09 março 2014

Dicas Literárias: Especial- Mulher (3)

Correio Feminino

Correio Feminino - Clarice Lispector

Clarice começou a atuar na imprensa em 1940 - três anos antes de lançar seu primeiro romance, Perto do coração Selvagem - colaborando de modo intrmitente com jornais e revistas até dois meses antes de sua morte, ocorrida em 1977. Reunidos pela primeira vez em livro, os textos de sua fase inicial abordavam os mais diversos temas, desde a educação dos filhos aos tratamentos de beleza; dos remédios contra os ratos à busca da felicidade; da escolha do perfume aos dilemas morais. Falava de tudo, passando do trivial ao transcendental com desconcertante desenvoltura. Assim, o que encontramos aqui é uma outra faceta, pouco conhecida e estudada, de Clarice. Uma faceta que irá certamente surpreender e encantar quem se embrenhar pelas páginas deste Correio Feminino.
A Arte da Guerra Para Mulheres

A Arte da Guerra Para Mulheres - Chin-Ning Chu

Este livro não é contra os homens. Nós amamos os homens. Aqui, vamos examinar as estratégias para a conquista da liberdade e do sucesso pessoal e profissional. Não é nenhum segredo que os seres humanos do sexo masculino aceitam os conceitos da guerra e da batalha com muita naturalidade. Por milhares de anos, os homens travaram batalhas pela sobrevivência. Geneticamente, suas mentes ficaram marcadas para pensar como guerreiros. Quando ouvimos falar em "arte da guerra", pensamos em batalhas, vítimas, brutalidade. No entanto, o conceito chinês de arte da guerra, que remonta a 3.500 anos, não está ligado à guerra; é um conjunto de estratégias que procuram fazer tudo da maneira mais fácil possível para se chegar à vitória e à paz. É a habilidade de fazer manobras mentais para alcançar o resultado desejado com o mínimo de esforço. Essas estratégias da arte da guerra são uma combinação perfeita para as maiores forças naturais da mulher. Intuitivamente, as mulheres sempre utilizaram algumas das estratégias da arte chinesa da guerra ao negociar com maridos, namorados, filhos, patrões, amigos e clientes. Nós não sabíamos que éramos estrategistas disfarçadas. Já está mais do que na hora de aprendermos tudo que se relaciona à arte da guerra, para vivermos felizes e em paz. 


Livro Mulheres Públicas (participação política e poder) da editora Letra Capital
A grande novidade nas eleições brasileiras de 2002, o lançamento de uma mulher como canditada a Presidente da República , foi encarado com naturalidade. A tentativa não vingou, mas uma outra mulher foi indicada candidata a vice presidente. Várias mulheres se apresentaram como candidatas ao governo de importantes unidades da Federação. Será que isso significa que, finalmente a mulher brasileira, que conquistou o direito ao voto em 1932, já está ocupando o lugar que merece no cenário politico, em igualdades de condições, e uma parcela mair de poder de decisão em questões fundamentais da vida nacional? Certamente, ainda não. A lei de cotas foi aprovada, mas não é respeitada pelos partidos políticos e estes não recebem nenhuma penalidade. A proporção de representantes femininas no Congresso Nacional e no primeiro escalão do governo continua a ser extremamente baixa. Por que será?'
Mulheres de Cabul

Mulheres de Cabul - Harriet Logan

O livro Mulheres de Cabul , da premiada fotógrafa inglesa Harriet Logan, amplia, de maneira mais realista, o universo afegão e apresenta uma reportagem viva, emocionante, quase inacreditável, que supera qualquer ficção. Harriet visitou o Afeganistão para ouvir e fotografar dezenas de mulheres durante o regime do Taleban e depois dele. Durante o regime do Taleban, de setembro de 1996 a outubro de 2001, as mulheres do Afeganistão foram submetidas a absurdas leis repressoras, como não poder trabalhar fora nem freqüentar escolas. Era proibido rir em público, ouvir música, empinar pipas, e fotografias eram consideradas formas de idolatria. Foi nesse mundo de trevas que Harriet Logan mergulhou em busca de histórias e imagens humanas e dolorosas, a convite da London Sunday Times Magazine, em dezembro de 1997, quinze meses depois que o Taleban havia assumido o controle do Afeganistão. Era uma missão perigosa, mas o risco valeu a pena, como se pode confirmar nas páginas de Mulheres de Cabul . 
Mulheres que mudaram o mundo

Mulheres que mudaram o mundo - Gabriel Chalita

Um livro dedicado às mulheres precursoras, que, em todas as épocas da civilização, mostram-se como exemplos, como luzes inspiradoras de novas conquistas. Num mundo dominado por costumes conservadores, elas abriram caminho munidas de talento, intuição e carisma, vencendo pela capacidade e não pela força; pela sensibilidade e não pela imposição. De dentro de seus lares ou nos postos de trabalho, direta ou indiretamente, elas continuam participando das mudanças do planeta. Mães, tias, avós, professoras, chefes, amigas, namoradas, companheiras. Quem não tem em sua vida um momento inesquecível marcado por uma mulher? Este livro é dedicado a todas elas.
Retalhos no Mundo:
Você já leu alguns destes livros, tem interesse em ler ou conhece algum livro com o mesmo tema? Conte para nós.


Um comentário:

  1. O livro da Clarice Lispector parece ser excelente, como todos os outros dela. Acho que leria.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo