31 maio 2012

Resenha - A Casa da Rua Garibaldi de Isser Haret

A Casa da Rua Garibaldi

Título: A Casa da Rua Garibaldi
            A maior caçada Humana da história
            A história até agora inédita da perseguição e captura de Adolf Eichmann – o arquicriminoso nazista
Título Original Norte-americano: The House on Garibaldi House
Autor: Isser Harel – Ex-Chefe do Serviço Secreto Israelense
Tradução de Mary D. Cardoso.
Editora Record
Ano: 1977
Nº de páginas: 287

Equipe:
Yosef Kenet, chefe israelense do grupo que seguiu, sem descanso, o rastro de Eichmann.
Shalom Dani, famoso artista cujo talento como falsificador desempenhou papel crucial
Dina Ron, sedutora agente que representou o papel de amante de Dani, na casa em que Eichmann foi mantido prisioneiro.
Isser Hare, em pessoa, e tranquilo e devotado profissional em quem todo o esquema se articulava.

Sinopse:
Neste documentário são descritas, com riqueza de detalhes, todas as providências tomadas pelo Serviço Secreto de Israel para traçar o paradeiro, tentar localizar e finalmente capturar Adolf Eichmann, um dos grandes criminosos de guerra nazista, desaparecido da Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial e procurado por vários países.
Figura exponencial do segundo escalão do Partido Nacional Socialista Alemão, responsável direto pela execução das práticas de extermínio decorrentes da política anti-semita adotada pelo Terceiro Reich e das medidas brutais que caracterizaram as praxes de dominação alemã dos povos conquistados ao breve fastígio do nazismo, Eichmann, como outros nazistas do mesmo calibre, tão depressa se pode adivinhar o fim que se aproximava do horrendo conflito, desapareceu sem deixar rastro e, como se sabe, só veio a ser encontrado 15 anos após o término da guerra, e na América do Sul. Em realidade, era crença geral que Eichmann e muitas outras figuras importantes do nazismo se haviam dirigido para países deste continente, especialmente para a Argentina, face a uma indisfarçada simpatia do regime político então ali reinante pelo princípios do nacional-socialismo.

Isser Hare, autor do livro , foi por vários anos chefe do Serviço Secreto de Israel. Funcionário de excepcional competência e dedicação incomum a seu trabalho, Harel conta como se configurou, desenvolveu e concluiu a “Operação Eichmann”, na qual os israelenses usaram todos os recursos de seu Serviço Secreto no período compreendido entre janeiro de 1958 e maio de 1960. Seu livro é um relato fascinante, conciso, objetivo e extremamente agradável de ler. Conforme o classificou a crítica da primeira edição do seu original em inglês, trata-se de um significativo documento da nossa época.

A Casa da Rua Garibaldi
Livro muito interessante, gostoso de ler. Você imagina um filme de ação, aguardando cada novo passo, e se tudo vai correr como o planejado. O que chama atenção é o fato de ser um caso verdadeiro e de repercussão mundial.

No prefácio Harel, comenta que vários pormenores foram ocultos, porque devem permanecer secretos devido a natureza da operação. E as identidades que aparecem no livro são pseudônimos. O  único nome verdadeiro é o de Shalom Dani, que faleceu em 1963.
No início do livro existe uma mapa da casa aonde estava Eichmann na Argentina e uma listagem de todos que participaram da missão, com uma breve descrição da ação que tiveram na operação.

Comunicação do Primeiro-Ministro:
“Tenho a comunicar ao Knesset que, há pouco tempo atrás, um dos maiores criminosos nazistas foi encontrado pelo Serviços Secretos Israelenses: Adolf Eichmann, que foi responsável, juntamente com os chefes nazistas, por aquilo que chamaram a “Solução Final do Problema Judaíco”- isto é, o extermínio de seis milhões de judeus da Europa.
Adolf Eichmann já está preso em Israel e brevemente será levado a julgamento em Israel, de acordo com a Lei de Punição dos Nazistas e dos Colaboradores Nazistas, de 1950.”


“A notícia lampejou, do Knesset a toda nação israelense, aos torturados que haviam sobrevivido à fábrica de morte, aos desolados que haviam perdido tantos entes queridos. Aquela reafirmação do império da lei os encorajava e renovava sua fé na justiça.



Participando

Tudo sobre o DL 2012





Objetivo:
Para o Nivel 1: 12 livros no ano 
51 livros em 2012! By Alquimia dos Romances!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo