06 janeiro 2012

Desafio Literário 2012


Preciso publicar a minha lista de livros, mas confesso que está bem difícil. Não tenho todos os livros, talvez precise comprar alguns ou ir até uma biblioteca. Bem, vamos ao que eu já consegui?

Lista Final de Livros 

Desculpe, a formatação dos textos mas não consegui endireitar.
Janeiro 
Literatura Gastronômica - mês dedicado ao sabor da leitura. Afinal, leitura sem gosto não tem a menor graça. Em razão disso, propomos um tema leve, divertido e saboroso; sejam em forma de crônicas, poesias, romances, diários, biografia, memórias e demais gêneros que versem sobre a temática da comida.  ATENÇÃO: Livros contendo apenas receitas não valem.

1- Comer, Rezar, Amar - Elizabeth Gilbert (Desisti)
Reserva: 1- Assando Bolos em Kigali - Gaile Parkin (Resenhado)
              2- O Clube dos Anjos - Coleção Plenos Pecados- Guia de Luís Fernando Veríssimo 

Fevereiro
Nome Próprio (de pessoas) – existem personagens cujo imenso carisma  ganha logo destaque na capa de um livro.  E a regra do mês é essa: só vale livros cujo título seja um nome próprio - e apenas ele -, exemplo: Quincas Borba, Benjamin, Emma. Vai ser divertido e muito fácil caçar títulos do tipo; seja na estante de casa, de uma livraria ou de uma biblioteca.  ATENÇÃO: apenas nome próprio de pessoas!

1- Esmeralda - Zíbia Gasparetto ditado por Lucius.
Reserva: 1- Inocência - Visconde de Taunay
                   2- Lucíola - José de Alencar

Março
Serial Killer - O tema é autoexplicativo, mas para não dar margem às dúvidas, vamos lá: Literatura policial em que há a combinação de (policiais/detetives), investigação e, claro, homicídios seriados.

1- A Cadeira Vazia - Jeffery Deaver
Reserva: 1 - P de Perigo - Sue Grafton
               2- E Sobrou Nenhum (O Caso dos Dez Negrinhos)- Agatha Christie

Abril
Escritor(a) oriental - que tal explorar a terra do Sol nascente e demais países do Extremo Oriente e do sul da Ásia? Entram em cena os escritores chineses, japoneses, indianos, coreanos, etc...

1-  Contos Coreanos - Ha kem- chan/ kim Tong- in/ Kim Yu- jung e Outros
Reserva: 1- De Amor e Trevas - Amós Oz
                   2- Beleza e Tristeza - Yasunari Kawabata




Maio
Fatos Históricos – Esse mês será destinado à leitura de romances cuja trama apresente acontecimentos que marcaram a história nacional ou mundial. Frisando, apenas romances. Não valem livros de História Geral, nem biografias.
1- A Casa da Rua Garibaldi - Isser Harel
Reserva: 1-Ver: Amor - David Grossman

Junho
Viagem no Tempo – romances que abordem a ida de viajantes do  tempo para o passado  ou futuro. Se eles voltam ou não, só a história dirá. Em tempo: Livros científicos ficam de fora.

1- O Fim da Eternidade - Isaac Asimov
Reserva: 1- Contato - Karl Sagan

Julho

Prêmio Jabuti –  Esse é o prêmio mais importante do cenário literário brasileiro. E conta com 29 categorias, mas para fins do Desafio literário valem apenas as categorias  Livro do Ano  e Romance, de qualquer uma das 53ª edições da referida premiação leitura. Para abrir mais o leque de opções:  Além das obras ganhadoras, é permitida a leitura das obras indicadas ao prêmio


1- 1808 - Laurentino Gomes
Reserva: 1- Invenção e Memória - Lygia Fagundes Telles
                   2- O Senhor Embaixador - Érico Veríssimo

Agosto
Terror - O tema impõe a regra: tem que ser história que mete medo.  Pode ser suspense psicológico ou sobrenatural, isto é, valem tanto as histórias com personagens sobrenaturais (vampiro, zumbi, bruxas, lobisomem...) como as narrativas com personagens humanos.

1- Formaturas Infernais Meg Cabot, Stephanie Meyer, Kim Harrison, Michele Faffe e Lauren Myracle
Reserva: 1- O Pistoleiro - A Torre Negra Vol 1 - Stephen King

Setembro 
Mitologia universal – Romances, poesias, contos que abordem mitos e lendas de culturas distintas (brasileira, Greco-romana, céltica, indiana, mexicana, nórdica, etc...).  É um universo de opções!!! Mas até que Setembro chegue, há um bom tempo para a pesquisa e aquisição. É manda ver.

1- As Brumas de Avalon Vol 1 - Marion Zimmer Bradley
Reserva: 1- Sonho de um Noite de Verão - Willian Shakespeares
              2- Os Doze Trabalhos de Hércules - Monteiro Lobato

Outubro
Graphic Novel – Vamos nos divertir mais! Para quem não sabe, Graphic Novel é um romance gráfico com enredos longos e complexos no formato de história em quadrinhos. ATENÇÃO: não valem gibis, aqueles de periodicidade mensal.

1- V de Vingança 

Novembro
Escritor(a) africano - que tal ler um autor nascido na grande mãe África? Pegue o mapa e monte o seu roteiro literário pelo continente africano.
1- O Outro Pé de Sereia - Mia Couto
Reserva: 1- Fios das Miçangas - Contos  - Mia Couto
              2- Estações das Chuvas - José Eduardo Agualusa

Dezembro
Poesia -  A correria típica do mês pede descanso, especialmente, para a alma. Vamos de lavar a alma com poesia! De qualquer forma e jeito, valem Haicais, acrósticos, épicos,  cânticos, elegias..., em outras palavras, pesquise, pesquise, pesquise!)

1- 100 melhores poetas do século - José Neumanne Pinto, Rinaldo de Fernandes, Sandra Moura

Atualizado em 26.01.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo