942, tinha sido solto na URSS. Em maio de 2009, Witold Glinski, um veterano polonês da Segunda Guerra Mundial vivendo no Reino Unido, veio com a alegação de que a história de Rawicz era verdade, mas era na verdade um relato do que aconteceu com ele, não Rawicz. A reinvindicação de Glinski também tem sido seriamente questionada. Além disso, em 1942, um grupo de siberianos fugitivos de Gulag disseram ter caminhado para a Índia. No entanto, este também é suspeito. Embora o diretor do filme Peter Weir argumentar que a história aconteceu, agora ele mesmo descreve o "Caminho da Liberdade"como "essencialmente um filme de ficção."
Fonte: Portal Extremos




Caminho da liberdade
Quanto pode durar um homem enfraquecido pela tortura física e psicológica? Mal nutrido, enterrado nos próprios excrementos, dia após dia tentado pela promessa de liberdade em troca de uma falsa confissão? Em 1939, o esbelto e elegante tenente da cavalaria polonesa Slavomir Rawicz estava prestes a descobrir.
Preso pelos soviéticos durante a divisão russo-germânica da Polônia, foi brutalmente espancado para confessar seu suposto papel como espião. Filho de mãe russa, fluente no idioma, Rawicz se tornou o suspeito perfeito, réu de um crime jamais cometido. Visto apenas de entrada para um dos mais cruéis sistemas penitenciários do mundo.

Sem seu uniforme bem talhado e as reluzentes botas, despido de toda a dignidade, uma rotina de dor, sujeira e degradação seria sua nova realidade. Mas o jovem Rawicz jamais capitulou. Uma parte firme de seu espírito se aferrou à idéia inabalável de que ceder seria a morte. E ele queria viver.
Com a ajuda e companhia de mais seis prisioneiros, escapou, em 1941, do campo de Yakutsk. A pé, numa inacreditável jornada pelas regiões mais inóspitas do planeta, na posse de apenas um machado e uma faca, deixaram a Sibéria. Cruzaram a China, o deserto de Gobi e traspuseram os Himalaias até entrarem na Índia... e ganharem a liberdade.

CAMINHO DA LIBERDADE é o relato desta incrível marcha. Um emocionante — muitas vezes poético — testemunho da capacidade humana para a superação, a solidariedade e a busca incessante pela justiça.
Slavomir Rawicz emigrou para a Inglaterra após a Segunda Guerra Mundial, se estabelecendo nos arredores de Nottingham, onde trabalhava como artesão. Casou-se com uma inglesa, com quem teve cinco filhos. Em 1975, se aposentou após um ataque cardíaco e viveu uma vida tranqüila, no interior, até sua morte, em 2004.
 
Um memorial para todos os que vivem e morrem na luta pela liberdade, A longa caminhada ganhou as telas como Caminho da liberdade, sob direção de Peter Wier — A testemunha, O show de TrumanMestre dos mares — e com Colin Farrell no elenco.

“Uma das épicas marchas da raça humana. Shackleton, Franklin, Amudsen... a história está repleta de pessoas que cruzaram imensas distâncias e sobreviveram contra horríveis probabilidades. Nenhum deles, no entanto, alcançou o extraordinário feito de Rawicz. Ele e seus companheiros cruzaram um continente inteiro — o ártico siberiano, o deserto de Gobi e os Himalaias — com nada mais que um machado, uma faca e comida para uma semana... Seu relato é tão repleto de desespero e sofrimento que é quase impossível de se ler. Mas deve ser lido. E relido.”
Sebastian Junger, autor de The perfect storm

“Um poeta com aço na alma.”
New York Times

“Uma das mais extraordinárias e heróicas histórias deste ou qualquer tempo.”
Chicago Tribune

“Um livro repleto do espírito de dignidade humana e da coragem de homens em busca da liberdade.”
Los Angeles Times



Título Original:The long walk
Autor:Slavomir Rawicz
Tradutor:Ricardo Gomes Quintana
ISBN:8501089451
Gênero:Romance estrangeiro
Páginas:320
Formato:14x21
Editora:Record
Preço:R$ 49,90

Fonte: Editora Record

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo