15 março 2013

Resenha: Ana Karenina de Tolstói


Livro: Ana Karênina – Vol 1 e 2
Título Original: Ana Karenina
Autor: Leon Nikolaievitch Tolstói (1828-1910)
Tradutor: João Gaspar Simões
Editora: Abril Cultural
Ano: 1982
Nº de páginas: 751
Temas: Romance, Literatura Russa.
Perído de Leitura: 06/03 a 14/03/13

Sinopse - Ana Karênina - Volume 1 - Leon Nikolaievitch Tolstói

”Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma a sua maneira”. É o início de “Ana Karênina”, obra de Tolstói, publicada entre 1873 e 1877.
O romance gira em torno do caso extra-conjugal da personagem que dá título a obra, uma aristocrata da Rússia, que aparentemente tem tudo, riqueza, beleza, popularidade e um filho amado, mas sente-se vazia até encontrar Vronski.
A sociedade russa do século XIX e a estrutura de relações que existiam entre as várias classes sociais, são caracterizadas pelas personagens da trama. Para fazer a análise social, Tolstói usa de dois eixos principais: o primeiro é o drama de Anna e o segundo a busca existencial de Levine. O humanismo dos personagens, o que possuem de bom e mau, como seres insondáveis, leva à ações comportamentais imprevisíveis, trazendo uma maior maturidade através de uma abertura dentro dos dogmas que já tinham adotado.
No final, o autor analisa em conjunto todas as perspectivas sobre as quais se pode debruçar a existência, como religião, a filosofia e a ciência.



"Todas as famílias felizes se parecem entre si. as infelizes são infelizes cada uma à sua maneira"

A leitura deste livro foi inusitada. Fui a biblioteca pegar o livro, abri para ver, e vejo escrito que era a quinta parte, descobrindo desta maneira que era o segundo volume e que o primeiro estava emprestado. 
Não tendo outra solução, comecei a ler por este volume. No inicio, não entendia direito, conforme foi evoluindo a leitura, fui me envolvendo com a história e querendo pegar o mais rápido possível o primeiro volume para saber como foi aproximação dos casais.
Pelo título você pensa que se trata apenas da história de Ana Karenina, não é isso que acontece. São apresentados três casais: Dolly e Oblonski, Kitty e Liêven, Anna Karenina e Karenin(marido) /Vronsky(amante).
No primeiro capítulo, já se apresenta qual seria o tema abordado (traições). Dolly descobre a traição do marido e quer se separar. Liêven  está apaixonado por Kitty e não sabe como se aproximar. Ana vai tentar apaziguar Dolly e o marido e é quando conhece Vrosnky..
Com este amor, uma grande mudança ocorre em sua vida, abandona o marido e o filho, e a sociedade a condena, sendo discriminada e o prestigio perdido.. 
Através das páginas você vai sentido todos os valores morais, religiosos, politicos e o assunto como adultério é o mais visado..
O convivio de Ana e Vrosnkty vai esmaecendo, Ana com o seu ciúme doentio e ele tornando-se cada vez mais distante. Você quer chegar logo no fim, para desvendar o final.
Um livro cheio de conteúdo e que vale a pena ler.

Post relacionado:
Entrando e Saindo da Estante

Participando: 
Desafio 2013
Blog: Estante da Nine
Desafio 2013 Livros e Seus Filmes
Marcador: Desafio/13-Livros e Seua Filmes

Blog: Coração Literário
 Desafio10 Clássicos em 2013
Marcador: Desafio 10 clássicos/13
Blog: Wishing a Book 
Desafio de Leitura 2013- The A to Z-Book Challenge 
Marcador: DL The A to Z
Letra K



Blog: Nanie´s World
Desafio Nierco
N.I.E.R.C.O
Internacional
InÉdito
Clássico
BE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo