31 julho 2012

Resenha: 1808 de Laurentino Gomes


Livro: 1808-como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil
Autor: Laurentino Gomes
Editora Planeta do Brasil, 2007
São Paulo
Nº de páginas:367
Brasil-História -D. João VI, 1808-1821.

Nunca algo semelhante tinha acontecido na história de Portugal ou de qualquer outro país europeu. Em tempos de guerra, reis e rainhas haviam sido destronados ou obrigados a se refugiar em território alheios, mas nenhum deles tinha ido tão longe a ponto de cruzar um oceano para viver e reinar do outro lado do mundo. Embora os europeus dominassem colônias imensas em diversos continentes, até aquele momento nenhum rei havia colocado os pés em seus territórios ultramarinos para uma simples visita- muito menos para ali morar e governar. Era, portanto, um acontecimento sem precedentes tanto para os portugueses, que se achavam na condição de órfãos de sua monarquia da noite para o dia, como para os brasileiros, habituados até então a serem tratados como uma simples colônia de Portugal. - Laurentino Gomes

Livro é resultado de dez anos de investigação jornalística.
Me encantei pelo livro, ele tem um pouco de tudo. Começando pela linha do tempo, que vai da Revolução Francesa à Independência do Brasil, fazendo-nos recordar dos nossos tempo de escola. Uma introdução que nos situa no que vai ser descrito. A seguir nos são apresentados 29 capítulos, com a descrição do que ocorreu, com vária informações que muitas vezes nem tivemos conhecimento. Um capítulo só com notas elucidativas, com vários pontos de referências.Os agradecimentos e ìndice onomástico.
Parece que você está na escola? Não, li com o maior prazer, parecia que estava lendo um livro autobiográfico, onde você fica querendo saber mais detalhes.
Recomendo para quem gosta de leituras histórica. Se imaginar que você está lendo um romance histórico, cheio de aventuras.


Participando

Tudo sobre o DL 2012





Objetivo:
Para o Nivel 1: 12 livros no ano 
51 livros em 2012! By Alquimia dos Romances!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo