11 abril 2012

A historicidade da moda

24/02/2012 

Recentemente o Brasil foi palco para grandes desfiles de moda no eixo Rio-São Paulo. Há quem diga que tal evento é uma futilidade exacerbada e que a moda se traduz por peças de vestuários para cobrir o corpo, atitude essa trazida pelos nossos colonizadores.
Entretanto, a moda é uma produção histórica, fruto do comportamento de uma época ou de um momento singular. É a fusão da subjetividade com a objetividade. Objetividade porque aquilo que é mostrado nas passarelas, em poucos meses, se torna mercadoria relativamente acessível e padronizada. Ela também é subjetiva, pois faz parte da personalidade de cada indivíduo que sustenta a roupa.
Na pós-modernidade, o contato visual com o outro se tornou um fenômeno evidente, contribuindo assim para uma nova classificação cultural e econômica. Formam-se novos grupos sociais que, por meio da moda, expandem suas significações, opiniões e valores. Sublinham uma determinada cultura, mas também se mesclam com outras tendências globalizantes.
Referências nos cercam diariamente, com o advento de blogs, além das revistas, dos programas de televisão, dos livros e principalmente nos meios artísticos, como a música e o cinema. Como se esquecer do figurino de Audrey Hepburn no clássico “Bonequinha de Luxo”? Ou ignorar todo o movimento hippie na década de 1960 e suas influências da moda, visíveis até nos dias atuais? A moda permeia pelos meios midiáticos e é incorporada posteriormente por nós, desfilada por anônimos nas passarelas da vida.
Estudar moda é compreender novos aspectos, de uma prática antiga, das ações humanas. Ela está relacionada com questões sociais, políticas e culturais. É um tipo de linguagem visual, que decodifica valores pertinentes à sociedade.
Portanto, precisam ser desvendadas com mais amplitude, sob o prisma histórico.
Grace Campos Costa

Graduanda em história pela Universidade Federal de Uberlândia e integrante do Núcleo de Estudos em História da Arte e da Cultura (Nehac).grace_c_costa@yahoo.com.br.

Fonte: Correio de Uberlândia


Retalhos no Mundo
Como é a sua relação com a moda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo