31 março 2012

Resenha: Madame Bovary de Gustave Flaubert



Madame Bovary trata da desesperança e do desespero de uma mulher que, sonhadora, se vê presa em um casamento insípido, com um marido de personalidade fraca, em uma cidade do interior. o romance mostra o crescente declínio da vida-interna e externa- de Ema Bovary

O livro é dividido em três capítulos.No primeiro, fala sobre Charles Bovary, a infância, a escola, a profissão de medicina, seu casamento, sua viuvez, e o casamento com Ema.E como Ema não encontrou a felicidade nele, não era como nos livros que lera. E depois do baile em que foi convidada, nada mais a satisfazia.A sua vida era vazia. Sonhava com luxo e riqueza.Convenceu o marido a mudarem de cidade.
Na segunda parte, teve uma filha, quando desejava um filho Convive com Homais, um farmacêutico e Leon, estudante de direito e apaixonado por Ema. Leon vai embora para Paris e Ema fica arrasada. Passado a crise envolve-se com Rodolphe, um nobre decadente. O mesmo termina com Ema.
Na terceira parte. Ema reencontra Leon e vira sua amante. Envolve-se em dividas com presentes para Leon. Não consegue pagar a divida, se desespera e vê como saída o suicídio.
Ema se mostra insaciável. sempre em busca de mais. A felicidade para ela é momentânea, mostrando que não tem escrúpulos e nenhuma noção de certo e errado. A pouca ambição do marido a incomoda, pois vive de sonhos.Ela queria ser quem não era. O suicido é o único caminho.

Baseado em fatos da vida real, o livro, que Flaubert levou cinco anos para escrever, causou forte impacto, a ponto de gerar o processo no qual o autor escapou de ser condenado à prisão, graças à habilidade da defesa, que transformou a acusação de imoralidade na proclamação das intenções morais e religiosas do autor. Nem moral, nem imoral, a narrativa é uma devastadora crítica das convenções burguesas do seu tempo.


Post relacionado
Agenda Literária do mês


Participando






11º livro






Objetivo:
Para o Nivel 1: 12 livros no ano = 9º livro
51 livros em 2012! By Alquimia dos Romances!
4º livro





Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo