31 agosto 2012

Resenha - A Torre Negra-Vol 1- O Prisioneiro Stephen Kking

O Pistoleiro
Livro: O Pistoleiro- A Torre Negra Vol 1
Título Original: The Gunslinger
Autor: Stephen King
Tradução: Mário Molina
Editora: Objetiva
Nº de páginas: 221
Literatura Americana-Romance

"O homem de preto fugia pelo deserto, e o pistoleiro ia atrás..."

Roland é um dos últimos pistoleiros como os cavaleiros tem valores como honra e lealdade, movido por seus próprios ideais e tem como objetivo chegar a Torre Negra.
Com alguns flashack sabemos sobre acontecimentos anteriores. O livro é bem interessante, fala de músicas dos Beathes, Kiss e comenta sobre Os Cavaleiros da Távola Redonda e parece ambienta no velho oeste.

Participando:
51 livros em 2012! By Alquimia dos Romances!

Maratona de Banca e Maratona Hot - Mês de Agosto/12

Estrada da Esperança

Sinopse - Estrada da Esperança - ( 16 Lighthouse Road ) Crônicas de Cedar Cove - Livro 1 - Debbie Macomber

Nº de Páginas: 352
Editora: Harlequin Books

Olivia Lockhart
Lighthouse Road, 16
Cedar Cove, Washington

Querida leitora,

Você ainda não sabe quem eu sou, mas isso vai mudar em poucas horas. Estou convidando-a para conhecer minha casa e minha cidade, Cedar Cove. Venha e descubra as histórias de seus habitantes e até, quem sabe, seus segredos!
Quer um exemplo? Sou juíza na Vara de Família e minha mãe, Charlotte, gosta de visitar minha sala de audiências. Recentemente, eu estava julgando um pedido de divórcio. Para Charlotte, os jovens Cecilia e Ian Randall ainda não haviam tentado o bastante fazer seu casamento dar certo. Concordei com ela e sentenciei: Divórcio Negado.
Bem, você não acreditaria na reação que isso provocou! Graças a um artigo de Jack Griffin, editor do jornal local (e um homem que eu adoraria encontrar com mais frequência!), todo mundo está falando a respeito. 
Cedar Cove. As pessoas amam esta cidade. E jamais a esquecem. 
Até breve...

Olivia


Este livro é surpreendente, apesar de ser de banca, inova não falando apenas de um casal, como é o costume nesse tipo de leitura.
Ian e Cecilia, jovens que se casaram há menos de um ano, decidem se separar após a morte da filha recém-nascida.
A juíza Olívia nega a anulação 
Grace, amiga da Olivia, que está passando por dificuldades no casamento. cujo marido desaparece. Temos também o jornalista Jack, que começa a demonstrar interesse em Olivia, mas tem de lidar com o ex-marido dela. Mas uma das minhas favoritas é a Charlotte, mãe de Olivia, que é uma senhorinha muito esperta, que adora conversar e dar seus sábios conselhos a quem lhe pedir.



Participando


Leitura Hot

Objetivo:
Para o Nivel 1: 12 livros no ano = 








51 livros em 2012! By Alquimia dos Romances!








.



Resenha - O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry


Editora: Circulo do Livro
Nº de Páginas: 96

Sinopse - O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

Livro de criança? Com certeza!
Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância.De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembrençade questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíves na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordaçoes.O reencontro,o homem-menino.

Este livro é exatamente: um livro infantil/adulto.
No livro percebemos que conforme crescemos perdemos a nossa inocência, os sonhos de criança. Ele é apresentado no decorrer da conversa do pequeno príncipe com o aviador perdido no deserto( ele também teve o sonho de criança de ser um grande desenhador e foi desestimulado). É a primeira coisa que o príncipe pede, para fazer um desenho.
Ele adora fazer perguntas e também conta a sua aventura desde que saiu do seu planeta, encontrando vários tipos de habitantes durante a sua visita a vários planetas, que representam os seres humanos( vaidosos, homem de negócios)
No primeiro planeta: um rei.;no segundo:um homem presunçoso; no terceiro: um bêbado; quarto: homem de negócios; quinto: acendedor de lampiões; sexto: gógrafo e no sétimo: o nosso aviador no planeta Terra.
O livro nos faz refletir, se vale a pena, a gente parar de sonhar e realizar nossos sonhos. 

Participando


51 livros em 2012! By Alquimia dos Romances!









Objetivo:
Para o Nivel 1: 12 livros no ano =



30 agosto 2012

Saindo da Estante - A Torre Negra - O Pistoleiro - Vol 1

O Pistoleiro


Sinopse - O Pistoleiro - A Torre Negra - Vol. 1 - Stephen King

"Este livro é o primeiro dos sete volumes de série A Torre Negra, obra mais ambiciosa do escritor Stephen King. "O Pistoleiro" apresenta ao leitor o fascinante personagem de Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam "seguiu adiante". Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e verdadeira obsessão para Roland, seu Cálice Sagrado, sua única razão de viver. O pistoleiro acredita que um misterioso personagem, a quem se refere como o homem de preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá- lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso. Pelo caminho, encontra pessoas que pertencem a seu ka-tet - ou seja, cujo destino está irremediavelmente ligado ao seu. Entre eles estão Alice, uma mulher que Roland encontra na desolada cidade de Tull, e Jake Chambers, um menino que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer em circunstâncias trágicas na Nova York de 1977. Mas o pistoleiro não conseguirá chegar sozinho ao fim da jornada que lhe foi predestinada. Na verdade, sua aventura se estenderá para outros mundos muito além do Mundo Médio, levando-o a realidades que ele jamais sonhara existir. Inteiramente revista pelo autor, esta primeira edição brasileira de "O Pistoleiro" traz também prefácio e introdução inéditos de King."

Coleção Completa: A Torre Negra Stephen King - 7 livros [Edição Exclusiva]Coleção Completa

O Homem Nu de Fernando Sabino

O  homem nu
Livro: O Homem Nu
Autor: Fernando Sabino (1923-2004)
Edição: 27ª
Rio de Janeiro
Editora: Record
Ano: 1987
Assunto:Crônicas Brasileiras
Nº de páginas:189

O Homem Nu

Um homem que se vê do lado de fora do apartamento, sem conseguir entrar completamente nu. (O Homem Nu).
Um delegado às voltas com um crime de morte em que não há nem assassinos nem assassinatos.
O próprio Autor às voltas com empregadas, condôminos (Condôminos), hipnotistas (Sessão de Hipnotismo), hipocondriacos (Obriga, Doutor), bêbados, cavalos (O Espelho do General), cachorros, Polícia, Exército e bolas de gude(A Vitória da Infância). Episódios vividos na Itália(Correria na Estação de Nápoles), nos Estados Unidos, na Bélgica(Panorama Visto da Torre), na Inglaterra e em Portugal (Amor em Portugal).
A desventura de um homem que foi reduzido à metade de si mesmo(O Gordo e o Magro), de outro que apanhava de mulher, a aparição de um anjo cafajeste, a reunião de pais em que só havia mães, uma cidade invadida por macacos(Macacos me mordam). Evoluções de uma mulata e um leiteiro, manobras de um esquadrão de cavalaria, o cheiro das alpercatas de Bélzebu( As Alpercatas).
As cem mil bengalas de um pintor. Dois casais que não chegaram a jantar. O tenente que engoliu o capitão. Uma prisão em flagrante(Prisão em Flagrante). A morte configurada num cão.
Quarenta contos e crônicas do autor de O Encontro Marcado.


Não estou acostumada a ler contos, apesar de neste ano já ter lido Contos Coreanos. Escolhi O Homem nu, por pensar ser um livro tipo romance, não sabia de que era de contos. E por conta da leitura, descobri que Fernando Sabino era um escritor mais contos e crônicas, do que de romances.
Gostei de alguns, outros não me interessei. Os meus preferidos: O Homem Nu(claro), Espinha de Peixe, Prisão em Flagrante, Panorama Visto da Torre. Não gostei dos que falavam sobre exército, não entendi bulufas.
Apesar de tudo, recomendo. Temos que nos habituar a ler livros nacionais e valorizar os nossos autores..

Post relacionado:
Entrando e Saindo da Estante: O Homem Nu


Participando






Objetivo:
Para o Nivel 1: 12 livros no ano 
51 livros em 2012! By Alquimia dos Romances!





29 agosto 2012

Entrando e Saindo da Estante - O Homem Nu

O  homem nu


Sinopse - O homem nu - Fernando Sabino

Sabino lançou O homem nu em 1960. Um livro de contos que tomou emprestado o título de uma história de apenas quatro páginas. Nas poucas linhas, o autor descrevia o drama de um homem que, sem roupa, vai ao corredor de seu edifício pegar o pão e fica preso do lado de fora de casa. A idéia, muito boa, virou filme em 1967 — estrelado por Paulo José e Leila Diniz — sob a direção de Roberto Santos. Sabino, porém, não gostou muito do resultado e fez sua própria roteirização da história. A partir daí, transformou o material na novela A nudez da verdade, que em 1994 entrou na trilogia Aqui estamos todos nus.
Com a reedição de O homem nu, os leitores têm a oportunidade de se reencontrar com a centelha de criatividade original que resultou em dois filmes. Façanha rara na literatura brasileira.

O homem nu - Fernando Sabino



Do autor:
1-Os Grilos não cantam mais-Contos-1941
2-A Marca – novela-1944
3-A Cidade Vazia-crônicas e histórias de Nova York-1950. Acrescida de Medo em Nova York, 1979
4-A Vida Real- novelas- 1952
5-Lugares-Comuns-dicionário-1952
6-O Encontro Marcado-romance-1956

7-O Homem Nu-contos e crônicas-1960

8-As Melhores Crônicas-crônicas-1986
9-As Melhores Histórias-crônicas-1986
10-As Melhores Contos-contos-1986
11-A Mulher do Vizinho-crônicas-1962
12-A Companheira de Viagem-contos e crônicas-1965
13-A Inglesa Deslumbrada-crônicas e histórias da Inglaterra e do Brasil-1967
14-Gente I e Gente ll-crônicas e reminiscências -1975
15-Deixa o Alfredo Falar!-crônicas e histórias curtas-1978
16-O Encontro das Águas-crônicas irreverente de uma cidade tropical-1977
17-Gente-crônicas e reminicências-1979
18-O Grande Mentecapto-romance-1979
19-A Falta que Ela me Faz-contos e crônicas-1980
20-O Menino no Espelho-romance-1982
21-O Gato Sou Eu-contos e crônicas-1983
22-Macacos me mordam-conto infantil-1984-Coleção “Abre-te Sésamo”
23-A Vitória da Infância-crônicas e histórias-1984
24-A Faca de Dois Gumes-novelas-1985
25-O Pintor que Pintou o Sete-história infantil-1986

Iniciando-se ainda na adolescência com um livro de contos, Fernando Sabino chamou a atenção para o seu nome em 1944 com uma novela, A Marca. Em 1948, voltando dos Estados Unidos, onde vivera cerca de 3 anos, fez sucessos com um livro de crônicas, A Cidade Vazia. Em 1952 publicou um livro de novelas, A Vida Real, onde exercita a sua técnica e novas experiências literárias. Com O Encontro Marcado, seu primeiro romance, em 1956 o escritor mineiro abriu à sua carreira um caminho novo dentro da literatura nacional. Os livros de contos, crônicas e histórias curtas que se sucederam, O Homem Nu(1960), A Mulher do Vizinho(1962), A Companheira de Viagem(1965), A Inglesa Deslumbrada(1967), Gente l e ll(1975), Deixa o Alfredo Falar!O Encontro das Águas(1977) vieram reafirmar as suas qualidades de prosador, capaz de explorar com fino senso de humor o lado pitoresco ou poético do dia a dia, colhendo de fatos cotidianos e personagens obscuros verdadeiros lições de vida, graça e beleza. Em 1979 publicou seu segundo romance O Grande Mentecapto, que imediatamente conquistou verdadeira consagração nacional, aclamado pela crítica e pelo público. Lançou ainda novo livro de crônicas e pequenas histórias em 1980, A Falta que Ela me Faz.No fim de 1982 publicou seu terceiro romance O Menino no Espelho, com ilustrações de Carlos Scliar, que logo ultrapassou a casa dos 100.000 exemplares. Em 1983, publicou com igual sucesso a coletânea de crônicas e histórias O Gato Sou Eu. Em 1985, provocou verdadeiro impacto com o seu surpreendente livro A Faca de Dois Gumes, uma triologia de amor, intriga e mistério

Filme de 1968

Filme de 1997

14 agosto 2012

Uma página da história


São raras as vezes em que determinada geração tem a oportunidade de vivenciar a história sendo feita. O julgamento dos 38 réus do mensalão, que começa na próxima quinta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, é um desses episódios com força para atrasar ou acelerar, dependendo de sua qualidade, os processos históricos da evolução política no Brasil. A história de um país e de um povo é feita de fatos. É sobre eles que os historiadores se debruçam na tentativa de encontrar um fio condutor que os ligue em uma sequência lógica cujo somatório é o que chamamos de nação.
O mensalão foi um fato. Foi um gigantesco arranjo partidário, financeiro, empresarial em que parte das elites governantes do Brasil no primeiro mandato de Lula se pôs de acordo sobre o uso de dinheiro de diversas origens, quase todas elas espúrias, para comprar ou manter o apoio ao Palácio do Planalto de parlamentares e partidos tradicionalmente mercenários.
Inédito? Não. Mas nunca se tinha tentado uma operação daquela envergadura com a instalação no coração do mundo político de um mecanismo de mercado negro de consciências em troca de dinheiro. Políticos iam e vinha de agências bancárias para receber quantias em dinheiro vivo; os mais destemidos assinavam recibos ou pediam à mulher para fazê-lo; os de nervos fracos

inventavam despesas falsas de consultores, agências de propaganda ou assessores de imprensa. Quem não tinha tanta iniciativa podia contar com os serviços financeiros do esquema, que fornecia recibos assinados por secretárias, motoristas, laranjas arrumados às pressas. A capital do país foi tomada por um furor argentário que o então deputado Roberto Jefferson, figura-chave no desmantelamento do mensalão, descreveu com sua voz de barítono: "ratos magros!".
VEJA foi o órgão de imprensa que primeiro revelou o arranjo, com a divulgação de um vídeo em que o diretor dos Correios embolsava um maço de cédulas como propina. O diretor era ligado a Jefferson, que, para não cair sozinho, relatou a extensão dos crimes de repasse de dinheiro a parlamentares e chamou pela primeira vez o processo de mensalão. Sete anos depois, desbaratada a "quadrilha", nas palavras de Antonio Fernando de Souza, o então procurador-geral da República, o STF começa a julgar responsabilidades. O que está em jogo não é apenas o destino das 38 pessoas acusadas. O que está em jogo é que página da história nossa geração escreveu neste começo do século XXI - uma página que pode nos envergonhar ou da qual nós, nossos filhos e netos vamos nos orgulhar.
VEJA, edição 2280, 1º de Agosto de 2012

11 agosto 2012

Ganhei um desafio!



1º) Suzy
2º) Sonia Carmo
3º) Renata L

Participei da Semana Harry Potter em julho e adivinhem fiquei com o 2º lugar. o prêmio era brindes para os 3  primeiros lugares. O meu brinde já chegou.

07 agosto 2012

Londres 2012 – A Corrida do Ouro

Quantos gols, nocautes, cortadas, pontos, sets e marcas são necessários para se fazer uma Olímpida.

Por Andressa Basílio, Humberto Peron e Marina Jankauskas.


Post rotativo:
Atualizado em 07/08/2012



Vôlei de Praia
Período de disputa: 28/07 a 09/08

Fique por dentro

Jogado em duplas, os sets no vôlei de praia terminam em 21 pontos, de modo diferente do vôlei de quadra que vai até 25. Para vencer a partida, um dueto precisa vencer dois sets.
Diferente do vôlei tradicional na modalidade de praia o toque de bloqueio é contado como toque. Assim, depois que a bola resvala na proteção, a dupla terá apenas mais dois toques para mandar a bola para a quadra do adversário.

Você vai ouvir
Troca de lado; As duplas precisam ir para o outro lado da quadra de areia a cada sete pontos – no primeiro e no segundo sets – e a cada cinco pontos no terceiro set. À medida tem por finalidade que nenhum time seja prejudicado pela posição do sol ou pela direção do vento.

Brasil

Desde que a modalidade entrou no programa dos Jogos Olímpicos , o Brasil sempre conquistou medalhas nas areias. Em Londres, nossos classificados também surgem como favoritos, com destaque para a dupla formada por  Juliana e Larissa, que conquistou o Campeonato Mundial em 2011.

Forças
Brasil, Estados Unidos e China
_______________________________________________________
Hipismo
Período de disputa: 28/07 a 09/08

Fique por dentro

O hipismo é composto de três categorias: salto , curso completo de equitação(CCE) e adestramento. As duas primeiras são disputadas em equipe, composta de cinco atletas cada uma. A última individual.

Você vai ouvir
Conjunto: Dupla formada por cavalo e cavaleiro.
Paddock: Próximo cavaleiro a entrar na pista.
Refugo: Quando o cavalo se recusa a saltar.

Brasil
Como o processo de escolha dos atletas brasileiros só será definido dia 9 de julho, apenas Luiza Almeida estava qualificada para as Olimpíadas de Londres. Caso Doda se classifique, as chances de medalhas do Brasil ficam maiores.
________________________________________________
Tênis de Mesa
Período de disputa: 28/07 a 08/08

Fique por dentro

São 74 jogadores distribuídos em chaves e em jogos simples e eliminatórias. A partida é constituida por sets de 11 pontos, sendo que jogos individuais são disputados em melhor de 7 sets e jogos em duplas, em melhor de 5.
Caso haja empate em 10 pontos, vence aquele que conseguir abrir uma diferença de 2 pontos no placar.
O saque é dado atrás da linha de fundo e a bola deve, primeiro, tocar no campo do sacador, passar sobre a rede sem tocá-la e bater no campo recebedor.

Você vai ouvir
Deuce: Termo utilizado para o empate na decisão de um set.
Cortada: Jogada ofensiva, de muita força e utilizada para finalizar a disputa de ponto.

Brasil
O Brasil nunca chegou às finais. Neste ano dificilmente será diferente, apesar de termos uma chinesa naturalizada brasileira competindo por nós. “A Gui Lin trouxe uma base boa. Ela tem um estilo rápido e uma boa movimentação de pernas”, explica Hugo Hoyama, o grande nome da modalidade no país.

Forças
China, Hong Kong, Japão e Coreia do Sul.

_____________________________________________________
Levantamento de Peso
Período de disputa: 28/07 a 07/08

Fique por dentro

Há 15 categorias, 8 para homens e 7 mulheres, baseadas no peso dos atletas. A disputa é dividida em três provas: arranque, arremesso e aproveitamento total.
O objetivo é levantar, mais peso. Cada atleta tem três oportunidade para erguer os halteres. Em caso de empate, leva a medalha quem pesar menos. Em um novo empate, ganha quem levantou primeiro o maior peso.

Você vai ouvir

Arranque: Consiste em levantar a barra em um só movimento desde a plataforma até a completa extensão dos braços acima da cabeça.
Arremesso: Levantar a barra em dois tempos, da plataforma até o peito e do peito até a completa extensão dos braços acima da cabeça.
Barra: Ela pesa 20 kg na categoria masculina e 15 kg na feminina.

Brasil
O Brasil nunca obteve bons resultados, mas será representado em Londres por Jaqueline Ferreira, na categoria até 75 kg e Fernando Saraiva, campeão dos pesos pesados no Pan de Guadalajara.

Forças
China, países do Leste Europeu e os Estados Unidos são as grandes potências do esporte
___________________________________________________________
Tiro
Período de disputa: 28/07 a 06/08

Fique por dentro

Nas Olimpíadas existem três categorias: pistola, carabina e tiro no prato. Nas provas de pistola exitem categorias em que os alvos são móveis e fixos. Nas de carabina, os atletas precisam atirar em pé e deitados. No tiro aos pratos, é preciso acertar alvos que são lançados de variadas alturas.
O Brasil conquistou suas primeiras medalhas olímpicas na modalidade.Isso aconteceu nos Jogos de 1920, disputadas em Artuérpia (Bélgica). Depois do feito, nossos atiradores não conquistaram mais nenhum pódio.

Você vai ouvir
Boca: Parte da frente da arma, por onde saí o projétil.
Carabina: Tipo de arma mais pesada e longa.
Casa: Local de onde são lançados os pratos. Dependendo da posição de lançamento, pode ser chamada de Casa Alta ou Casa Baixa.
Pistola: Arma leve e curta. Para fazer o disparo, o atleta deve segurar o armamento com uma das mãos.

Forças:
China, Estados Unidos e República Tcheca.

______________________________________________________
Tênis
Período de disputa: 28/07 a 05/08

Fique por dentro

Nas Olimpíadas, a modalidade pode ser disputada em partidas individuais ou em duplas. Essa é a primeira vez na história dos Jogos Olimpícos que, além de duplas masculinas e femininas, a competição contará com duplas mistas.
“As Olimpíadas serão disputadas na superfície de grama, nas mesmas quadras onde Winbledon será disputada. Então teremos Winbledon e três semanas depois já começam as Olimpíadas, mas mesmas quadras. Assim, o vencedor do campeonato é o grande favorito para a Olimpíada “, diz Fernado Miligeni.

Você vai ouvir
Winner: Bola indefensável, batida com força, que define o ponto.

Forças

Masculino: Roger Federer (Suiça), Novak Djokovic (Sérvia) e Rafael Nadal (Espanha)
Feminino: Maria Sharapova (Rússia) e Serena Williams (EUA)
_______________________________________________________

Remo
Período de disputa: 28/07 a 04/08

Fique por dentro

Como em um corrida, o objetivo é chegar na frente do adversário utilizando para isso barcos e remos em raias de dois mil metros. As regatas são realizadas em linha reta e apenas seis disputam cada prova
São realizadas provas eliminatórias, das quais se classificam para as semifinais os 12 melhores barcos. Os eliminados nesta fase ainda têm mais uma chance de repescagem.

Você vai ouvir
Ataque: Momento em que o atleta coloca a pá na água.
Carrinho: Assento que desliza sobre um trilho e permite o movimento de impulsão do atleta enquanto rema.
Extração: Momento em que o atleta tira a pá da água.
Forquita: Suporte giratório em forma de “U”, que mantém o remo no lugar.

Brasil
O Brasil não costuma se destacar na modalidade, mas há chance de a atleta Fabiana Beltrame alcançar uma boa colocação.
________________________________________________________
Judô
Período de disputa: 28/07 a 03/08

Como arte de defesa pessoal, os judocas utilizam a força do oponente em benefício próprio.
Cada combate tem duração máxima de 5 minutos. Em caso de empate, há prorrogação de um minuto e meio. Persistindo a igualdade, os três juízes decidem o campeão.
A partir de 2009, a Federação Internacional de Judô passou a usar regras mais rígidas. Além de proibir chutes, socos e golpes no rosto, as pegadas de perna foram banidas.
O objetivo é conquistar o ponto completo, o ippon. Ele pode acontecer de quatro formas: 1) queda do adversário de costas no chão; 2) imobilização no tatame durante 25 segundos; 3) desistência causada por estrangulamento (ou perda de sentidos); 4) desistência por chave de braço.
Se nenhum dos judocas conseguir o ippon, vence quem tem mais vantagem. O waza-ri, por exemplo, vale meio ponto, o yuko vale um terço de ponto e o koka, um quarto de ponto.
Você vai ouvir:
Waza-ri: Golpe quase perfeito, quando o judoca cai no tatame, mas não com as costas inteiras no chão(essa é uma característica do ippon). Ou quando o adversário fica imobilizado por menos, de 25 segundos.
Yuko: Corresponde a queda de lado ou à imobilização do adversário entre quinze e vinte segundos.
Koka: Acontece quando a imobolização dura 10 a 15 segundos, ou quando há uma queda imperfeita.
Shido: É a punição aplicada principalmente por golpe ilegal ou falta de combatividade.
Hansoku-Make: Desclassificação do atleta.

Brasil:
O Brasil costuma fazer bons números na modalidade. Mayra Aguiar e Leandro Guilheiro estão liderando o ranking mundial e vão fortes para Londres.
“Nós temos bastante chance de medalha. Na categoria masculina, 6 a 7 atletas classificados para Londres estão entre os melhores do mundo. No feminino, o número também é bom: são 4 dos 7 classificados”, diz Ney Wilson, coordenador da Seleção Brasileira de Judô.
Forças
Japão, Coreia, Rússia, França e Holanda são os países que costumam sair-se bem nos embates no tatame.   
__________________________________________________________ 
Ginástica Artística
Período da disputa: 28/07 a 07/08

Fique por dentro
Algumas provas são diferentes para homens e mulheres. No masculino são realizadas as provas de solo, cavalo com alças, argolas, salto, barras paralelas simétricas e barra fixa. Já no feminino as provas são o salto, barras paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo com fundo musical.
As séries são avaliadas por dois painéis de árbitros. O Painel A avaliará a dificuldade da série apresentada. Cada elemento é ranqueado de acordo com um nível de valor- A(o mais fraco), B, C,D, E, F ou G(o mais forte), e recebe uma pontuação de acordo com esse nível. As ligações mais difíceis também são pontuadas. Dessa avaliação saí a Nota A .
O Painel B avalia as falhas de execução e apresentação artística que ocorem durante o exercício. Quedas, erros de postura, falta de precisão na aterrissagem e outros deslizes vão sendo subtraídos da nota inicial de 10 pontos, resultando, no final da apresentação na Nota B.
Nota A + Nota B= Nota Final

Você vai ourvir
Dos Santos; Acrobacia criada por Daiane dos Santos: dá dois giros em torno do corpo, seguido de dois mortais no ar com uma flexão no quadril, levando as mãos à altura dos joelhos.
“Ela foi a primeira ginasta do setor feminino a fazer, por isso ganhou o nome dela”, explica a juíza Yumi Sawasato.

Brasil
Neste ano o Brasil conseguiu, pela terceira vez consecutiva, a classificação da equipe completa da seleção feminina de ginástica artística. Mesmo assim, as chances de disputa de medalha são poucas. Mas Jade Barbosa e Daniele Hypólito são nomes que não devem ser ignorados. Já no masculino, é o contrário: apesar de só termos classificados três nomes para Londres , a medalha inédita pode vir justamente dos meninos: Diego Hypólito e Arthur Zanetti, que subiram ao pódio no Mundial, são as maiores esperanças.

Forças
Feminino: Estados Unidos, Rússia, China e Romênia.
Masculino: Japão, China e Rússia.
____________________________________________________________
Esgrima

Período de disputa: 28/07 a 05/08

Fique por dentro
As competições são disputadas em eliminação direta simples. Dependendo das provas podem ser disputas indivuduais, ou em equipes, formadas por três atletas de cada país.
No individual, o vitorioso é quem atingir quinze pontos, ou quem tiver a maior pontuação ao final de três tempos de três minutos cada. Em equipes, quando um dos atletas atinge cinco pontos, entram outros dois para continuar o combate, seguindo o placar deixado pelo companheiro. Vence a equipe que chegar a quarenta e cinco pontos.

Você vai ouvir
Espada: A arma mede 110 cm e pesa 770 g. A ponta é retrátil e qualquer toque dos pés à cabeça, é válido.
Florete: Mede 90 cm e pesa 500g. A pontuação é marcada quando a ponta da arma toca o tronco do adversário.
Sabre: Mede 88 cm e pesa 500g. Raspão acima da cintura é considerado ponto. O atleta usa a ponta  e os lados da arma.
 __________________________________________________________
Ciclismo
Período de disputa: 28/07 a 12/08

Fique por dentro
O ciclismo é uma modalidade esportiva composta por quatro disciplinas olímpicas: Estrada, Montain Bike, Bicicross e Pista. Elas têm ainda suas subdivisões internas, conforme suas características e especialidades dos atletas.
Estrada; É uma das disciplinas mais tradicionais e possui duas divisões, a prova tradicional em estrada aberta e a contra-relógio individual em que o atleta larga separadamente e quem finalizar o percurso com o melhor tempo é definido campeão.
Montain Bike: Disputada em trilhas de terra. A maioria das provas é em mata fechada com percurso bastante irregulares e passando por vários obstáculos. Suas divisões são o Montain Bike tradicional, Downhill (em descidas íngremes) e Moutain Bike Marathon (em um terreno mais plano, com um percurso mais longo).
Bicicross: Surgiu após crianças tentarem imitar os seus ídolos do Motocross. Com o passar do tempo, acabou ganhando importância no cenário esportivo e hoje sua divisão BMX Racing (disputada em pista especial com curvas e rampas) é uma das modalidades olímpicas.
Pista: Destaca-se pela grande quantidade de medalhas que coloca em jogo. É realizada no velódromo e as divisões que fazem parte das Olímpiadas são as provas de Velocidade individual, Velocidade por Equipes, Persiguição por Equipes, Keirim e Omnium.

Você vai ouvir:
Andar na roda: Pegar o vácuo do ciclista que vai à frente, quase encostando a roda de sua bicicleta na do adversário.
Cavando uma pedalada: Enquanto o corredor está fazendo uma curva, uma pedalada bate no solo.
Escapada: Quando um ciclista de um pequeno grupo de ciclistas se desliga do pelotão, buscando marcar uma diferença de tempo e espaço que se torne impossível de tirar.
Rapid Fire: Passador de marchas que funciona com os dedos.
Voador: Ataque-surpresa, geralmente por um único corredor.

Brasil
Nomes com mais chances de medalhas: Murilo Fischer (Estrada); Rubens Donizete (Mountain Bike); e c]Clemilda Fernandes (feminino).

Forças
Estrada: Mark Cavendish (Reino Unido) e Fabian Cancellara (Suiça); Pista: Chris Hoy (Reino Unido); Mountain Bike: Julien Absalon (França); Bicicross: Sam Willowghby (Austrália).
 _________________________________________________________ 
Boxe
Peíodo de disputa: 28/07 a 12/08

Fique por dentro
Para os homens, as lutas são divididas em três rounds de três minutos, por um de descanso. No caso das mulheres, são quatro assaltos de dois minutos. Ganha quem pontuar mais ou quem deixar o adversário impossibilitado de continuar a luta.
Há um árbitro no ringue e cinco juízes fora dele. Cada golpe vale um ponto, mas para que ele seja contabilizado, pelo menos três juízes precisam considerá-lo válido.
Quedas também valem um ponto. Quando elas acontecem, o lutador tem 8 segundos para se levantar. Caso contrário, está eliminado.

Você vai ouvir:
Jab: Golpe frontal usado para afastar o oponente ou medir distância.
Direito: Golpe rápido e forte, dado com o melhor punho de lutador.
Cruzado: Golpe potente que visa acertar a lateral da cabeça do adversário.
Gancho: Golpe aplicado em curva, para contornar a guarda do oponente.

Brasil
“Nunca tivemos tantas chances de medalha como agora, com nomes como Everton Lopes, Myke Carvalho e Adriana Araújo” afirma Servílio de Oliveira, único brasileiro que ganhou medalha olímpica no boxe.

Forças
Cuba e países do Leste Europeu, como Ucrânia e Cazaquistão.
 __________________________________________________________
Basquete
Período de disputa: 28/07 a 12/08

Fique por dentro

Para as Olimpíadas, 12 seleções – tanto no masculino quanto no feminino- participam do tradicional torneio.

O jogo é disputado em quatro períodos de 10 minutos cada. Em caso de empate, uma prorrogação de cinco minutos, decide a partida.

Quando uma equipe consegue a posse de bola, tem vinte e quatro segundos para realizar o arremesso.

Uma cesta comum vale dois pontos, arremesso igual ou superior a 6,25 metros da cesta valem três pontos, e lances livres somam um ponto.

Você vai ouvir

Assistência: Passe dado a um companheiro que resulta em cesta.
Bandeja: Arremesso curto em que o jogador em movimento, solta a bola suavemente.
Corta-luz: Tentativa de retardar ou impedir que um adversário, sem a bola chegue a um determinado ponto da quadra.
Rebote: Recuperação da bola após erro de arremesso. Pode ser defensivo ou ofensivo, dependendo da posição na quadra onde ele acontece.

Brasil
“No Brasil, o destaque vai para Nenê e Leandrinho, saídos da NBA. O time feminino também está muito bem. As meninas são rápidas, vão bem no contra-ataque e são muito criativas no ataque. Podem chegar longe” acredita Hortência Marcari, melhor jogadora da história do nosso basquete feminino.

Forças
EUA, Austrália e Rússia.
_________________________________________________________ 
Badminton
Período de disputa: 28/07 a 05/08

O Badminton é um esporte que mistura elementos do tênis e do vôlei. È jogado com raquetes compridas e peteca no lugar da bolinha. O objetivo é mandar a peteca ao chão da quadra do adversário, em uma partida disputada em melhor de três sets de 21 pontos cada, sem vantagem.

È proibido dar dois toques seguidos no mesmo lado da quadra, tanto em duplas como em simples.

Você vai ouvir
Clear: Golpe defensivo básico. Com ele, o jogador consegue atirar a peteca nofundo da quadra adversária.
Drop Shot: É a famosa “largadinha” jogada de alto risco em que o jogador bate a bola curta, junto à  rede.
Smash Golpe mais agressivo do badminton, que equivale à cortada do vôlei.

Forças China, Coreia do Sul, Dinamarca, Indonésia e Malásia ( o Brasil não terá representantes).

_________________________________________________________
Tiro com Arco
Período da disputa: 27/07 a 03/08

A cada disparo, os atletas ganham pontos conforme a localização da flecha ao atingir o alvo, dividido em dez setores. Cada uma dessas áreas tem um valor de pontos determinado, que vai de 1 a 10. Por exemplo, quando se acerta um disparo perfeito, bem no centro do alvo- também chamado de “mosca”- é obtida a pontuação máxima. Quanto mais longe do centro a flechacai, menos pontos o atleta marca. A modalidade é conhecida popularmente como arco e flecha.

Você vai ouvir

Aljava: Bolsa usada pelos arqueiros para guardar suas flechas.
Alça de mira: Artefato que auxilia o arqueiro na hora do tiro.
Rabeira: Parte da flecha que se prende a corda.
Sling: Aparelho que prende o arco junto ao punho ou antebraço do arqueiro.

Forças: Coreia do Sul e China
_________________________________________________________
Futebol
Período de disputa: 25/07 a 11/08
Bola, traves, campos, tudo igual e conforme a tradição da modalidade número 1 do mundo. A diferença está no regulamento do masculino- só podem ser convocados jogadores com no máximo 23 anos de idade, com exceção de três. No feminino, são as seleções principais.

Brasil
Neymar pode conseguir a inédita medalha de ouro. A Argentina, de Messi não se classificou. No feminino, a briga promete ser mais dura.

Forças
Masculino- Brasil, Espanha e Uruguai.
Feminino- Japão, EUA e Brasil.

Fonte: Revista Monet

06 agosto 2012

O bem amado Jorge


Este ano estamos comemorando o centenário de Jorge Amado. Teremos algumas comemorações durante o ano. Para não passar em branco, colocarei aqui um artigo que li sobre ele.

O bem amado Jorge
Por Manoela Ferrari
(Jornal das Letras)

O ano de centenário de Jorge Amado – nascido no dia 9 de agosto de 1912- é uma excelente oportunidade para se fazer uma releitura de um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.
Numericamente atrás apenas do fenômeno Paulo Coelho, a obra de Jorge Amado foi vertida para 49 idiomas e dialetos, editada em 55 países, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos.
Para saber o total da obra vendido até hoje, a pesquisadora Ilana Goldstein, autora de O Brasil best seller de Jorge Amado (Senac)(1), realizou um levantamento junto às antigas editoras do escritor e estima que o montante se encontre na casa dos 30 milhões. Segundo a autora, Jorge Amado “iniciou  muita gente na leitura e ajudou um país inteiro a aprender a ler”.
Autor mais adaptado da televisão brasileira, a literatura de Jorge Amado- que inclui 25 romances, dois livros de memórias, duas biografias – a do poeta Castro Alves e a do Comunista Luís Carlos Prestes-, duas histórias infantis e uma infinidade de outros trabalhos, entre contos, crônicas e poesias- conheceu inúmeras adaptações também para cinema e teatro, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil.
Por motivos extra literários, a recepção crítica à sua obra variou muito, desde que o autor baiano começou a publicar, nos anos 30. A razão para a divisão de opiniões, segundo a presidente da ABL(Academia Brasileira de Letras), Ana Maria Machado, se deu, entre outros motivos, pelo fato de o autor ter pertencido ao Partido Comunista, por sua associação com  a Bahia ou pela linguagem coloquial. Os livros de Amado sempre foram alvo de fortes ressalvas. A severidade no julgamento fez com que o autor baiano fosse menosprezado nas análises universitárias de letras, apesar de sempre apreciado por antropólogos e sociólogos.
A postura dos críticos literários contribuiu para um certo descrédito de sua obra e possivelmente para o afastamento dos leitores, sobretudo os mais jovens, algo que as reedições iniciadas em 2008 pela Companhia das Letras, têm buscado reverter. O centenário é um momento-chave nessa reconquista, com exposições, seminários, shows, peças teatrais, livros, além de novela e filme. Toda essa movimentação será uma oportunidade para que se renove também o debate sobre a nova relação da literatura e da crítica com os leitores.
Em apoio à proposta de releitura e reconstrução crítica, sobretudo estética do imenso legado do ilustre baiana, a ABL, vem atuando em duas frentes: a nacional e a internacional. No Brasil, está programada uma grande exposição no mês de aniversário do homenageado (agosto), acompanhada de palestras, exibição de um ciclo de filmes e publicação de artigos.
Internacionalmente, a programação também é variada, sempre em parceria com universidades e instituições culturais estrangeiras. A primeira homenagem foi realizada em Paris,  durante o Salon do Livro, de 16 a 18 de março. Na oportunidade, juntamente com a Sorbonne, universidade da qual ele foi Doutor Honoris Causa, criou-se a jornada Jorge Amado, com uma programação incluindo conferências dos acadêmicos Ana Maria Machado, Nélida Piñon e Sergio Paulo Rouanet.
No cinema,  a novidade desse ano de homenagem fica por conta da Warner Bros.Pictures e da Total Filmes, que levarão para as telas o longa-metragem. As fantásticas aventuras de um capitão(2), baseado no livro Os velhos marinheiros(3). Com uma linguagem moderna e direta, o filme é dirigido e roteirizado por Marcos Jorge (premiado diretor de Estomâgo(4)). As filmagens acontecem entre março e maio de 2012, com 90% da produção realizada no Rio de Janeiro.
A sensualidade do romance Gabriela, por sua vez, voltará a ser exibida nas telas da televisão brasileira, em novela da Rede Globo. Com estreia prevista pra junho (5), o remake baseado no livro do autor baiano terá Juliana Paes e Humberto Martins no papel dos protagonistas, Gabriela e Nacib (na primeira versão exibida pela emissora em 1975, o casal era interpretado por Sônia Braga e Armando Bôgus (6)).No mercado editorial, a Companhia das Letras reuniu quatro dos mais famosos livros de Jorge Amado em um kit, que tem como tema as suas personagens femininas. As Obras, que narram as histórias de Dona Flor, Gabriela, Tieta e Teresa Batista, compõem a caixa As Mulheres de Jorge Amado. O item foi lançado em edição limitada e contém os títulos: Gabriela, Cravo e Canela(1958), Dona Flor e Seus Dois Maridos(1966), Teresa Batista Cansada de Guerra(1972), Tieta do Agreste(1977).
Controversa ou polêmica, não importa. A obra de Jorge Amado encerra uma utopia. Há os que o viam como um trivial contador de histórias. Mas há também os que o consideram um mestre do romance. O fato é que o nosso mais popular autor baiano queria fazer uma obra acessível, acreditando que a literatura poderia ser um meio de libertação.

“Sonho com uma revolução sem ideologia,
onde o destino do ser humano,
seu direito a comer, a trabalhar, a amar,
a viver a vida plenamente
não esteja condicionado ao conceito expresso e imposto por
uma ideologia seja ela qual for.
Um sonho absurdo?
Não possuímos direito maior e mais alienável do que o direito
ao sonho.
O único que nenhum ditador pode reduzir ou exterminar.”
Jorge Amado.

Retalhos no Mundo
 
 (1CapaEsse livro chega em boa hora por discutir, sob novo ângulo, um dos mais espinhosos temas no que diz respeito à construção da identidade nacional brasileira: a mestiçagem. Com uma teoria inovadora, que aproxima antropologia e estudos literários, e uma narrativa instigante e bem enredada, a autora dialoga com esse universo complexo e problemático no qual as personagens de Jorge Amado, o cotidiano da cidade de Salvador e a imagem do próprio escritor se imbricam.


(2)


WARNER BROS. PICTURES DISTRIBUIRÁ AS FANTÁSTICAS AVENTURAS DE UM CAPITÃO

A Warner Bros. Pictures e a Total Filmes levarão aos cinemas As Fantásticas Aventuras de um Capitão, longa-metragem baseado no livro Os Velhos Marinheiros, de Jorge Amado. Com uma linguagem moderna e direta, o filme é dirigido e roteirizado por Marcos Jorge (Estômago). A produção conta com cenários grandiosos e numerosos efeitos especiais, comandados pelo renomado produtor criativo Juan Tomicic, ganhador de 8 prêmios Goya, e com a colaboração de Diego Saura, filho do consagrado diretor Carlos Saura. As filmagens acontecem entre março e maio de 2012, com 90% da produção realizada no Rio de Janeiro.
O longa é protagonizado pelo premiado ator português Joaquim de Almeida, que dá vida ao capitão-de-longo-curso Vasco Moscoso de Aragão. Almeida já atuou em mais de 90 filmes e curtas, incluindo “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio”, ”O Xangô de Baker Street” e “Perigo Real e Imediato”, além de participar de séries de TV como “The Mentalist”, “CSI: Miami” e “24 Horas”.
Warner Cinema
As Fantásticas Aventuras de um Capitão conta a história do comandante Vasco Moscoso de Aragão (Joaquim de Almeida) e de sua agitada chegada em uma cidadezinha balneária, a vila de Periperi, situada nas proximidades de um grande município portuário. Já maduro, este pitoresco forasteiro vem para ficar, buscando repouso depois de uma longa vida de aventuras por todos os mares do globo.
O charmoso navegante conquista rapidamente a simpatia e admiração dos moradores. Os homens se reúnem ao seu redor para ouvir histórias do mar e as mulheres suspiram por sua figura romântica. O que não demora a suscitar o despeito de alguns invejosos, em especial do fiscal Chico Pacheco, até então o cidadão mais admirado do local.
José Wilker será Chico Pacheco, que perde popularidade na pacata vila de Periperi com a chegada do comandante Aragão. Desconfiado e enciumado das histórias contadas pelo capitão, Chico resolve investigar sua vida pregressa e o desafia a provar suas habilidades.
O filme discute o tema da construção da verdade e do mito. Avançando e recuando no tempo, apresentando os personagens ora de uma maneira ora de outra, manipulando habilmente o ponto de vista, o roteiro do longa dá espaço à fantasia, mas termina por traçar um retrato verídico da condição e das paixões humanas.
O elenco estelar que completa o filme inclui Claudia Raia, Patricia Pillar, Marcio Garcia, Milton Gonçalves, Mauricio Gonçalves, Tainá Muller, Sandro Rocha, entre outros.
As Fantásticas Aventuras de um Capitão tem direção de Marcos Jorge – diretor de Estômago, filme premiado nos festivais do Rio, de Roterdã, de Punta del Este e pela Academia Brasileira de Cinema – e é produzido pela Total Filmes (Se Eu Fosse Você 1 e 2) com coprodução da Warner Bros. Pictures. As filmagens começam em março de 2012, comemorando o centenário de Jorge Amado.
Fonte:http://www.brasiltvdigital.com
(3) 
OS VELHOS MARINHEIROS OU O CAPITÃO-DE-LONGO-CURSO


Num belo dia de 1929, chega à estação de trem de Periperi - um pacato vilarejo de veraneio na periferia de Salvador - um personagem singular, vestindo túnica de oficial da marinha mercante: comandante Vasco Moscoso de Aragão, capitão-de-longo-curso. Aos sessenta anos, ele se declara cansado de navegar mundo afora e diz que veio para ficar.
Logo se torna figura de destaque na comunidade local, composta quase exclusivamente de aposentados, encantando a todos com seus relatos de aventuras românticas e exóticas. Ou a quase todos. Um grupo de cidadãos enciumados com o prestígio do recém-chegado questiona a veracidade das histórias e até mesmo sua condição de comandante.
O fiscal aposentado Chico Pacheco, líder dos questionadores, empreende uma investigação implacável em Salvador e volta com a bombástica notícia de que Aragão é uma fraude: não passa de um velho boêmio, que torrou nos bordéis e cabarés o patrimônio do avô português, comerciante de secos e molhados. Seu título de capitão-de-longo-curso fora obtido por meio de corrupção e malandragem.
Quem estará com a razão? O comandante ou seus detratores? O tira-teima definitivo se apresenta na forma de uma última missão para a qual o comandante é convocado: levar ao porto de chegada um navio cujo capitão morrera em alto-mar.
O romance foi publicado originalmente em 1961, no volume Os velhos marinheiros - Duas histórias do cais da Bahia, que incluía a novela A morte e a morte de Quincas Berro Dágua.
(5)               Estreou no dia 18/06
(6)               Armando Bôgus (1930-1993)

Abertura da Novela-Gabriela 1975
 Trilha original de 1975
© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo