06 junho 2010

Nascida para brilhar 5

Pentacampeão: Família Scolari  

Na primeira edição da Copa na Ásia - Japão e Coréia do Sul, em 2002 -. o jogador Ronaldo foi consagrado e se tornou o artilheiro do penta, com 8 gols marcados. A Copa também consagrou a Família Scolari, e, após muitas críticas, o técnico Luiz Felipe Scolari recebeu o reconhecimento pela união que criou no time. A final foi Brasil 2x0 Alemanha.

Rumo ao Hexa

No dia 11 deste mês, está prevista a divulgação final dos 23 jogadores convocados pelo técnico Dunga. Apesar das especulações, ele tem deixado claro que não haverá surpresas entre os nomes, que serão priorizados aqueles que participaram da seleção brasileira nos últimos meses. A última convocação, que ocorreu em fevereiro, incluía o goleiro Júlio César, os meias Kaká e Júlio Baptista, os atacantes Adriano, Luís Fabiano e Robinho e os zagueiros Lúcio, Juan e Luisão, entre outros. Comissão técnica e os 23 convocados viajam para Curitiba no dia 21 deste mês, onde farão testes físicos e exames médicos. No dia 26, seguem rumo a Àfrica do Sul.

terça-feira, 11 de maio de 2010
O Brasil de Dunga. Pronto para a Copa
“A minha coerência é com os fatos”, avisou Dunga numa de suas primeiras respostas durante a entrevista coletiva desta terça-feira, no Rio de Janeiro. E torna-se difícil contestar o argumento usado pelo treinador ao apresentar os 23 nomes escolhidos para a disputa do Mundial da África do Sul. A base que levou a seleção à conquista da Copa América, da Copa das Confederações e das Eliminatórias da América do Sul foi mantida. Restavam poucas vagas em aberto. E esses lugares foram ocupados por jogadores que se encaixaram à perfeição no perfil traçado por Dunga logo que ele assumiu o cargo, depois do fiasco do Mundial de 2006.
As marcas do Brasil na última Copa – o despreparo, o desperdício do talento, a falta de profissionalismo – foram apagadas. Nenhum jogador da lista desta terça entra em campo em má forma. Nenhum é indisciplinado. E nenhum decepcionou quando teve a chance – uma oportunidade valiosa, sonhada por muitos, diga-se – quando foi chamado a defender as cores do Brasil.
Adriano, que se apresentou para a Copa-2006 com mais de 100 quilos, que some do treino de seu clube no dia da visita do coordenador Jorginho e que, infelizmente, sofre de uma doença grave que ainda não foi tratada, não vai à África. Grafite, que construiu aos poucos uma carreira de sucesso às custas da superação de suas limitações, vai no lugar dele. Ronaldinho Gaúcho, que passou de melhor jogador do mundo a apagado coadjuvante – e por pura falta de interesse em aproveitar seu potencial -, ficará em casa. Julio Baptista, Elano e Ramires, profissionais exemplares, competentes e valorizados por onde passam, viajarão a Johanesburgo. Questão de gosto e critérios, é claro. Mas Dunga desde cedo deixou claro quais são os seus.
No caso dos outros excluídos da lista, os novatos Neymar e Ganso, o argumento é outro, mas ainda certeiro. Dunga, o homem que só trabalha com quem confia, jamais teve tempo de convocar os jovens astros santistas. E diante da comparação de ambos com Pelé em 1958, lembra do detalhe que faz toda a diferença: o menino que virou rei na Copa da Suécia já tinha sido chamado para a seleção. “Se tivesse um Pelé, também chamaria.” Neymar e Ganso poderiam ser os astros da Copa da África. Mas como prever como reagiriam com a camisa amarela no maior evento esportivo do planeta?
Dunga fez sua parte. Construiu um grupo homogêneo, entrosado e bem sucedido. Recuperou a imagem da seleção dos arranhões sofridos em 2006. Testou dezenas de jogadores – alguns bons, vários médios, muitos ruins – e concedeu novas chances apenas aos que se esforçaram para aproveitá-las. Não levará à África do Sul o Brasil mais brilhante nem o Brasil mais talentoso. Mas está pronto para disputar a Copa do Mundo.
Por Giancarlo Lepiani

A seleção brasileira de Dunga entra em campo pela primeira vez na Copa do Mundo de 2010 no dia 15 de junho. A torcida brasileira estará na frente da televisão, acompanhando os lances rumo ao hexacampeonato. A disputa inicial é com a Coréia do Norte. Depois, no dia 20, pega a Costa do Marfim, e no dia 25, Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo