29 abril 2011

Você Sabia?


24/04/2011 00:14
Micheli Nunes
Especial para o BOM DIA

Encontre os ovos de Páscoa nas suas séries

Os ‘easter eggs’ são brincadeiras ou surpresas ocultas dentro de programas de computador,

 internet, livros, videogames, filmes e seriados


No Brasil, os ovos de Páscoa são uma deliciosa tradição que, como muitas outras tradições judaico-cristãs, formou-se da mistura dos rituais pagãos aos ensinamentos bíblicos. O ovo é o símbolo da fertilidade e se uniu à lebre (que, mais tarde, tornou-se o coelhinho da páscoa), animal que representa a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã. Com os séculos as tradições foram se misturando, foi adicionado o chocolate e tudo ficou muito mais atraente. Hoje, na época da Páscoa, é costume esconder os ovos de chocolate pela casa e deixar pistas, ou “rastros” do coelhinho, para as crianças seguirem e encontrarem seus ovos. E essa tradição acabou por gerar uma outra, no mundo do entretenimento, também muito bacana.
Os chamados “easter eggs” (ovos de Páscoa em português), são brincadeiras ou surpresas ocultas dentro de programas de computador, páginas da internet, livros, videogames, filmes, e claro, seriados de TV. Alfred Hitchcock foi um dos diretores que mais usaram desse recurso: ele aparecia como figurante na maioria de seus filmes – participações muito discretas que poucas pessoas perceberiam à primeira vista. O cartunista americano Al Hirschfeld, assim que sua filha Nina nasceu em 1945, começou a esconder o nome dela no meio de suas ilustrações. Encontrar a palavra “Nina” dentro dos desenhos e descobrir quantas vezes ele se repetia se tornou um hábito quase obsessivo entre seus fãs.
No mundo das séries de TV, os easter eggs são usados com diversos propósitos. De piadas extras em sitcoms a dicas sobre o enredo em séries de suspense. É certo que essas pequenas surpresas não prejudicam em nada os espectadores distraídos, que as perdem, mas divertem muito os mais atentos. Um grande marco no costume de usar easter eggs foi o seriado “Lost”. Baseada em grandes mistérios, a série, desde a primeira temporada, soltava pequenas pistas sobre o desenvolvimento da história e a solução dos mistérios.
Um dos enigmas mais conhecidos de Lost foram os números “4, 8, 15, 16, 23, 42”, que apareciam em lugares diversos, como relógios e números de telefone. Os fãs começaram a ficar atentos a todos os detalhes, de quadros na parede a placas de carro, ao final de cada episódio começava uma grande discussão online unindo pessoas do mundo inteiro, tentando trocar informações e serem os primeiros a descobrir detalhes. Ao notar o grande potencial da internet, os criadores da série incentivaram essa troca de informação, colocando nos episódios dicas que poderiam ser usadas online, como um número que ao ser digitado no aplicativo Google Street View, mostrava locações da série em Los Angeles e alguns atores apareciam ao fundo. Mas, afinal, o que queriam mesmo dizer os tais números?
Agora que já sabe que os easter eggs não são os ovos de chocolate que comemos na Páscoa, fique atento aos detalhes dos seriados, pois você pode encontrar surpresas divertidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo