26 março 2012

Saindo da Estante: Noite de Reis - Shakespeare

Noite de Reis
Se Shakespeare se tornou conhecido como um genial tratador de caracteres masculinos, como Hamleto, Coriolano, o Rei Lear, Otelo, etc., não se deve deixar de reparar nas mulheres, que ele soube descrever com tanta ternura e que são sempre delicadas e amorosas: Otélia, Desdêmona, Miranda, Viola.
Viola, a ladina môça apaixonada pelo Duque de Iliria, é tratada com sutis cuidados por Shakespeare. Ela disfarça-se de homem - expediente de que já se valera Rosalinda em Como Gostais - faz-se criado do Duque sob o nome de Cesário, até que consegue por fim o seu amor difícil.
"Mas em nenhuma outra peça como em Noite de Reis o autor lança um olhar tão sereno sobre os homens, com suas fraquezas e extravagâncias, que são justificadas diante de uma inteligência superior.
As próprias noitadas do tio da Condessa Olívia e de seu companheiro de esbornia, encontram justificativa em sua objeção irresponsável às censuras do puritano Malvólio:"Imaginas que por seres virtuoso acabaram-se os bolos e a cerveja?".
"O título Noite de Reis não é sugerido pelo enredo da peça, mas provavelmente pela data da primeira representação. É a melhor comédia inglesa, asseverou o poeta laureado John Masefield, que ficará como exemplo de arte perfeita, até que alguém maior do que Shakespeare consiga apresentar coisa mais fina. E depois, com um pouquinho de maldade: Há tanta beleza infusa nessa peça, que, sem enfado, poderiamos vê-la representada noites seguidas, semana após semana, até mesmo num teatro de Londres." (Apresentação do livro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo