01 junho 2013

Saindo da Estante- O homem que sabia javanês de Lima Barreto



Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro, em 1881. Seu pai era tipógrafo e sua mãe, professora. Logo após a proclamação da República, a família mudou-se para a Ilha do Governador, onde seu pai tornou-se administrador da colônia de doentes mentais.
Nessa época, com 16 anos, Afonso permaneceu no Rio de Janeiro, a fim de ingressar na Escola Politécnica, apesar do desejo do pai de que ele se formasse médico. Nessa escola, enfrentaria o preconceito racial -por ser mulato- e seria reprovado várias vezes, pois em vez de assistir às aulas passava horas na biblioteca estudando filosofia. Foi em jornais estudantis que publicou seus primeiros textos.
Em 1902, viu-se obrigado a abandonar a Escola Politécnica e a cuidar de sua família, pois o pai enlouqueceu. Começou então a trabalhar como amanuense(escriturário) no Ministério da Guerra. Foi nessa época que começou a frequentar os cafés onde se reunia o meio jornalístico e iniciou suas colaborações no Correio da Manhã, já desenvolvendo seu trabalho de ficcionista.
Lima Barreto ficou conhecido como o "romancista da Primeira República", e sua obra faz uma crônica da vida carioca, retratando de modo crìtico, de um lado, os subúrbios e sua população pobre e oprimida, e, de outro, o mundo vazio de uma burguesia medíocre.
Entre os anos de 1914  até o fim da vida, Lima Barreto alternou períodos de intensa produtividade e colaboração na imprensa com interrupções para tratamento em hospícios. Faleceu em 1922, vítima de colapso cardíaco.
Principais obras: 
Romances: Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909).
                    Triste fim de Policarpo Quaresma (1915).
                     Numa e a ninfa (1915).
                     Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá (1919)
                     Clara dos Anjos (1948)
Sátira: Os Bruzundangas (1923)
             Coisas do Reino do Jambom (1953)
Contos: Histórias e sonhos (1920)
              Outras histórias e Contos Argelinos (1952)
(fonte: do próprio livro)


Este livro pertence a Coleção da Escala Educacional "Literatura Brasileira em Quadrinhos"
Veja outros títulos: 
Post relacionado: 

O Homem que sabia javanês- Resenha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo