Quem é quem
por Helena Tecedeiro23 Abril 2011
São todas eles grandes figuras mediáticas. Os vários elementos
da família real britânica são presença assídua nos jornais, seja
por feitos conquistados ou por imagens de 'paparazzi'helena tecedeiro
Carlos
O herdeiro do trono que mais esperou na história do Reino Unido - 59 anos -, Carlos, de 62, foi educado para ser rei. Piloto da Royal Air Force, cedo começou a cumprir os deveres reais. Casado com Diana Spencer em 1981, tem dois filhos, William e Harry. Mas nem a juventude e a beleza da mulher conseguiram manter o casamento e, em 1994, já após a separação, admitia na TV ter um caso com Camilla Parker-Bowles. Em 2005 casou-se com a sua amante de sempre. Patrono de várias instituições, o príncipe fez da preservação do ambiente a sua prioridade.
Camilla
Pouco depois de Carlos admitir a relação com Camilla Parker-Bowles na TV, Diana foi à BBC afirmar: "Fomos sempre três neste casamento, estava superlotado." Camilla conheceu o príncipe em 1970 num jogo de pólo e Carlos até a terá pedido em casamento. Mas não teve aprovação real e Camilla acabou por contrair matrimónio com Andrew Parker-Bowles. Nos anos 80, reatou com Carlos, entretanto casado. Hoje com 63 anos, acabou mesmo por casar com Carlos em 2005, tornando-se duquesa da Cornualha.
Eduardo
O filho mais novo da Rainha Isabel II é, aos 47 anos, o menos mediático. Aluno mediano, na sua entrada em Cambridge foi a primeira vez que Eduardo esteve na mira da imprensa. Ingressado na Marinha, Eduardo saiu antes da graduação. Tudo porque o filho mais novo da Rainha estava decidido a ser actor. Depois de participações em musicais como Cats, criou a produtora Ardent. Casado desde 1999 com a ex-relações públicas Sophie Rhys-Jones, tem dois filhos, Lady Louise e James, de sete e três anos.
Peter
Funcionário do Banco da Escócia, o filho da princesa Ana causou polémica ao vender as fotos do casamento com Autumn. O casal, que se conheceu no Canadá quando Peter trabalhava na equipa de fórmula 1 Williams, tem uma filha, Savannah. Aos quatro meses, é a primeira bisneta da Rainha Isabel II. Formado em Ciências do Desporto, Peter, de 33 anos, tem-se resguardado da imprensa.
Zara
Além de William, Zara Phillips é o outro membro da família real que prepara o casamento. A filha da princesa Ana e do capitão Marc Phillips vai casar-se a 30 de Julho com o jogador de râguebi Mike Tindall. A "rebelde real" - é irreverente e tem piercings - vai assentar. Prestes a fazer 30 anos, a loira é uma cavaleira de eleição, que venceu várias competições. Mas também se dedica à caridade e ao design de roupa.
William
Quando era pequeno, o filho mais velho do príncipe Carlos queria ser polícia. Mas percebeu que não podia. Segundo na linha de sucessão ao trono, tinha 15 anos quando a mãe morreu, em 1997. Próximo de Diana, admitiu em 2009 que para ele a palavra "mãe" se tornou "vazia" depois do acidente. Licenciado por St. Andrews, onde conheceu Kate Middleton, William seguiu a carreira militar na academia de Sandhurst. Piloto com a patente de tenente, é um apaixonado por desporto. Quando subir ao trono, poderá chamar-se Guilherme V.
Harry
O filho mais novo do príncipe Carlos trocou um curso superior pela carreira militar. Terceiro na linha de sucessão ao trono, serviu 77 dias no Afeganistão, até a história surgir na imprensa. O rapaz que emocionou o mundo ao caminhar ao lado do irmão e do tio atrás do caixão da mãe em 1997 é presença assídua nos tablóides. Seja por ter fumado cannabis, por beber ou por usar um disfarce de nazi numa festa de Carnaval. Padrinho do irmão no casamento, deverá levar como convidada Chelsy Davy. O príncipe, de 25 anos, e a filha de um milionário do Zimbabwe têm mantido uma relação "intermitente" desde 2004.
Isabel
Rainha de 16 Estados independentes, herdou o trono do pai, Jorge VI, em 1952. Casada com Filipe Mountbatten, Isabel tem quatro filhos, Carlos, Ana, André e Eduardo. Líder da Igreja Anglicana, Isabel II assistiu no trono às grandes mudanças do século XX, mas foi 1992 que designou o annus horribilis. Nesse ano, a filha Ana divorciou-se, Carlos e André separaram-se das mulheres e um incêndio destruiu o castelo de Windsor. Como líder de uma monarquia constitucional, muitas opiniões de Isabel II, que fez 85 anos no dia 21, continuam uma incógnita.
Sarah
Mal chegou à família real, ao casar-se com André em 1986, tornou-se num alvo para a imprensa. A ruiva viu ridicularizados o vestuário e o excesso de peso. E com o marido embarcado, começou a procurar outros homens. O casal acabaria por se separar em 1992. Mas tem vivido debaixo do mesmo tecto e continua a ser visto junto com as filhas, Beatriz e Eugénia. Hoje com 51 anos, a condessa de York continua polémica. Em Maio de 2010 foi filmada a "vender"a um jornalista o acesso ao ex-marido por 500 mil libras. Não foi convidada para o casamento de William e Kate.
Filipe
Nascido na Grécia, Filipe e a família fugiram da guerra quando ele era criança e instalarm-se no Reino Unido. Depois de se alistar na Marinha, Filipe Mountbatten (nome da família materna) serviu na II Guerra Mundial. Em 1947 casou com Isabel, e quando esta sucedeu ao pai tornou-se duque de Edimburgo e príncipe consorte. Ao longo dos anos ganhou fama de desbocado, com frases como: "As mulheres britânicas não sabem cozinhar".
Diana
Quando entrou na catedral de S. Paulo vestida de noiva, Diana Spencer representava um conto de fadas. Jovem e bela, casava-se com o príncipe de Gales, herdeiro do trono de Inglaterra. Mas os problemas depressa surgiram, apesar do nascimento de William e Harry. Perseguida pela imprensa e confrontada com a relação do marido com a antiga namorada Camilla, Diana entrou em depressão e começou a sair com outros homens. O casal acabou por se divorciar em 1996. Mas Diana não abandonou as causas humanitárias. Envolvida com Dodi al-Fayed, filho do dono dos armazéns Harrods, Diana morreu em Paris quando o carro em que seguiam se despistou ao fugir aos paparazzi. A morte aos 36 anos fez crescer o mito da Princesa do Povo.
André
Almirante da Marinha britânica, em 1982 esteve sob fogo inimigo na guerra das Malvinas. Casado com Sarah Ferguson em 1986, as suas ausências e a pressão dos media acabaram com a relação. Separados desde 1992, André e Sarah continuam a viver na mesma casa. Amante de golfe, André é representante especial do Reino Unido para o Comércio e Investimento. Cargo contestado em Fevereiro devido às ligações a Saif al-Islam, filho do líder líbio Kadhafi. Mas esta não é a única amizade "perigosa" do príncipe, de 51 anos: outra foi a proximidade com o pedófilo Jeffrey Epstein.
Beatriz
A filha mais velha do príncipe André, de 22 anos, destaca-se pelos cabelos ruivos herdados da mãe. Roliça, o físico valeu-lhe dissabores com a imprensa, quando em 2008 publicaram fotos dela em biquíni. "Era capaz de bater em mim própria por ter usado aquilo", admitiu a princesa ao Daily Mail. Talvez por isso tenha iniciado uma dieta que a fez perder quase dez quilos. É o único membro da família real a ter completado a maratona de Londres. A princesa, que tem dislexia, estuda História.
Eugénia
Irmã mais nova de Beatriz, a filha de André e Sarah Ferguson é mais discreta. Apesar de ter seis anos quando os pais se divorciaram, a princesa continua a achar que são "o melhor casal de divorciados do mundo", confidenciou à revista Tatler. Aos 21 anos, estuda História de Arte e Literatura Inglesa na Universidade de Newcastle.
Ana
A única filha da Rainha Isabel II é patrona de 200 instituições de caridade que ajudam crianças e os desfavorecidos. Cavaleira de talento, foi aos Jogos Olímpicos de 1976. A princesa, que chegou a namorar com Andrew Parker-Bowles, primeiro marido da agora cunhada Camilla, casou-se com o capitão Marc Phillips. Tem dois filhos deste casamento: Peter e Zara, tendo já um neto. Após a separação, Ana voltou a casar-se com outro militar, o vice-almirante Timothy Laurence. Apaixonada por faróis, Ana, de 60 anos, foi alvo de uma tentativa de rapto em 1974 quando seguia de limusina com Phillips.
Fonte: DN Gente -Portugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário