31 janeiro 2013

Entrando e Saindo da Estante: O Sol é Para Todos de Harper Lee


Porque Entrando e Saindo da Estante?
São livros que peguei emprestado na biblioteca ou de alguma pessoa.



Apresentação do Livro: (Orelhas do Livro)
Um dos romances mais adorados de todos os tempos, O Sol é para todos conta a história de duas crianças no árido terreno norte-americano da Grande Depressão no início dos anos 1930. Jem e Scout Fincher testemunham a ignorância e o preconceito em sua cidade, Maycomb- símbolo dos conservadores estados do sul dos EUA, empobrecidos pela crise econômica, agravante do clima de tensão social. A esperta e sensível Scout, narradora da trama, e Jem, seu irmão mais velho, são filhos do advogado Articus Fincher, encarregado de defender Tom Robinson, um homem negro acusado de estuprar uma jovem branca. Mas não é só nessa acusação e no julgamento de Robinson que os irmãos percebem o racismo do pequeno município do Alabama onde moram. Nos três anos em que se passa a narrativa, deparam-se com diversas situações em que negros e brancos se confrontam.
Ao longo do livro, os dois irmãos e seu pequeno amigo de férias, Dill, passam por tensas aventuras, grandes surpresas e importantes descobertas. Nos episódios vividos ao lado de personagens cativantes, como Calpúnia, Boo Radley e Dolphus Raymond, aprendem e ensinam sobre a simpatia, a tolerância, o respeito ao próximo e a necessidade de se estar sempre aberto a novas ideias e perspectivas. 
O Sol é para todos é o único livro de Haeper Lee. Sucesso instantâneo de vendas nos EUA, que se tornou um grande best-seller mundial. Recebeu muitos prêmios desde sua publicação, em 1960, entre eles, o Pulitzer. Traduzido em 40 idiomas, vendeu mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo e, em 1962, foi levado às telas com Gregory Peck - ganhador do Oscar por sua interpretação de Atticus Fincher- , Brock Peters, Robert Duvall e outros. 
O Librarian Journal dos EUA deu sua maior honraria à história elegendo-a o melhor romance do século XX. Em 2006, uma pesquisa na Inglaterra colocou O Sol é para todos no primeiro lugar da lista dos livros mais importantes, seguido pela Bíblia e de O Senhor do Anéis, de J.R.R. Tolkien. Também entrou para a lista do Time Magazine dos Cem Melhores Romances de Todos os Tempos.

Autora
Nelle Harper Lee nasceu em 1926, em Monnoeville, Alabama- cidade que também ligou à literatura americana o jornalista Truman Capote, amigo de infância da escritora. Como sua personagem Scout, Harper Lee é filha de um advogado, mas afirma que o relato do livro não é autobiográfico. Cursou a Huntington College, estudou Direito na Universidade do Alabama e ainda passou um ano na Universidade de Oxford. Nos anos 1950, mudou-se para Nova York, onde escreveu O Sol é para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo