30 janeiro 2012

Assando Bolos em Kigali - Gailen Parkin

Livro - Assando Bolos em KigaliAssando Bolos em Kigali                                                  Título Original: Baking Cakes in Kigali                                                  Tradução de Helena Londres                                                   SP- Globo- 2009                                                   Romance Zambiano                                               Assando Bolos em Kigali
Apesar dos avanços nas questões femininas, a realidade das mulheres em países marcados por conflitos étnicos e religiosos ainda é bastante dura. Em Ruanda, país africano que aos poucos se recupera de um genocídio, meninas e mulheres adultas sofrem com a falta de oportunidades para estudar e trabalhar. Este cotidiano é o cenário do romance de estreia da zambiana Gaile Parkin, Assando bolos em Kigali (tradução de Helena Londres, Editora Globo, 320 páginas).
A obra é protagonizada por Angel Tungaraza, uma mulher no início da menopausa que muda com o marido e os cinco netos da Tanzânia para Ruanda. A dona de casa logo decide abrir seu próprio negócio para melhorar a renda familiar e começa a vender bolos decorados sob encomenda para a vizinhança, composta em sua maioria por estrangeiros. Dividida entre questões de ética profissional e fantasmas de seu passado, Angel se envolve na rotina de sua pequena comunidade e atua como um agente de mudança, resolvendo conflitos domésticos, promovendo uniões amorosas e compartilhando segredos.
Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas por seus vizinhos, o negócio vai bem ? e uma boleira só consegue obter sucesso se as pessoas tiverem motivos para comemorar. Ao perceber a capacidade de superação daqueles que a cercam, Angel aprende a lidar com suas chagas e a tolerar as diferenças culturais de seu novo país.







Este livro é muito gostoso de ler, mostra todo o sofrimento de um povo que luta para sobreviver. Mas não fiquem preocupados, não tem só desgraça, o que tem é muita vivência e. ensinamento de vida. 
O livro tem os capítulos divididos por temas festivos: casamentos, formaturas, bodas, batizados, etc.Rm cada capítulo você aprende um pouco mais sobre aquele povo e terras, e de como se faz para dar a volta por cima nos problemas diários. 
Em cada capítulo, enfoca um tema social junto com o tema do bolo: poder, politica, prostituição, aids, educação, etc.
Não sei se consegui transmitir bem o que o livro transmite, o bom mesmo é lê-lo.




Participando:


6ºlivro







   
 

Desafio 2012...


Objetivo:
Para o Nivel 1: 12 livros no ano = 4º livro


51 livros em 2012! By Alquimia dos Romances!

Um comentário:

  1. Oi Sonia,
    Gostei da indicação e tem livros que são assim mesmo, só lendo para entender e descobrir.

    Beijoaks elis

    ResponderExcluir

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo