07 abril 2012

O inverno está chegando…

 “The winter is coming…” (O inverno está chegando, em português), a frase proferida por Eddard Stark, Senhor de Winterfell, se tornou famosa entre os espectadores do seriado “Game of Thrones” (em português, Guerra dos tronos), exibido pelo canal fechado HBO, e que começou sua segunda temporada no último domingo (1º de Abril).
Inspirado na série de livros de George R. R. Martin, “As crônicas de gelo e fogo”, a obra de ficção épica, com seu enredo instigante trazendo os clássicos conceitos de fantasia medieval que tiveram sucesso exponencial na obra de J. R. R. Tolkien. A série também apresenta intrigas, conspirações e guerras pela busca do poder, além da ideia do sobrenatural com os chamados outros (white walkers), criaturas envoltas em certo mistério. Partindo de todo esse contexto, poderíamos desenvolver uma discussão acerca da relação entre a obra literária e sua filmagem, ou percebendo como o número de livros vendidos só fez aumentar após a exibição da adaptação para a TV, mas há ainda outro tipo de questão que pode ser enfocada.
Atentando-se mais ao livro, pela abrangência maior que este possui, podemos perceber que, apesar de ser essencialmente uma ficção épica e de fantasia, se diferencia de outras obras desse gênero por suas características pautadas na realidade, mais especificamente na realidade política. Há os estratagemas que garantem a conquista do poder principalmente por meio da desonra, da traição, das alianças por interesses, os “vira-casacas”, entre outros artifícios. A ideia trazida por Hobbes de que “o homem é o lobo do homem” se insere perfeitamente nesse contexto, percebendo-se como o ser humano busca o poder, em função de seus interesses próprios, sempre que lhe é propício.
Observar o grande sucesso de uma obra como essa nos dias de hoje nos leva a pensar sobre como a nossa sociedade atual se encontra, e essa relação entre o fantasioso e a realidade nos faz perceber como, apesar de todas as dificuldades e de todo o desencanto que a realidade dura nos traz, ainda nos apegamos aos sonhos e ao irreal, buscando por um mundo que possa ser diferente e melhor.
Samita Vieira Barbosa Martins
Graduanda em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Integrante do Nehac. E-mail: samitablue@hotmail.com

Fonte: Correio de Uberlândia


Retalhos no Mundo
Você já leu alguma obra de George R R Martin ou acompanha a série "Games of Thrones"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo