O Leitor Apaixonado-Prazeres à Luz do Abajur
Ruy Castro
Organização: Heloisa Seixas
Ano: 2009 / Páginas: 332
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras
Literatura Brasileira
Nota skoob: 4.0
Leram: 40
Lendo:11
Querem ler: 100
Relendo:1
Abandonos:1
Resenhas: 3
Nelson Rodrigues, Paulo Francis, Carlos Heitor Cony - em O Leitor Apaixonado, Ruy Castro relata seus encontros com esses três nomes da Literatura e do jornalismo. Dá um rasante sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, revelando detalhes hilariantes sobre os dois Andrades, Oswald e Mario, e comparando-os aos simbolistas que, vinte anos antes, já tinham aprontado no Rio. E revela as incríveis personalidades de Théo-Filho, João de Minas e Pedro Carolino, escritores que o tempo sepultou.
Millôr Fernandes, Scott Fitzgerald, Dorothy Parker(e toda a mesa-redonda do Algonquin), Nathanael West, Gertrude Stein, Anita Laos, Oscar Wilde, a francesa Colette? Estão todos em O Leitor Apaixonado, em perfis que expõem o seu lado humano(e, ás vezes, cômico), por trás da grandeza literária.
Os 45 artigos deste livro mostram um Ruy Castro em plena forma e numa de suas especialidades: o texto curto, ágil, elástico, mas com a mesma riqueza de informações, a escrita surpreendente e o estilo inconfundível que apaixonaram seus leitores.
Ruy Castro nasceu em 1948. Começou como repórter em 1967, no Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, e passou por todos os grandes veículos da imprensa carioca e paulistana.
A partir de 1990, concentrou-se nos livros, mas jamais deixou de ser jornalista. É autor de biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, e de livros de reconstituição histórica, sobre a Bossa Nova, Ipanema e o Flamengo. É cidadão benemérito do Rio de Janeiro.
Livros Similares:
Nenhum comentário:
Postar um comentário