28 abril 2011

15 livros sobre a realeza

23 Abril 2011

Em Diana, Uma Vida, deparamo-nos com um conjunto de mulheres e vemos de dentro a sociedade em que vivem. A mãe de Diana, que abandonou o marido, a avó, que maquinou o seu casamento com o príncipe de Gales, a madrasta, que odiou mas acabou por compreender.
Numa investigação histórica Isabel Stilwell conta-nos a vida de Filipa de Lencastre. Desde a sua infância em Inglaterra até à sua chegada a Portugal onde casou com D. João I. Os seus filhos, entre eles o infante D. Henrique, ficaram conhecidos como "a ínclita geração".
História de dois adolescentes, caloiros em St. Andrews, em 2001. Ambos enfrentavam os desafios de uma nova vida na Universidade.
Muitas raparigas tentaram conquistar o afecto e a atenção de William, mas foi Kate que o conseguiu. Manteve-se segura e o romance começou a florescer.
A mais fascinante dinastia da história inglesa. De Henrique VIII a Isabel I todos eles marcaram definitivamente a história inglesa.
Liliane Crété, especialista em literatura inglesa e protestantismo, ilumina este período da Inglaterra que teve consequências em todo o Ocidente.
O rei George V, de Inglaterra, o kaiser Guilherme II, da Prússia, e o csar Nicolau II, da Rússia. Três monarcas. Três primos e à sua frente a 1.ª Guerra Mundial. Miranda Carter mostra como as personalidades destrutivas destes homens destruíram o mundo ocidental.
Fernando Bruquetas de Castro conta-nos a história de imperadores, reis, políticos, que, ao longo dos séculos viveram a sua sexualidade presa a simulações. Através destas personagens, este historiador conta-nos a história da homossexualidade, tantas vezes ocultada ou ignorada.
Na sua maioria, as 14 rainhas aqui tratadas eram esposas de reis. O seu dever principal era ter filhos e a fidelidade ao casamento tinha de ser irrepreensível. Três delas - Margari- da de Anjou, Ana Bolena e Catarina Howard - foram acusadas de má conduta, e duas foram julgadas e executadas.
O relato que Robert Hutchinson nos traz dos últimos anos de Henrique VIII tem inúmeras revelações espantosas. Hutchinson desenterrou sentenças de morte, confissões, pedidos de clemência desesperados, provas de chantagem, inclusive as cartas de amor do rei.
Livro que deu origem ao filme homónimo e vencedor de vários Óscares este ano. É a história dessa inusitada aliança, que resultou em uma emocionante amizade entre o rei e o seu terapeuta da fala. Com base nos diários e fotos e arquivos de Lionel Logue.
Esta obra pretende revelar a verdade por detrás dos casos de amor da princesa, incluindo a paixão por James Hewitt e Oliver Hoare e o facto de, por vezes, Diana ter conduzido mais de uma relação amorosa ao mesmo tempo e o seu desejo de escapar da gaiola dourada da realeza.
O universo dos vestidos, acessórios e jóias de Diana numa obra que revisíta 17 anos da vida da princesa que se tornou também um ícone da moda do século XX. A obra permite traçar um retrato da vida pessoal de Diana Spencer através das roupas que vestia, dos costureiros que escolhia.
Filha dos reis Isabel e Fernando de Espanha, Isabel de Aragão foi a mulher que o rei Henrique VIII desposou depois da famosa Ana Bolena. O seu vigor intelectual e o seu interesse pelo poder tornaram-na uma inimiga à altura do marido, a quem dificultou a vida quando ele quis o divórcio.
Com 23 anos a infanta Catarina de Bragança, filha de D. João IV, deixou para trás tudo para se casar com o rei Carlos II de Inglater- ra. Segundo Isabel Stilwell, o casamento foi obscurecido pela incapacidade de Catarina de ter filhos. A ela se deve o famoso hábito inglês de tomar chá.
Alcunhada "a rainha pirata" pelo Vaticano e pela Espanha de Filipe II, Isabel I era temida e admirada pelos seus inimigos. O seu intelecto, a extravagância, o temperamento e caprichos. Almejava segurança e entendia que dinheiro era poder. Pela historiadora Susan Ronald.
Uma biografia que aborda o reinado da rainha Vitória, um dos mais longos da história (1837-1901), marcou o apogeu do Império Britânico e o domínio do Reino Unido, a primeira potência mundial.
Coroada rainha aos 18 anos, Vitória impõe-se rapidamente, apesar da sua juventude.
Fonte:DN Gente-Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo