Título: As Brumas de Avakon -Livro Um - A Senhora da Magia
A Saga das mulheres por trás dos bastidores do Rei Arthur
Autora: Marion Zimmer Bradley
Título original: The mists of Avalon
Tradução: Valtensir Dutra
Imago Editora
Ano : 1989
Nº de páginas:286
Nº de Capítulos:20
Grâ-Bretamha-História-Período anglo-saxão 440-1066
Ficção estdunidense
Série: 4 volumes
Sinopse
Neste enorme e emocionante romance, a lenda do rei Artur é contada pela primeira vez através das vidas, das visões e da percepção das mulheres que nela tiveram um papel central. Igraine, Viviane, Guinevere, Morgana. Elas revelam, com as suas vidas e sentimentos,a lenda de Artur, como se fosse nova de, ao mesmo tempo, levam o leitor a integrar-se na história, de maneira natural e profunda. Assim, esta obra proporciona uma narrativa soberba de uma lenda, e a recriação dessa lenda, bem como a brilhante contribuição para a literatura do ciclo arturiano.
Introdução
Pela primeira vez, o mundo arturiano de Avalon e Camelot, como todas as suas paixões e aventuras- o mundo que, através dos séculos, cada geração recriou em incontáveis obras de ficção, poesias, drama- é revelado, como se poderia esperar, pelas suas heroínas: pela rainha Guinever, mulher de Artur(que no romance tem o nome de Gwenhwyfar); por Igraine, mãe de Artur; por Viviane, a impressionante Senhora do Lago, Grande Sacerdotisa de Avalon; e principalmente pela irmã de Artur, Morgana; também conhecida como Morgana das Fadas, como a Fada Morgana- como feiticeira, como bruxa- e que nesta épica versão da lenda desempenha um papel crucial, tanto na coroação como na destituição de Artur. Trata-se, acima de tudo, da história de um profundo conflito entre o cristianismo e a velha religião de Avalon.
Guinevere representa o cristianismo- é vista, inicialmente, como uma estranha criança, toda branca e loura, chorando, perdida nas brumas de Avalon. Casada com Artur por determinação do pai, apaixona-se profundamente por Lancelote, e não consegue dar um filho e herdeiro ao marido, o que gera sérias consequências políticas para o reino.É a sua religiosidade intransigente que acaba colocandoArtur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência poderosa dos padres cristãos, apesar do seu juramento de respeitar a velha religião de Avalon.
Morgana é a adversária de Guinever, vibrante , ardente em seus amores e em suas fidelidades: Sacerdotisa de Avalon, e tendo a Visão, é uma mulher atormentada, dividida entre o amor não correspondido por Lancelote e pelo seu fracasso como mãe, irmã e esposa.Consagrada como a Donzela do Grande Casamento que une o rei ao seu reino, tem o destino trágico e heróico de provocar a queda do irmão, amante e inimigo- Artur, que trai Avalon e seu passado em favor do futuro cristão.
Essa interpretação da lenda é feita principalmente através de Morgana. É a sua voz, falando em favor dos costumes antigos e da própria terra, que ouvimos nos momentos mais importantes, à medida que se vai desdobrando o grande drama arturiano, em toda a sua riqueza- desde o casamento de Igraine com Uther e o nascimento de Artur, a misteriosa intervenção de Viviane, até as glórias e traições de Artur, os feitos heroicos de Gawaine e seus Companheiros da Távola Redonda, a sabedoria do Merlin, a ambição fatal de Mordred, o lento mas irreversível declínio de Avalon.
Ao seguirmos a sua evolução e a de Guinevere- e dos numerosos personagens que as cercam, desde a infância até a realização de seus destinos- seguimos também o destino daquelas terras que mais tarde seriam a Grâ-Bretanha. Com toda a magia e a ressonância das baladas e das lenda antigas, As Brumas de Avalon evoca uma Bretanha que [é ao mesmo tempo real e lendária- desde suas desesperadas guerras para sobreviver ante a invasão saxônica, a glória de Camelot e um mundo de paz, até as tragédias que acompanham a morte de Artur e a destruição da influência mítica por ele personificada.
Igraine, Viviane, Guinevere, Morgana. Elas revelam, com as suas visões e sentimentos, a lenda de Artur, como se fosse nova e, ao mesmo tempo, levam o leitor a integrar-se na história, de maneira natural e profunda. E nisso está a atração e o vigor deste livro. Em As Brumas de Avalon, Marion Simmer Bradley nos proporciona, ao mesmo tempo, uma narrativa soberba de uma lenda, e a recriação dessa lenda, bem como a brilhante contribuição para a literatura do ciclo arturiano.
Neste volume, as passagens de tempo, nos são apresentadas por Morgana.
Em Avalon, a força vem das mulheres, elas que mudam os destinos nesta história.
Muito emocionante e envolvente, você torce para saber cada etapa do que está acontecendo. Agora, estou no aguardo dos próximos volumes.
Neste volume, as passagens de tempo, nos são apresentadas por Morgana.
"Morgana fala...Em vida, chamaram-me de muitas coisas:irmã, amante, sacerdotisa, maga, rainha. Na verdade, cheguei agora a ser maga, e poderá vir um tempo em que tais coisas devam ser conhecidas.Ao contar esta história, falarei por vezes de coisas que ocorreram quando era demasiada jovem para compreendê-las, ou quando não estava presente."
E assim, começa a história.Morgana criança. Nos primeiros capítulos, conta a história de sua mãe. Igraine, e de como ela se tornou a mãe de Artur.
Na segunda parte, revela como Morgana se torna uma sacerdotisa, seguindo seu destino.
Viviane, sua tia e Senhora do Lago diz:
"Agora que eu sei que você tem a Visão, moverei Céus e Terra, se necessário, para levá-la para Avalon."
Morgana fala...Como escrever sobre o preparo de uma sacerdotisa? O que não é óbvio é secreto.E então a marca da lua crescente foi posta em minha testa, pela mãe da própria Deusa...mas trata-se de um Mistério do qual é proibido falar."É nesta parte, que ela se apaixona por Lanceloti, filho de Viviane, e quase perde a sua virgindade.
"Viviane deu um profundo suspiro, afastando a previsão e o medo.- E não é a mim que você teme, criança, mas a ela . Estamos ambas em suas mãos. A sua virgindade é sagrada para a Deusa. Conseve-a, até que a Mãe torne conhecida a sua vontade"Durante todo o livro percebemos a "guerra" existente entre os dois mundos: Avalon e a Igreja. Avalon está desaparecendo conforme a Igreja vai ganhando novos adeptos.
Em Avalon, a força vem das mulheres, elas que mudam os destinos nesta história.
Muito emocionante e envolvente, você torce para saber cada etapa do que está acontecendo. Agora, estou no aguardo dos próximos volumes.
As Brumas de Avalon
Livro 1- A Senhora da Magia
Livro 2- A Grande Rainha
Livro 3- O Gamo Rei
Livro 4- O Prisioneiro da Árvore.(já lido- mas faltavam os outros para compreender melhor)
Participando
Nenhum comentário:
Postar um comentário