27 abril 2012

Entrando e Saindo da Estante


Porque Entrando e Saindo da Estante?

São livros que peguei emprestado na biblioteca ou de alguma pessoa.
Bom, não achei foto do livro.

A literatura e as artes da Coreia do Norte são controladas pelo Estado, sobretudo através do Departamento de Propaganda e Agitação ou Departamento de Cultura e Artes do Comitê Central do KWP. .A cultura coreana foi atacada durante governo japonês de 1910 a 1945. O Japão aplicava uma política assimilação cultural. Durante o governo japonês, os coreanos foram encorajados a estudar e falar japonês, adotar o sistema japonês de nomes de família e a religião xintoista; foi proibido falar o escrever a língua coreana nas escolas, no trabalho, ou em praças públicas.] Além disso, o Japão alterou e destruiu vários monumentos coreanos incluindo o Palácio Gyeongbok e documentos que retratavam os japoneses em um ponto de vista negativo.

Coreia do Sul partilha a sua cultura tradicional com a Coreia do Norte. Ao longo dahistória, a cultura coreana foi influenciada pela da China. Hoje, os papéis invertem-se, com uma crescente influência coreana na China no que diz respeito à música popular, cinema,moda e aos programas de televisão (hallyu).
A cultura tradicional também foi influenciada pelo budismotaoísmo e confucionismo. Muitos grandes sábios e filósofos viveram na Coreia, mas são pouco conhecidos no exterior devido ao antigo isolacionismo do país.
Desde a sua divisão em dois estados separados, as duas Coreias desenvolveram distintas formas culturais contemporâneas.
Como uma forma de treinamento militar, o Exército Sul-Coreano usa uma técnica de auto-defesa chamada taekwondo, na qual os movimentos básicos são os chutes. (Wikipédia)


Ha Kem-chan (1931)
Nascido no Sul da Coréia, filho de escritores, leu durante a infância e adolescência os grandes autores nacionais e estrangeiros. Depois da formatura no curso de arquitetura, en 1957, estreou na carreira literária, ganhando o prêmio do jornal HankanK Ilho. Por algum tempo trabalhou como jornalista. É um dos principais escritores de romances de costumes e também é filiado ao regionalismo.
Obras: Romances: Duas gerações de sofrimento
                             A barba de papel branco
                             História da Ilha da Lua
                             O sapo de Seul

Kim Tong-ni
Nasceu em 1913, na cidade de Kyong-ju, a antiga capital da Dinastia Silla, na costa sudeste da península coreana.Começou a publicar histórias em 1934. A atividade literária de Kim Tong-ni foi frustada temporariamente pela opressiva política colonial japonesa quando se recusou a cooperar com aquele governo. Depois da Liberação, em 1945, entretanto, ele mostrou uma forte oposição a organizações literárias de esquerda, que obscureceram a situação literária coreana até a explosão da guerra da Coréia. Um escritor criativo por natureza, kim Tong-ni tem muitos volumes de histórias reunidas, além de inúmeros romances e teses de crítica. As suas Obras selecionadas, de cinco volumes foram publicadas em 1968. Sua longa e notável carreira tem sido distinguida por muitos prêmios literários, incluindo o Prêmio da Academia de Artes da Coreia e o Prêmio Cultural Primeiro de Março. Embora seja um escritor muito versátil, suas obras anteriores, reunidas em A feiticeira e outras histórias(1946), inspiradas nas crenças populares coreanas, são ainda consideradas sua mais original contribuição para a literatura moderna da Coréia.

Kim Tong-in (1900-1951)
Romancista, nascido em Pyong-yang, ao norte da Coréia, concluiu o curso ginasial no Instituto de Meiji, em Tóquio, e formou-se pela Escola de Arte Kawabata (também no Japão). Em 1919, quando se deu o primeiro movimento de insurreição contra a colonização japonesa, retornou à Coréia. Data deste ano seu primeiro livro, A tristeza dos fracos, publicado na revista A Criação, que foi também a primeira revista literária coreana. Por causa deste livro ficou preso sob custódia da polícia japonesa durante quatro meses. Em 1925, participou do movimento "Arte pela Arte", contrariando os grupos de iluministas e de socialistas que dominavam os movimentos literários coreanos nas décadas de 20 e 30. Escreveu romances e contos de frases curtas em estilo simples e realista.
Obras: Romances- Mulher, Os jovens, Príncipe Su Yan, A primavera no palácio Unhyeon.
           Contos: Betaragui, Batatas, Morro Vermelho

Kim Yu-jung (1908-1937)
Escritor realista, nascido em Tchun-Tchyon, perto da capital da Coréia. Em 1933, abandonou o curso de literatura coreana, ligando-se ao grupo "9 membros" que se posicionava pela "arte pura" contra as manifestações ideológicas do grupo socialista. Sua estréia ocorreu em 1935, quando ganhou vários prêmios nos concursos do ano, promovidos pelos grandes jornais coreanos. Sua vida literária, contudo, foi de curta duração: produziu durante apenas dois anos, falecendo prematuramente, aos 30 anos. De origem humilde e caráter melancólico, descreveu de tristeza e de um lirismo sertanejo, destacam-se pela linguagem densa e pela escolha das palavras exatas, onde o pessimismo aparece contrabalançado por observações cheias de humor.
Obras: Chuva, Bonança, Viajante do sertão, Os miseráveis.

Son Chang-sup
Nasceu em Pyong-yang, Coréia do Norte, em 1922. Foi educado neste país e no Japão. Suas histórias começaram a aparecer em revistas e jornais em 1949. O público reconheceu sua excepcional qualidade, a habilidade de criar personagens excêntricos que foram imediatamente identificados como personagens do após-guerra dos anos 50. Son Chang-sup publicou seis romances e uma inumerável quantidade de histórias menores, das quais algumas foram reunidas em coleções, como O dia chuvoso (1959) e Obras representativas de Son Chang-up (1969).  

Hwang Soon-won
Nasceu na província de Pyone-an Namdo, em 1915. Formado pela Universidade de Waseda, no Japão. Hwang Soon-won começou sua carreira literária como poeta e depois como escritor de histórias e romances. Como poeta e romancista, suas obras são marcadas por uma compreensão excepcional do lirismo coreano. Sua longa carreira trouxe-lhe muitos prêmios e recompensas. Duas coleções de suas obras, cada uma com seis volumes, foram publicadas em 1964 e 1968. Foi também professor de Literatura na Universidade de  Kyung-hee desde 1957.

Han Maht-sook
Escritora, nascida em Fusan, no sul da Coréia. Formada em artes. No mundo literário começou como ilustradora. Em 1941, lançou o romance A carregadora do lampião, em que descreve a vida dura e as dificuldades de relacionamento da mulher coreana no casamento. Em 1943, foi premiada três vezes consecutivas com romances: A carregadora do lampião, A história continua e a peça Cidade.  Sua obra reflete a contradição de sua própria vida na tentativa de conciliar a liberdade, desfrutada pela mulher ocidental, com a submissão da mulher coreana.
Obras: Romance- A história continua, A carregadora do lampião, Degraus de luz, O dia da partida, O                    
retorno, O velho Kim.
           Traduções: O anjo, A sombra, Nas profundezas
                             In the depths (1965)
                             The running water hermitage (1966) 

Cho Sun-jak (1950)
Nascido em Tae-Chum, no centro da Coréia, foi professor de escola primária. Com o lançamento do conto Sepultura do patriota, em 1971, abandonou a carreira de professor. Fez grande sucessos com o romance A época de ouro de Young-in, que conta a história de uma prostituta. Por causa desse livro sofreu durante algum temp a pecha de escritor vulgar. Suas obras, em geral, mostram a contradição e o absurdo da sociedade moderna, através de descrição do fenômeno de degeneração da juventude perdida na miséria das cidades grandes.
Obras: Romances- Avant-Premiere, A época de ouro de Young-in, A muralha, Concurso de desenho, O    
                             nariz de Kyung-in, O fio de alta tensão.
           Comtas;-Sepultura do patriota 

Choi In-ho (1945)
Nascido em Seul, capital da Coréia, formou-se em literatura inglesa e norte-americana. Estreou no mundo literário ganhando o prêmio do jornal Hankuk Ilbo, em 1968. No início da carreira tomou como tema principal  o mundo jovem universitário, descrevendo a vida e a movimentação dos estudantes. Na década de 70 passou a ser considerado um dos porta-vozes da cultura dos jovens universitários. Fez grznde sucesso com o lançamento de A terra natal das estrelas e A marcha dos idiotas descrevendo o sofrimento e a luta dos jovens contra as contradições e o absurdo da sociedade coreana. Foi o primeiro escritor coreano a ganhar pão de cada dia com a literatura. Recebeu vários prêmios e teve quase toda sua obra filmada. È um dos escritores mais lidos e de maior prestígio na Coréia.
Obras: Romances- A lenda dormente, Horrível vingança, O retrato de pedra, A grande herança, A terra natal das estrelas, A marcha dos idiotas, Moinho de vento do meu coração, O caçador urbano, Pássaro de fogo, Quarto do outro, A flor do Equador..
Contos- A aprendizagem do paciente, Canção d' alma..

Um comentário:

  1. ADorei a dica...vou ver se leio o livro. O post ficou super bem elaborado.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo