31 março 2012

Resenha: 1984 de George Orwell

  1984
  George Orwell (1905-1950)
  Título original: Nineteen Eighty-Four
  Tradução de Wilson Velloso
  18ª edição- São Paulo
  Editora Nacional-1984
(Biblioteca do espírito moderno-Série 4ª -Literatura -Volume 24)
Romances-Século 20-Literatura inglesa

O livro conta a história de Winston, um apagado funcionário do Ministério da Verdade da Oceania e de como ele parte da indiferença perante a sociedade totalitária em que vive, passa à revolta, levado pelo amor por Júlia e incentivado por O'Brien, um membro do Partido Interno com quem Winston simpatiza; e de como acaba por descobrir que a própria revolta é fomentada pelo Partido no poder. E também de como, no Quarto 101, o chamado "pior lugar do mundo", todo homem tem os seus limites.
A trama se passa na Pista Nº 1, o nome da Inglaterra sob o regime totalitário do Grande Irmão(Big Brother) e sua ideologia IngSoc(socialismo inglês). (Wikipedia)
                         
Como escolhi este livro para a leitura do mês?
No Desafio Literário 2012 do Livros e Versos,era um livro distópico, a minha primeira opção era Jogos Vorazes, mudei para Feios e finalmente, como participo do Desafio Clássico da Minha Vida por um Livro e do Desafio Literário - 7 Clássicos do Livros, letras e metas, fiquei com a opção: 1984
Já ouvira falar dele, mas não conhecia o enredo. Bem, chegou a hora.
No início, não me entusiasmei muito, mas com o passar das páginas foi ficando melhor. Nunca li um livro de distopia. 
1984, foi publicado em 08 de junho de 1949, por tanto fala do futuro, foi publicado um pouco antes da morte do autor, George Orwell, causando uma revolução O livro mostra a transformação da realidade.Foi traduzido para mais de 65 línguas e por pouco não teve o título de "O Último Homem na Europa.". A razão para o livro se chamar 1984, até agora não há uma razão e sim especulações.

"O ideal criado pelo Partido era enorme, terrível, luzidio-um mundo de aço e concreto, de monstruosas máquinas e armas aterrorizantes- uma nação de guerreiros e fanáticos, marchando avante em perfeita unidade, todos tendo os mesmos pensamentos e gritando as mesmas divisas- trezentos milhões com a mesma cara- trabalhando perpetuamente, lutando, triufando, perseguindo" (1984)
Um homem, uma ditadura, sexo furtivo, palavras novas como novalingua, duplipensar, crimideia e Big Brother.e lugares que não condizem com o nome: Ministério da Defesa que realiza ataques e o do Amor, as torturas.
O significado desta terminologia:
Big Brother: "Grande Irmão" que tem o poder de observar tudo através das teletelas. 
Duplipensar: Como o nome do Ministérios, idéias contraditórias
Novalínguia: um novo vocabulário cada vez mais reduzido com uma finalidade limitar os pensamentos e opiniões.
crimideia: crime de idéias.
A história mostra a total invasão de privacidade através das teletelas, a manipulação da memória histórica, as pessoas não lembram praticamente nada antes do partido existir, um povo sem passado e sem futuro, e guerras criadas para manter a paz. Será? A quem interessava manter o povo em guerra constante? Desta maneira o povo fica mais maleável a obedecer. Será que estamos em 1984?
O personagem de Winston Smith é o tipico representante dessa geração, trabalha no Ministério da Verdade, reescrevendo(alterando) a história de acordo com a vontade do partido. E quem pensasse diferente, era capturado pela Polícia do Pensamento e vaporizado. Todos eram incentivados, inclusive os filhos, a denunciarem os que cometessem crimideia.
No mundo atual, vivemos quase a mesma atmosfera do livro: câmeras por todos os lugares, através do cartões de créditos. podemos ser localizados. Vocês incluiria mais algum item? A linguagem da Internet, não parece uma novalingua?
Com a alteração dos fatos históricos que ocorre no Ministério da Verdade ajuda apagar a memória das pessoas, que não tem como provar o que de fato ocorreu, o que facilita o partido..O partido também usa como controle o duplipensar e os 2 minutos de ódio diário (lavagem cerebral)
Para entender o duplipensar vamos novamente nos ater aos nomes dos Ministérios:
Da Verdade: falsifica(altera) documentos para que não se possa provar o que aconteceu.
"Dia a dia e quase minuto a minuto o passado era atualizado. Desta forma, era possível demonstrar, como prova documental, a correção de todas as profecias do Partido: jamais continuava no arquivo uma notícia, artigo ou opinião que entrasse em conflito com as necessidades do momento. Toda a história era um palimpsesto, raspado e reescrito tantas vezes quanto fosse necessário." (1984)
Da Paz: É responsável pela Guerra.(limita a cultura, a educação, bens materiais). E sempre notifica a  Vitória do partido.Será que existe um Ministério da Paz em 2012?
Lema do Partido: Guerra é Paz
"Guerra é paz.
Liberdade é escravidão.
Ignorância é força."

Da Fartura: na verdade, é responsável pela fome.
Do Amor: O pior de todos. Responsável pela espionagem, torturas e lavagens cerebrais.
" O Ministério do Amor era realmente aterrorizante, Não tinha janela alguma. Winston nunca estivera lá, nem a menos de um quilometro daquele edifício. Era um prédio impossível de entrar, exceto em função oficial, e assim mesmo atravessando um labirinto de rolos de arame farpado, portas de aço e ninhos de metralhadoras. Até as ruas que conduziam às suas barreiras externas eram percorridas por guardas de cara de gorila e fardas negras, armados de porretes articulados." (1984)
É nesse mundo que vive Winston, não existe passado, apesar dele quase ter certeza de que há, afinal ele trabalha no Ministério da Verdade, sexo só para procriação senão é considerado crime. Em determinado tempo, ele resolve anotar coisas em seu diário,
"me darão um tiro que mimporta me darão um tiro na nuca não mimporta abaixo o grande irmão eles sempre dão tiro na nuca que mimporta abaixo o grande irmão."
Se envolve com Júlia, que divide com ele algumas idéias. Tem também, O' Brien, membro do partido interino, que ao se aproximar dele, o faz acreditar que exite em algum lugar alguém da resistência. O que ele não sabe, que o O'Brien será o torturador dele e de Júlia. Através da tortura começa aceitar as idéias do Partido. Acaba confessando seus crimes. São libertados, mas não são mas os mesmos - Adoram, o Grande Irmão..
O livro foi banido em alguns países. 
Nota: 1984 não entrará em domínio público nos EUA e na União Européia até 2044 e 2020, respectivamente. No Brasil em 2020. Já está em domínio público no Canadá, Rússia e Austrália, ( Wikipedia)


Dois Minutos de Ódio - 1984 George Orwell

Orwell 2 Minutes of Hate




1984 - George Orwel


Post relacionado
Agenda Literária do mês


Participando



10º livro
51 livros em 2012! By Alquimia dos Romances!
3º livro















Objetivo:
Para o Nivel 1: 12 livros no ano = 8º livro





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo