28 abril 2014

Maratona Viagens (In)Esperadas- Desafio 6 e Final

Blog: Por detrás das palavras

DESAFIO 6: Qual o autor português que outro(a) colega teu de maratona está a ler que tu nunca leste e tens curiosidade em conhecer?
Gostaria muito de ler um livro de José Saramago, mais durante a maratona observei muitos livros e autores desconhecidos para mim 


BALANÇO FINAL: Quantos livros e páginas conseguiste ler? Como foram as tuas leituras?
Bem, a minha escolha foi o livro O Trigo e o Joio de Fernando Namora, que já tinha na minha estante a pelo menos há 30 anos.
Como ficamos sabendo antes, qual seria o tema, fiz a escolha e já comecei a ler( sou muito lenta).

Antes da maratona: 186 páginas
De 25 a 27/04= 85 páginas
Total de páginas do livro: 332 páginas  (lidas=271 páginas) (faltaram apenas 61 páginas) 

A leitura durante a maratona foi pequena, mas foi uma leitura gostosa. Agora terminarei a leitura e em breve farei a resenha.
 

27 abril 2014

Maratona Viagens (In)Esperadas- Desafio 5

Blog: Por detrás das palavras


DESAFIO 5: Tira uma fotografia à tua leitura do momento junto de algo que consideres típico ou característico de Portugal (bebida, comida, paisagem, música, etc…).



[Resultado] Maratona Nacional Literária

Blog: Livros e Chocolate Quente.


Ganhei, Ganhei.!
Sim, pela minha participação na Maratona Nacional Literária, fui comtemplada com um livro de acordo com as regras. Fui a 4ª sorteada e o livro escolhido foi O Enigma da Estrelas de F. T. Farah   


Sinopse - O Enigma das Estrelas - Clube dos Mistérios - Livro 01 - F.T. Farah

Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho.
No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre.
Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos...


Parabéns, aos outros ganhadores. E boas escolhas.

26 abril 2014

Maratona Viagens (In)Esperadas- Desafio 4

Blog: Por detrás das palavras

DESAFIO 4. Como estão a correr as vossas leituras? Já completaram a leitura de algum livro? Gostaram? Que acharam da escrita do(s) autor(es)?


Livro: O Trigo e o Joio
Autor: Fernando Namora
8ª edição
Ano: 1972
Publicações Europa-america
332 pp

Está correndo bem, não sei se conseguirei terminar a tempo, já estou na página 218, não sei se amanhã terei tempo para terminar.Eu sempre escolho um livro, por ser o melhor para desafio. assim não me decepciono. Este livro já está na minha estante, a uns 30 anos, e estou  gostando da escrita de Fernando Namora..   

Maratona Viagens (In)Esperadas- Desafio 3

Blog: Por detrás das palavras

Desafio 3: Tira uma fotografia a uma pilha de livros de modo que as lombadas façam a bandeira de Portugal (uma lombada verde, uma amarela e uma vermelha). Fala-nos um pouco desses livros que usaste.




Verde- Garotas de Vidro- Laurie Halse Anderson
Laure Halse Anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos. 

Amarela- Galeras, Paqueras & Pequenos Pecados.- Cathy Hopkins  - vol 6
Izzie está inquieta, ansiosa para ser tratada como uma adulta.Então ela decide que é hora de fazer algumas mudanças. No processo, Izzie aprende um bocado sobre si mesma e o que significa ser crescida 

Vermelha- O Oposto do Destino-Amy Tan
O livro constitui uma série de ensaios autobiográficos.Neste livro, a autora demonstra que seus romances têm muito em comum com sua própria experiência de vida, deliciando e emocionando novos e antigos leitores de sua obra.
   
Ainda não li nenhum dos três, estão na pilha de espera. Quem sabe não serão os próximos da Maratona?



Dia 26: Desafio Descobrindo o Brasil- Postar uma capa de livro nacional

Segredo e Fim

Um romance de amor, clandestinidades e abandonos 

Livro: Segredo e Fim
Autor: Roberto Schultz
Osasco - SP
Novo Século Editora
Ano: 2007
Coleção novos talentos da literatura brasileira 

Sinopse - Segredo e Fim - Roberto Schultz

Roberto Schultz, neste seu primeiro romance - uma narrativa longa, portanto - continua influenciado pela experiência que adquiriu escrevendo contos, histórias curtas. Cada capítulo é quase uma história curta independente do seu todo e que conta a vida - e os amores, clandestinidades, desilusões e abandonos - de vários personagens, principais ou coadjuvantes.Uma mulher casada, Lis, e um homem solteiro, Herbert, apaixonam-se no final dos anos 60, início dos anos 70, vivendo esse amor clandestinamente. A história é interrompida pela moral vigente na época, e pela vida familiar de Lis que vê, no amor que sente pela sua única filha, a impossibilidade de romper o casamento. E é justamente essa filha, Liciane, que, trinta anos mais tarde, serve como elo entre aquele passado e o presente, quando encontra - durante a doença grave da mãe - uma velha caixa de charutos com lembranças e cartas trocadas pelos amantes. Isso faz com que a trama central de Segredo e Fim - Um Romance de Amor, Clandestinidades e Abandonos - aparente ser apenas mais uma história de amor. Pela imaginação de Roberto Schultz, porém, o amor nem sempre se mostra das maneiras óbvias e convencionais que conhecemos. O mesmo acontece com as relações clandestinas e os abandonos. Tudo pode ser questionado, nenhum personagem é politicamente correto. São pessoas de verdade. Cada capítulo é quase uma história independente com início, meio e fim. E inúmeros personagens do Brasil inteiro que se entrecruzam e que vão surgindo, todos de alguma forma grudados pelo amor de Lis e Herbert. Liciane, a mulher que deseja aprender a amar. 


Post relacionado:
Desafio Literário Descobrindo o Brasil


Blog: Giro Letra

25 abril 2014

Maratona Viagens (In)Esperadas- Desafio 2

Blog: Por detrás das palavra

Desafio 2: Acróstico da Liberdade em Livros - Um livro é sinónimo de liberdade... De viagens a outros mundos... Momentos de Fuga à nossa própria realidade... Assim, para cada uma das letra da palavra LIBERDADE indiquem um livro. (Podem ignorar os artigos)


Lilac -Deise Müller
Iracema-Jose de Alencar 
Belle-Lesley Pearse
Estilhaça-me-Tahereh Mafi
Radiante-Alyson Noël
Dom-James PattersonNed Rust
Axolotle Atropelado-Helene Hegemann
Dom Casmurro-Machado de Assis
Esperança-Suzanne Collins

Maratona Viagens (In)Esperadas- Desafio 1

Blog: Por detrás das palavras

Desafio 1
Hoje assinala-se o dia da Liberdade… Os livros fazem com que se sintam livres? Até que ponto se sentem livres com a leitura de um livro?

Sim. Cada livro nos traz um mundo novo, cheio de imaginação, encanto, dramas e tudo que for possível sentir. 

Maratona Viagens (In)Esperadas- Abri/14

Blog: : Por detrás das palavras

Datas: das 00:00 do dia 25 de Abril às 23:59 do dia 27 de Abril

Tema: Como forma de assinalar um feriado muito importante para Portugal decidimos dedicar esta maratona aos autores portugueses.

Livro Escolhido: 
Livro: O Trigo e o Joio
Autor: Fernando Namora
8ª edição
Ano: 1972
Publicações Europa-america

Dia 25: Desafio Descobrindo o Brasil- Playlist de livro nacional



Amazônia - Um caminho para o sonho
M. C. Jachnkee

 Um livro que representa bem a nação, dando enfase nos costumes,  e no povo. Então escolhi músicas que representam o Brasil.e a alegria do povo e a mim.


  1. morango do nordeste-karametade
  2. aquarela do brasil-ary barroso
  3. aguas de março-tom jobim 
  4. alegria,alegria-caetano veloso
  5. garota de ipanema-tom jobim
  6. vermelho-fafá de belém
  7. roda viva-chico buarque 
  8. sozinho-caetano veloso
  9. disparada-geraldo vandré
  10. laterna dos afogados-paralamas do sucesso 
  11.  pela luz dos olhos teus-vinicius de moraes




24 abril 2014

Dia 24: Desafio Descobrindo o Brasil- Quotes de livro nacional

Depois de pensar muito que quotes escolheria, fiz a opção pelo livro que li a pouco tempo:
As Memórias de Brás Cubas  de Machado de Assis


Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas Memórias Póstumas." 

“Meu filho, conforma-te com a vontade de Deus.” Pai de Brás Cubas em Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis


―(...) eu não sou propriamente um autor defunto mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço.  Cap. I – O óbito do autor

―Morri de uma pneumonia; mas se lhe disser que foi menos a pneumonia, do que uma idéia grandiosa e útil, a causa da minha morte, é possível que o leitor me não creia, e todavia é verdade. Vou expor-lhe sumariamente o caso. Julgue-o por si mesmo.  Cap. I – O óbito do autor

―SIM, SENHOR, amávamos. Agora, que todas as leis sociais no-lo impediam, agora é que nos mávamos deveras.  Cap. LVII – Destino

Mas, ou muito me engano, ou acabo de escrever um capítulo inútil    Cap. 136- Inutilidade

Não alcancei a celebridade do emplastro, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto.  Cap. 160-Das negativas

Post relacionado:

Desafio Literário Descobrindo o Brasil



23 abril 2014

Dia 23: Desafio Descobrindo o Brasil-Book Trailer de livro nacional






Este romance de escritura primorosa narra hum Percurso. E o Que se opera na Consciência de Pedro Durante Uma viagem de Ônibus de para o Bairro do Tirol, na periferia pobre da Cidade Onde mora - UMA especie de panela de pressao de Violência e injustiça sistemática. E La Que mora Rosane, namorada de Pedro: FAZ sândalo ritmo Opaco elemento Passa OS barbatanas de semana com ELA. 

De radinho não Ouvido, lendo um Intervalos, Observando o Que se Passa Dentro fazer ONIBUS NAS e fóruns Ruas, Pedro, Sem se dar Conta, costura como ideias. Ao Fim da Viagem elemento Localidade: Não Será, será Mais o MESMO: o Opaco VE e PENSA Durante o trajeto, Os Fatos de SUA Vida, afetos SEUS, O Mundo los Opaco ESTA imerso, Tudo reunido Tera Formado Um Novo Conhecimento, Mais profundo e Mais Crítico, Mas Que NEM POR ISSO o deixará desprotegido n'uma Sociedade em Opaco parece Localidade: Não Haver Como Fugir de hum Destino opressivo.

O Passageiro do Fim do Dia  Localidade: Não Deixa Dúvida sobre a importancia de Rubens Figueiredo não Cenário Literário Contemporâneo no Brasil.

Post relacionado:



22 abril 2014

Dia 22: Desafio Descobrindo o Brasil -Resenha

Stânix

Livro: Stânix: o poder dos elementos
Autor: Eder A. Trskini
1ª edição
Barueri-SP
Novo Século Editora
Coleção novos talentos da litereatura
Ano: 2013
Ficção: Literatura brasileira
Série

A profecia está dita e Stânix está em suas mãos...
Aaron não sabe que é um elfo. Quando é enviado numa missão à cidade de Guil para acompanhar Farep e Sora, tudo muda em sua vida. Sora será oferecida em casamento ao príncipe Joe, como forma de demonstrar a amizade entre duas cidades. Pant, rei de Guil, está começando uma guerra para controlar todo o reino de Stânix, mas, segundo o costume, não pode deixar a cidade antes que o príncipe tenha sua princesa, e Joe rejeitou todas as pretendentes no baile onde deveria escolhê-la.
O reino já sangrou na primeira grande guerra e só foi salvo pelos elfos. Estes deixaram Stânix, seguindo a profecia, e agora o destino de tudo está nas mãos de Aaron.
Entre elfos, anões dragões, magia e espadas o autor Eder A. S. Traskini traz a você uma narrativa medieval nunca antes pensada por um escritor nacional.

Aaron, abandonado pelos pais, criado por seus padrinhos/tios, orelhas pontudas e cabelo azul, tinha um sonho constante e era bom com a espada.  Sora, a mensageira.
Sora propóe a Aaron, que quando eles forem a cidade de Guil, procurem os sábios para ajudarem a respeito dos sonhos.
Os dois participam pela primeira vez da reunião do Conselho. E coisas surprendentes são reveladas. Uma guerra está a caminho, e para impedi-la Sora seria oferecida em casamento para Joe, o herdeiro de Pant  e que Aaron e Farep acompanhariam.
Durante a viagem, lutaram na cidade de Dael que foi derrotada. As três conseguiram sobreviver, não sem antes presenciarem algo surpreendente acontecer: os soldados foram engolidos pela terra com um simples grito de Aaron.
"Como ele poderia ter feito aquilo? Magia?"
Aaron descobre que Sora aprendera magia básica e medicinal com a mãe.
Na floresta de Buckham, onde a noite era eterna, Aaron teve um sonho com sua mãe, mas não era sonho.
Ela revelou que ele teria de arcar com as consequências do êxodo élfico.
"Como se isso fosse culpa minha?" (pág 46)
"Todos têm um ponto de partida, para aí tomar um caminho, e esse é o seu" (pág 47)  
"O meu é uma guerra da qual nada sei sobre e o de Sora é casar forçada e nunca mais voltar a ver seus entes queridos" (pág 51)
Continuam a caminhada, e o caminho lhes revela novas aventuras, traições e perdas.
Uma descoberta: Segundo a lenda 4 crianças foram deixadas para trás pelos elfos. Cada uma com um dom: o vento, a terra , a água . A Aaron o fogo , E também foram deixadas espadas élficas, juntas devolveriam a paz ao reino.
 O treinamento vai começar.

Post relacionado:
Desafio Literário Descobrindo o Brasil


Blog: Giro Letra

21 abril 2014

Desafio da Tradição



O mês de Maio está chegando e esse é considerado o mês das noivas. 
A tradição diz: "Num casamento, devemos usar uma coisa nova, uma coisa velha, uma coisa emprestada, uma coisa ganhada e uma coisa azul", não é?

O Desafio é selar nossa paixão lendo um livro novo, um livro velho, um livro emprestado, um livro ganhado e um livro de capa azul.

 Se você gostou e deseja fazer esta Tag, fique a vontade, só não esqueça de dar os créditos, inclindo em sua postagem o banner acima, com o nome dos blogs que lançaram o Desafio.


Conheçam as participantes do Desafio da Tradição e vejam os livros que cada uma delas escolheu:

Cida Oliveira - Moonlight books 
  Chrys Audi - TCMM 
  Elis Culceag - Arquivo Passional  
  Giulia Ladislau - TCMM  
  Jaqueline Silva - Meu livro, meu mundo 
 Luara Carsoso - Estante Vertical 
 Paty Souza - Leituras da Paty 
  Samantha Culceag - Só pra menores  
Sara Bertti - TCMM

E como convidados especiais para acompanhar cada etapa desse desafio, conferindo as resenhas dos livros escolhidos e a postagem de encerramento que será realizada no dia 30/05

Lista: 
livro novo: A menina que roubava livros
livro velho: O Trigo e o Joio
livro emprestado: Stânix
livro ganhado: O Ano dos Desaparecimentos
livro de capa azul: Radiante

Final da Maratona de Páscoa

Bem, pessoal vamos ao meu desempenho na minha leitura durante a maratona. Nota:  2  (0 a 5)
Porque nota 2? Eu já tinha começado a leitura antes do início da Maratona, como é um livro com + de 450 páginas, achei que seria um bom motivo para acelerar a leitura. Mas, como o evento ocorreu durante um feriado comemorativo (Páscoa), sempre é um pouco mais difícil. Tá. então, porque você participou? Uma maratona é um desafio aonde você se propõe a se superar e eu  adoro me desafiar.
Vamos ao desempenho?



Antes do desafio: 59 páginas
1º dia- 15/04=  12 páginas
2º dia: 16/04=   12 páginas
3º dia: 17/04=     0 páginas
4º dia: 18/04=   19 páginas
5º dia: 19/04=     5 páginas
6º dia  20/04=   12 páginas
7º dia: 21/04=     0 páginas
 
 Total de páginas: 60 páginas (a nota 2 foi como um incentivo pelo meu esforço).
 Que todos tenham passado um ótimo feriado de Páscoa, com muitos chocolates e ótimas leituras.

Se você participou da maratona ou fez alguma leitura durante o feriado, deixe o seu comentário.

Dica Literária da Semana: Salva-me, Barrica! - Disney


Disney
Salva-me, Barrica!

Coleção: Jake e os Piratas da Terra do Nunca - volume 3

D. Quixote
32pp
6,5 euros 
  • Edição em Português Publicado em 04-2013

A Terra do Nunca de Peter Pan, da Fada Sininho e do Capitão Gancho ganharam novos habitantes: Jake, Izzy e Cubby, três piratinhas despachados e bem dispostos que vivem grandes aventuras. No terceiro volume da coleção de livros baseada na serie televisiva Jake e os Piratas da Terra do Nunca- depois de Segue aquela música! e Toca a Saltal!,o Capitão Gancho encontrou um mapa de um tesouro que o leva aos locais mais perigosus da ilha. Jake e os amigos vão ter que o ajudar a salvar-se de si próprio e, no processo, também ao seu ajudante, Barrica.

  



19 abril 2014

1945: Leipzig libertada por soldados norte-americanos

Em 19 de abril de 1945, soldados dos EUA conquistaram a cidade no leste alemão. Segundo o relato de um veterano, a população recebeu com bandeiras brancas os soldados cansados, mas seguros da vitória.

Monumento à Batalha dos Povos, em Leipzig
Na manhã de 19 de abril de 1945, o ministro da Propaganda, Joseph Goebbels, ainda dirigira um apelo patético à população alemã. "Enfrentar uma batalha inevitável, manter a cabeça erguida, consciência e mãos limpas diante do destino, suportar tudo quanto é sofrimento e provação sem jamais pensar em suicídio, nem mesmo na hora da dor mais cruel – isso não só é ser homem, como também é ser alemão, no melhor sentido do termo", disse o ministro.
O coronel Von Poncet ainda resistia e um contingente de 150 homens da "Volkssturm" (tropa de voluntários recrutados nos últimos dias da guerra) controlava a prefeitura. Mas não por muito tempo. Um bombeiro alemão, interlocutor dos americanos, moveu os últimos combatentes a se entregarem. Eles finalmente desistiram de desafiar o poderio americano, depois que os líderes nazistas locais se enforcaram coletivamente na torre da prefeitura.
O restante da luta pela libertação de Leipzig foi quase um passeio pela cidade para as tropas dos Estados Unidos. Segundo o relato de um veterano, a população recebeu com bandeiras brancas os soldados norte-americanos, cansados, mas seguros da vitória. "Não houve forte resistência, apenas alguns adversários isolados, nas redondezas da estação ferroviária", lembra.
Tentativas de negociação
Com apenas 21 soldados, dois oficiais norte-americanos tomaram os quartéis do norte da cidade; os do sul também foram ocupados sem grandes problemas. "Ocorreram algumas perdas em Leipzig. Foram, na maioria, casos acidentais. Alguns soldados, porém, morreram em combates isolados de rua", conta o veterano.
Depois de rebater os primeiros ataques, o coronel Von Poncet se dispôs a negociar, quando o Monumento à Batalha dos Povos foi atingido por uma bomba. A primeira tentativa de negociação, feita por uma delegação de mulheres de Leipzig, não teve êxito. A segunda partiu de Hans Trefousse, um alemão de Frankfurt radicado nos Estados Unidos. Fiel seguidor das absurdas ordens de Hitler, Von Poncet, porém, insistia em não se entregar.
Onze dias depois, Hitler se suicidou. Embora o Terceiro Reich somente reinasse mais sobre gigantescas montanhas de escombros e um abrigo antiaéreo no subsolo de Berlim, a verdade continuou encoberta. Segundo um comunicado do quartel general, "Adolf Hitler morreu em combate, tendo lutado até o último momento contra o bolchevismo e pela Alemanha". No dia 30 de abril, Hitler ainda nomeou o almirante Karl Dönitz (1891-1980) como seu sucessor.
Em Leipzig, as negociações de 19 de abril de 1945 foram dramáticas. Tarde da noite, Poncet finalmente se entregou. Na base da "palavra de honra", ele e seus oficiais ganharam 48 horas para visitar suas famílias. Passado o prazo, todos – exceto um – se apresentaram na cadeia pública. Já os soldados comuns, integrantes da Volkssturm e da juventude hitlerista, foram transportados imediatamente para os campos de prisioneiros de guerra.

    Fonte:  Deutsche Welle

  • Autoria Gerda Gericke/gh
  • Assuntos relacionados Holocausto

18 abril 2014

Desafio Literário Descobrindo o Brasil

Blog: Giro letra

Acabei de descobrir este desafio, olhando o face da Maratona Literária de Páscoa que estou participando.
Qualquer pessoa pode participar. Quem não tem blog pode cumprir o Desafio fazendo suas postagens publicamente no face.

O Desafio Literário terá início no dia 22 e será encerrado no dia 26 de abril.

Sortearemos, no dia 28/04, entre os que cumpriram o Desafio, um kit com livros de autores nacionais.
  • É necessário preencher o formulário, para validar sua participação.
  • Cada blog participante deve fazer, até o dia 21/04, uma postagem sobre o Desafio. Participantes que não têm blog devem divulgar o link deste post publicamente em seu face.
O Desafio:



Maratona Literária de Páscoa

Mais uma vez participando da Maratona Literária do Blog Livros e Chocolate Quente.

A Maratona tem a intenção de valorizar a leitura nacional, mas você fica livre para ler o que estiver com vontade. E para melhorar ainda mais, haverá sorteio (9 ganhadores) de livros oferecidos pelos autores e blogs participantes.

Serão 9 ganhadores, onde os primeiros ganhadores escolhem o livro desejado na ordem dos resultados divulgados

A maratona literária vai funcionar a partir das 00hs do dia 18/04 e termina as 23:59 do dia 21/04;
Você que determina quantos livros vai querer ler e quais vai querer ler;
Apesar dos organizadores estarem apoiando e lendo livros nacionais os livros que você deseja ler fica a sua escolha podendo ser de qualquer um;
Tente ler sempre um pouco a mais do que já está acostumado;
Participe do grupo do Facebook para falar sobre suas leituras Clique Aqui
E leia por prazer para isso se tornar uma diversão
Quem tiver blog ou apenas facebook pode fazer um post avisando sobre a participação ou apenas publicar uma foto dos livros que serão lidos na maratona.



Livro Escolhido:


Quando a Morte conta uma história,
você deve parar para ler.

8º BookCrossing Blogueiro



Você já pensou em "Libertar" um livro da clausura da estante?
http://luzdeluma.blogspot.com.br/search/label/Bookcrossing

O BookCrossing Blogueiro foi inspirado no BookCrossing - um movimento que acontece fora do mundo virtual – e nada mais é do que o ato de “libertar” um livro com a finalidade de difundir o hábito da leitura. E nós que adoramos ler, sabemos que um livro fechado na estante tem o mesmo valor de páginas em branco. Para valer, ele precisa ser usado e apreciado! Vamos compartilhar esse livro que você já leu e que não pretende reler?


Luz de Luma, Yes Party  

Não é preciso fazer inscrição. Basta avisar que está participando

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo