20 janeiro 2014

Dica Literária da Semana- O Meu Avô foi para o Céu de Mª Teresa Maia Gonzalez


Livro: O Meu Avô foi para o Céu
Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez 
Editorial Presença
79 pp
7,50 euros

"Podias escrever uma história (...)Quando te lembrasses de alguma coisa sobre o avô(...) Vocês os dois foram sempre tão amigos... Escrever pode ajudar-nos a ver as coisas de uma maneira diferente (mais inteligente!) e até a percebermos melhor o que vamos sentindo. Acho que ia ser muito bom!"
Foi este o desafio que a avó de Paula lançou ao João Timóteo, ou antes, ao Tim, como toda a gente o chama, poucos dias após o "pior dia" da sua vida, o da morte do avô Jerónimo. O meu avó foi para o céu é um caderno de Tim (vemos no topo de cada página o desenho recortado que as argolas deixaram ficar...), rapaz esperto  e despachado, quase a fazer 9 anos, que conta memórias, lembra episódios marcantes como o primeiro dia que o avô o deixou entrar na sua oficina e ajudá-lo nos trabalhos manuais (desde que não mexesse em nada sem pedir), ou ainda aquele dia em que o avô lhe disse que quando soube que ia ter um neto se sentiu completamente maravilhado...E Tim acreditou, claro, porque se havia pessoa com jeito para ser avô era o avô Jerónimo!
Nesta (pequena grande) obra também se fala da doença, uma leucemia fatal, dos tratamentos, do internamento no hospital, dos tubos, dos soros, dos medicamentos...Tudo no tom certo, sem excessos, sem explicações absurdas, apenas factos honestos, reais. A voz da autora- tantos livros depois de marcos na literatura juvenil como A Lua de Joana - na sua mais recente obra, continua intacta, tal como a sua capacidade de explicar os temas mais difíceis, longe de ser paternalista. A leitura poderá ser uma ajuda aos mais novos para lidarem com a perda, muitas vezes, a primeira verdadeiramente significativa e marcante das suas vidas.  (FCR)
Fonte: JL

Texto relacionado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo