Blog: Amount of Words
|  | 
A hora passou tão rápido, mas na minha lembrança aquela hora permanecem bem vivas.
Livro: O Jogo da Amarelinha
|  | 






"...Na época achava que você apreciava o sigilo tanto quanto eu por causa das suscetibilidades conservadoras das nossas famílias, e assim você não seria arrastada para o centro de interesse dos paparazzi que me caçavam."
|  | 
| Blog: Maratona de Banca Marcador: Maratona de Banca/13 | 





|  | 
| Blog: O Maravilhoso Mundo da Leitura | 


 Crianças na escuridão
Crianças na escuridão Eu, pescador de mim (Wagner Costa): um adolescente da cidade sai à procura de seu horizonte. Imagina-o no mar. E parte em busca de si mesmo. No pequeno barco, quatro homens jogam as redes no mar incerto e profundo. Três são pescadores profissionais. O quarto é Pepê, que joga a rede dos seus sonhos, da poesia do seu coração. E o garoto poeta navega, navega sempre, pescador de si. Mas onde fica o horizonte?
Eu, pescador de mim (Wagner Costa): um adolescente da cidade sai à procura de seu horizonte. Imagina-o no mar. E parte em busca de si mesmo. No pequeno barco, quatro homens jogam as redes no mar incerto e profundo. Três são pescadores profissionais. O quarto é Pepê, que joga a rede dos seus sonhos, da poesia do seu coração. E o garoto poeta navega, navega sempre, pescador de si. Mas onde fica o horizonte? Um girassol na janela (Ganymédes José): uma menina que transforma em amor tudo o que a cerca. Vivinha é a vida, Vivinha é a força, Vivinha é a alegria, e o seu girassol reflete essa satisfação de viver e sua fé no amor. Você vai vibrar, vai chorar, vai se emocionar quando Vivinha desmontar a sisudez de uma mansão e abrir as janelas para deixar entrar o vento da alegria e do amor!
Um girassol na janela (Ganymédes José): uma menina que transforma em amor tudo o que a cerca. Vivinha é a vida, Vivinha é a força, Vivinha é a alegria, e o seu girassol reflete essa satisfação de viver e sua fé no amor. Você vai vibrar, vai chorar, vai se emocionar quando Vivinha desmontar a sisudez de uma mansão e abrir as janelas para deixar entrar o vento da alegria e do amor! A guerra do tênis nas ondas do rádio (Wagner Costa): um estudante é assaltado. Um “comunicador” de rádio aponta suspeitos, logo transformados em autores. Surgem duas correntes de ação: a da que quer o “prende, bate e mata” e a da que busca as causas da violência. Os dois grupos agem. A história passa pelo grêmio, pelos valores, limites e preconceitos, pela sala de aula, lanchonete, família, alienação política, revolta, indignação e generosidade do adolescente. Tudo num saboroso ritmo literário-jornalístico. Um texto com ternura poética, ironia e bom humor.
A guerra do tênis nas ondas do rádio (Wagner Costa): um estudante é assaltado. Um “comunicador” de rádio aponta suspeitos, logo transformados em autores. Surgem duas correntes de ação: a da que quer o “prende, bate e mata” e a da que busca as causas da violência. Os dois grupos agem. A história passa pelo grêmio, pelos valores, limites e preconceitos, pela sala de aula, lanchonete, família, alienação política, revolta, indignação e generosidade do adolescente. Tudo num saboroso ritmo literário-jornalístico. Um texto com ternura poética, ironia e bom humor. A Ladeira da Saudade (Ganymédes José): o livro fala sobre dois jovens que se amam acima de tudo, inclusive do preconceito. O despertar de um amor verdadeiro no coração de uma adolescente que revive, no século 20, em Ouro Preto, um amor atormentado do Brasil do século 18. Um amor puro, de entrega, que vence a barreira do preconceito racial.
A Ladeira da Saudade (Ganymédes José): o livro fala sobre dois jovens que se amam acima de tudo, inclusive do preconceito. O despertar de um amor verdadeiro no coração de uma adolescente que revive, no século 20, em Ouro Preto, um amor atormentado do Brasil do século 18. Um amor puro, de entrega, que vence a barreira do preconceito racial. Uma luz no fim do túnel (Ganymédes José): Lúcio e Érica são dois adolescentes nascidos no lado pobre da vida, no lado miserável das oportunidades. À volta deles, só há os descaminhos da frustração, do desespero, da negação da vida, da droga... Essas trilhas desembocam numa única saída: a morte. Um livro realista e duro, um protesto tão forte quanto a realidade que vitima grande parte da humanidade. Um texto-verdade que o autor gostaria de não ter sido obrigado a escrever.
Uma luz no fim do túnel (Ganymédes José): Lúcio e Érica são dois adolescentes nascidos no lado pobre da vida, no lado miserável das oportunidades. À volta deles, só há os descaminhos da frustração, do desespero, da negação da vida, da droga... Essas trilhas desembocam numa única saída: a morte. Um livro realista e duro, um protesto tão forte quanto a realidade que vitima grande parte da humanidade. Um texto-verdade que o autor gostaria de não ter sido obrigado a escrever. Pássaro contra a vidraça (Giselda Laporta Nicolelis): Igor tinha quase tudo. Pais ricos, status, mesada, o melhor colégio. Faltava-lhe, porém, o principal: amor. Ele saiu em busca de algo que preenchesse aquele imenso vazio, mas escolheu um caminho perigoso. No começo, tudo era euforia, paz e leveza. Mas logo Igor percebeu que tinha chegado ao fundo do poço. Depois da fantasia vinha o desespero, e o passo seguinte poderia significar a morte. Como se livrar do pesadelo?
Pássaro contra a vidraça (Giselda Laporta Nicolelis): Igor tinha quase tudo. Pais ricos, status, mesada, o melhor colégio. Faltava-lhe, porém, o principal: amor. Ele saiu em busca de algo que preenchesse aquele imenso vazio, mas escolheu um caminho perigoso. No começo, tudo era euforia, paz e leveza. Mas logo Igor percebeu que tinha chegado ao fundo do poço. Depois da fantasia vinha o desespero, e o passo seguinte poderia significar a morte. Como se livrar do pesadelo? Quando meu pai perdeu o emprego (Wagner Costa): em primeira pessoa, Pepê conta como sua família, que sempre viveu com muito conforto e mordomias, reagiu quando seu pai perdeu o emprego. A abordagem do rebaixamento social e da superação desta nova realidade está diretamente ligada à questão de lidar com a frustração e amadurecer com as situações que muitas vezes, oportunamente ou não, acontecem em nossas vidas.
Quando meu pai perdeu o emprego (Wagner Costa): em primeira pessoa, Pepê conta como sua família, que sempre viveu com muito conforto e mordomias, reagiu quando seu pai perdeu o emprego. A abordagem do rebaixamento social e da superação desta nova realidade está diretamente ligada à questão de lidar com a frustração e amadurecer com as situações que muitas vezes, oportunamente ou não, acontecem em nossas vidas. Sempre haverá um amanhã (Giselda Laporta Nicolelis): Daniel, um professor universitário, conta o drama que envolve o desenvolvimento de sua filha mais nova, Mahara. Diagnosticada com retardo mental, o pai relata como foi aceitar a condição especial de sua filha caçula e as situações que enfrentou para dar uma vida digna a ela.
Sempre haverá um amanhã (Giselda Laporta Nicolelis): Daniel, um professor universitário, conta o drama que envolve o desenvolvimento de sua filha mais nova, Mahara. Diagnosticada com retardo mental, o pai relata como foi aceitar a condição especial de sua filha caçula e as situações que enfrentou para dar uma vida digna a ela.  Um sinal de esperança (Giselda Laporta Nicolelis): na favela, o menino Oldemar tinha pouco a esperar da vida. A miséria, a violência e a falta de perspectivas compunham a única estrada que se estendia à sua frente. Mas a velha avó sabia que o garoto nascera para cumprir um destino melhor. Ele haveria de construir seu próprio futuro, um futuro que iria redimir toda aquela gente tão sofrida.
Um sinal de esperança (Giselda Laporta Nicolelis): na favela, o menino Oldemar tinha pouco a esperar da vida. A miséria, a violência e a falta de perspectivas compunham a única estrada que se estendia à sua frente. Mas a velha avó sabia que o garoto nascera para cumprir um destino melhor. Ele haveria de construir seu próprio futuro, um futuro que iria redimir toda aquela gente tão sofrida.








| © Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados. Criado por: Roberta Santos. Tecnologia do Blogger. |  |