05 dezembro 2015

O mundo que nos rodeia no Natal...

Foto de Silvana Martins.
Maratonas Literárias "Viagens (In)esperadas"
 
Natal - Tradições no Mundo       
 
 América do Norte , nos Estados Unidos. Desde novembro as ruas, praças e casas já começam a ficar enfeitadas e as rádios praticamente só tocam músicas natalinas. Muitas pessoas viajam para passar o dia com seus familiares e amigos.
 
No México – América Central há as tradicionais “posadas”, festas tradicionais que contam a história de Maria e José, durante nove dias, de 16 a 24 de dezembro. Faz parte dessa festa a Piñata, que é uma brincadeira em que um pote de barro cheio de doces e frutas que é suspenso por uma corda e as crianças tentam quebra-la de olhos vendados com um pedaço de pau, quando conseguem, todos se atiram para recolher as guloseimas.
 
No Uruguai - América do Sul é tradição que as famílias se reúnam na casa dos avós. A mesa é grande e organizada desde cedo para que, antes da ceia se faça a famosa “picadita” que consiste em preparar aperitivos com frios, queijos, whisky, vinhos, pedaços de cordeiro ou leitão para serem degustados aos poucos e é o momento em que começa a confraternização familiar.
 
No Brasil,  na noite de 24 para 25 de dezembro é tradição as famílias reunirem-se e trocarem prendas, muitas vezes através do sistema “amigo secreto”. No final, é habitual uma saída com amigos, para locais onde se ouve tudo menos música de Natal.
 
Na Itália as ruas ficam enfeitadas desde o começo de dezembro e isso cria um clima ideal para que se organizem espetáculos musicais em pontos específicos nas cidades. É claro que famoso panetone não pode faltar na ceia de Natal, pois este é o seu país de origem, mas por ser tão gostoso ganhou espaço nas mesas do mundo todo! As festas terminam a 6 de janeiro, dia que assinala a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.
 
Na Suécia, e restantes países escandinavos, as comemorações natalícias iniciam-se no dia de Santa Luzia, a 13 de dezembro. Para assinalar a data, acontece uma tradicional procissão, que passa por várias cidades, em que as pessoas carregam tochas acesas. No dia 25 de dezembro, é tradição plantar uma semente de cevada, que, a germinar, será prenúncio de boas colheitas. Para as crianças suecas, Juul Tonte e Juul Nisse são os duendes que trazem os presentes
 
Em Portugal , país com forte tradição religiosa, o Natal é uma festa muito importante. As famílias se reúnem no dia 24 para a “consoada”, que é uma ceia especial servida depois da Missa do Galo. Nesta ceia não pode faltar um prato de bacalhau, geralmente cozido com legumes, para simbolizar a abstinência que se deve preservar na véspera da celebração do Natal.
 
Em França, a tradição das meias na lareira é adaptada para os sapatos, que as crianças colocam junto à lareira, para que se encham de presentes. Em alguns casos, os adultos trocam presentes apenas no Ano Novo. O requinte marca a ceia de Natal francesa, com uma gastronomia característica, repleta de doces tipicamente natalícios, que são degustados após a Missa da Meia-Noite. Feirinhas natalícias, concertos em igrejas e espetáculos natalícios são uma constante durante o mês de dezembro
 
Comemorado em terras britânicas há mais de 1000 anos, o Natal em Inglaterra não poderia ser mais tradicional. As músicas de Natal, decorações, árvores, troca de presentes e a reunião das famílias são tradições obrigatórias e levadas a muito a sério por todos. Na noite de 24 para 25 de dezembro, o tradicional pudim de ameixa não pode faltar nas mesas britânicas.
 
Em Espanha, o Natal é comemorado em todas as cidades, ainda que o Dia de Reis assuma uma maior importância, especialmente para as crianças, já que é o dia em que acontece a troca de presentes. Esta tradição dita que os presentes sejam oferecidos no dia em que os Reis Magos ofereceram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus. Ainda assim, a véspera de Natal é altura de reunir a família para a típica ceia e, posteriormente, assistir à Missa do Galo.
 
Na Finlândia, este é o país onde o Natal é vivido de forma mais intensa, ou não fosse a terra do Pai Natal. O frio que se faz sentir no hemisfério norte obriga a tradições natalícias que incluem idas a saunas e as características lareiras, que ficam enfeitadas em todas as casas, a aguardar a chegada do Pai Natal. Visitar cemitérios, em homenagem aos que já partiram, é outra das tradições.
 
Natal na Alemanha, nas semanas que antecedem a data, as casas enchem-se dos mais diversos e coloridos ornamentos, com especial destaque para as grinaldas do Advento, que são a decoração mais popular. Segundo a tradição, cada uma das quatro velas da grinalda deve ser acesa nos quatro domingos que antecedem o Natal. A 6 de dezembro celebra-se o Dia de São Nicolau, em que se entregam cartões com os pedidos de presentes
 
Na Rússia, o dia 25 de dezembro é um dia como todos os outros. Na verdade, o Natal russo é comemorado a 7 de janeiro, 13 dias depois do Natal ocidental. Segundo a tradição russa, a ceia natalícia deve incluir muito mel, grãos e frutos, sendo que a carne fica totalmente de fora.
 
Na Polónia, a véspera de Natal é sinónimo de família, numa reunião marcada pela harmonia e recato. Nas semanas anteriores, as tradições natalícias ditam que inúmeros presépios sejam construídos nas casas, praças, escritórios, igrejas e montras de lojas.
 
Na África do Sul - continente Africano é verão na época de Natal. em todas as cidades há corais que fazem apresentações na véspera do Natal, à luz de velas, formando um espetáculo inesquecível. Muitos sul-africanos preferem reunir-se ao ar livre no dia de Natal, mas a ceia também acontece e nela servem-se tortas, arroz e peru, porco, pudins e frutas secas.
 
Na Índia - continente Asiático atualmente há aspectos tradicionais do Natal, mas não deixam de imprimir sua cultura usando elementos significativos de sua cultura como decoração, como por exemplo, elefantes, guarda-chuvas e música tradicional nas festas e comemorações dessa época do ano.
 
Na Austrália - Oceania , também é verão nessa época do ano e é muito comum as famílias curtirem o dia de Natal nas praias, fazendo piqueniques, jogos divertidos, praticando natação, etc. Em muitas praias Papai Noel chega em uma prancha de surfe, ou em um barco salva-vidas. Na cidade de Melbourne as pessoas costumam se reunir na véspera do Natal nas praças para cantar suas canções favoritas e a noite fica iluminada por inúmeras velas.
 
No Japão, apenas 1% da população seja cristã, essa minoria celebra o Natal da mesma forma que o ocidente, muito por influência norte-americana, com direito a ceia, árvore de Natal e troca de presentes, na noite de 24 para 25 de dezembro.
 
A minoria de cristãos a residir no Iraque celebra também o Natal, com a família reunida para a leitura da Bíblia. Outra das tradições do natal iraquiano é o “toque da paz”, uma espécie de bênção que os cristãos recebem do padre.

http://www.online24.pt/tradicoes-de-natal-no-mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo