16 março 2011

Entrevista com César Souza - autor do livro VOCÊ É O LÍDER DA SUA VIDA

Leia mais sobre César Souza e o Livro "Você É o Líder da Sua Vida"

1. Como você definiria liderança?
Liderança é arte de influenciar pessoas. Conseguir resultados incomuns de pessoas comuns. Obter integração e sinergia entre pessoas. Motivar pessoas a dar o melhor de si. Surpreender pelos resultados coletivos.

2. Porque você acredita que ainda existe tanta confusão entre chefia e liderança, quando na realidade são duas coisas tão diferentes?
A literatura sobre liderança acaba ensinando pessoas a serem gerentes mais eficientes e não a serem lideres mais eficazes. Ensinam que Liderança é trabalhar melhor com a equipe e dentro das paredes da empresa. Trata-se de uma visão míope que precisa ser mudada

3. Qual seria sua principal recomendação para jovens ambiciosos que buscam ser líderes mas ainda não sabem quais passos devem tomar?
Antes de pretender liderar os outros, aprenda a liderar a si próprio. Por isso o titulo do meu livro Você é o Líder da Sua vida!

4. Como a correria do dia-a-dia pode impedir os líderes de exercerem uma liderança autêntica?
A correria não é inimiga de lideres autênticos. Esses sabem que velocidade é fator de competitividade hoje e que o mundo se divide entre os lentos e os ágeis. O que impede lideres de serem autênticos é uma serie de formas de pensar que precisam ser superadas. Que o líder já nasce pronto; que existe um modelo ideal de líder; que liderança é coisa de uns pouco privilegiados, visionários, que líder forma seguidores (em vez de formar outros lideres). Isso sim precisa ser mudado.

5. O que pode ser feito para combater esta situação?
Reeducar nossos lideres. Infelizmente ainda estamos formando lideres para uma realidade que já não existe mais. Para o passado , em vez de formar para o futuro. A Liderança tal qual a conhecemos hoje, está com os dias contados. Precisamos mudar o modelo mental, a forma de pensar sobre liderança, a mesmice repetitiva sobre os velhos e surrados conceitos sobre liderança.

6. Como devem atuar os departamentos de RH para identificar e desenvolver líderes 360 graus?
O primeiro passo é os departamentos de RH mudarem a forma de pensar sobre Liderança. Deixar um pouco de lado a ânsia pelos instrumentos e pelas ferramentas porque Liderança não é questão técnica. Trata-se de uma questão de postura e atitude. E a primeira postura a ser mudada é na própria área de RH que precisa entender melhor que infelizmente ainda está em sua maioria treinando pessoas para uma realidade que já não existe mais.
Em alguns workshops é fácil de ajudar pessoas a identificarem oportunidade de liderarem 360 graus, ou seja liderar para cima, para fora, liderar clientes, fornecedores, comunidades.
Uma forma é colocar nos sistemas de avaliação de desempenho metas em que as pessoas se comprometam a liderar para fora, não apenas para dentro, liderando subordinados

7. Quais métodos o profissional deve usar para desenvolver sua capacidade de liderança?
Não se trata de uma questão técnica, mas de postura. O primeiro passo é o auto-conhecimento. O líder deve procurar entender com muito maior profundidade seus pontos fortes, os fracos, as novas competências que precisa adquirir . No livro VOCE É O LIDER DA SUA VIDA, PROCURO MOSTRAR COMO AS 5 FORÇAS DA LIDERANÇA, o Pentagrama pode ajudar esses profissionais a refletirem melhor e se auto-diagnosticarem com lideres.

8. Muitas organizações ainda são dominadas por relações políticas. Há como "liderar para cima" em uma organização assim?
Claro que sim. Muitas empresas complexas e multinacionais bastante politizadas tem exemplos de lideres que lideram para cima. O Jorge Gerdau e o Ivan Zurita da Nestlé são exemplos claros de lideres que mais do que liderar subordinados, lideram acionistas, investidores, lideram comunidades, fornecedores e principalmente sabem liderar Clientes!

9. Aonde é mais importante a atuação de um bom líder: nos momentos de crise ou no crescimento acelerado de uma empresa?
Em ambos os momentos. Alguns se sobressaem na hora da verdade, na crise. Outra são melhores na hora do crescimento. Outros na hora quem que as coisas estão meio paradas e precisam ser consolidadas.

10. Em seu livro você diz que o líder não deve dar ênfase ao carisma. No entanto, é possível liderar com zero de carisma?
Não chego a tanto. Mas conheço vários lideres e alguns deles cito no livro que não são muito carismáticos mas conseguem ser grande s lideres
Carisma ´importante e facilita a vida do líder. Mas carisma apenas não é mais suficiente. Saco vazio não fica em pé muito tempo. O líder precisa de conteúdo para continuar crescendo como líder. Liderança não é sinônimo de carisma, de simpatia, de extrovertidos, bem humorados e bons comunicadores. Liderança é muito mais que isso!
------------------------------------------------------------------------------

SOBRE CÉSAR SOUZA
Consultor, Autor e Palestrante, César Souza é presidente da EMPREENDA, empresa de consultoria em Estratégia, MKT, RH.
Apontado pela revista Exame como um dos dez palestrantes mais requisitados do Brasil.
Consultor de várias empresas de porte no Brasil. É considerado um dos maiores experts brasileiros em: Desenvolvimento de Líderes e Integração de Equipes; Estratégia Empresarial; Cultura da Clientividade®.
É autor do novo bestseler “VOCÊ É O LIDER DA SUA VIDA, publicado recentemente pela Editora Sextante. Também é autor de “Você é do Tamanho de seus Sonhos” e o “Momento da sua Virada”, best sellers que ocuparam 5º e 6º lugares na lista dos Mais vendidos categoria Negócios (revista Veja, 22/09/2004).
Com sólida experiência como executivo, César Souza foi até 1998 Vice Presidente da Odebrecht of América, Inc, radicado em Washington nos EUA, onde implementou uma visão de negócio que muito contribuiu para a internacionalização da empresa. Até 2001 foi sócio-diretor do Monitor Group, empresa fundada por Michael Porter.
Cesar é colunista de duas publicações. Na revista Exame PME assina a coluna “Na Prática” e na Gazeta Mercantil é autor da coluna quinzenal “Ponto C – de Competência”.
http://www.cesarsouza.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo