11 abril 2011

Coleção "Folha Explica" aborda temas fundamentais para o conhecimento

07/09/2008 
Coleção "Folha Explica" aborda temas fundamentais para o conhecimento
da Folha Online

A série Folha Explica oferece mais de 70 livros breves que abrangem de forma sintética e dinâmica temas atuais de diversas áreas do conhecimento. Cada título resume, em linguagem acessível, o que de mais importante se sabe hoje sobre o assunto tratado. A lista de autores dos livros da coleção inclui nomes como Drauzio Varella, Alfredo Bosi, Fernando Gabeira, Moacyr Scliar, Marcelo Leite e Rubens Ricupero. Conheça os livros da série:
*
Livro mostra como Darwin mudou o mundo com idéias revolucionárias"Folha Explica Darwin" - O jornalista e colunista da Folha Marcelo Leite aborda de forma dinâmica as questões essenciais da obra de Darwin, usando a vida do cientista como fio condutor. O livro se debruça sobre a juventude de Darwin e sua formação como médico; segue o naturalista em sua famosa viagem pelo mundo à bordo do navio Beagle; acompanha o desenvolvimento dos estudos de Darwin e sua grande relutância em publicar suas ideias; examina a enorme repercussão da publicação do livro "A Origem das Espécies" e discute a controvérsia entre religião e ciência que prossegue até hoje.

Folha Explica o mito, a carreira e a brasilidade do "rei" Roberto Carlos"Roberto Carlos" (Publifolha, 2008), de Oscar Pilagallo, desvenda o mito, a carreira e a brasilidade do "rei". O livro traça um panorama dinâmico da vida e da obra do cantor, cobrindo toda sua trajetória desde a juventude até os dias atuais. Inclui ainda a discografia e a filmografia completa de Roberto Carlos.
Livro explica a obra de Marx, seus principais conceitos e suas "profecias""Karl Marx", de Jorge Grespan, apresenta e analisa de forma sintética as principais idéias da obra do autor, incluindo suas "profecias", como a irradiação da forma de mercadoria a quase todos os produtos e relações sociais. Ao explicar Marx e seus conceitos --de alienação, mercadoria, capital, a perspectiva dialética do capitalismo, o fetichismo, a ideologia, a crise e a revolução-- Grespan faz entender o dinheiro, o capitalismo e as relações sociais. 
Obra analisa a criação musical de Tom Jobim e narra a trajetória do músico"Tom Jobim" narra a trajetória e analisa a criação musical de Tom, assim como sua influência sobre a música produzida no Brasil. Cacá Machado, compositor e doutor em história pela USP, articula comentários musicais, literários e históricos parra investigar e interpretar sinteticamente o artista e suas criações. O título traz ainda a discografia do compositor e indicações de filmes e DVDs sobre o músico. 
Livro apresenta dados que comprovam o fenômeno do aquecimento global"O Aquecimento Global" apresenta dados que comprovam o fenômeno mais preocupante da atualidade. A obra aborda as causas e as consequências das ações do homem sobre a natureza, apresenta maneiras de reverter o quadro, trata dos acordos internacionais e das emissões de poluentes. Este é o primeiro livro que trata o tema sob uma perspectiva brasileira. É fundamental para estudantes, ecologistas e qualquer pessoa preocupada com a situação atual do planeta Terra. 

Marcelo Leite traça situação dos ecossistemas da AmazôniaA Amazônia contém pelo menos um terço das florestas tropicais do mundo e abriga uma biodiversidade sem paralelos no planeta em seus cinco milhões de quilômetros quadrados. No entanto, a insistência num modelo predatório de ocupação e exploração econômica vem destruindo a floresta em ritmo assustador. Marcelo Leite --doutor em ciências sociais pela Unicamp e colunista da Folha de S.Paulo-- apresenta no livro "A Floresta Amazônica" a necessidade urgente de revisar, desde a raiz, as noções mais correntes sobre como explorar e preservar a floresta amazônica. 
"Folha Explica Freud" traz conceitos fundamentais da psicanáliseO austríaco Sigmund Freud (1856-1939) foi um dos autores que mais influenciaram a cultura do século 20. Os conceitos originais que elaborou, como "inconsciente", "narcisismo" e "complexo de Édipo", tornaram-se fundamentais não apenas para a psicanálise, mas para disciplinas como a pedagogia, a comunicação, as ciências sociais, a filosofia e a literatura, entre outras. No volume "Freud", o psicanalista Luiz Tenório Oliveira Lima analisa a vida, a obra e os principais elementos da teoria do pai da psicanálise. Com linguagem clara, o livro descreve como Freud chegou ao conceito do "inconsciente" e à idéia de "mal-estar da civilização", e explica seus estudos da sexualidade infantil, da libido, neurose e perversão.
Jung Tito R. de A. CavalcantiO psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) passou muito tempo na obscuridade. No Brasil, sua obra tem pouca repercussão nas universidades, se comparado às obras de Freud e Lacan, por exemplo, e, não raro, seu nome aparece associado ao misticismo, ao nazismo e à bigamia. Tito R. de A. Cavalcanti, analista junguiano formado pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, joga luz sobre esse importante pensador no volume "Jung". O livro explica como Jung buscava compreender o universo simbólico humano, sem defender a adesão a religiões ou atividades místicas. Também trata da união de Jung com Freud, que durou sete anos e foi interrompida pelo fato de os dois não concordarem a respeito da teoria do inconsciente. Isto fez com que Jung criasse uma escola própria, ampliada e praticada por muitos desde então. .
Livro decifra de forma clara e sintética o pensamento de LacanOs principais temas da obra do psicanalista Jacques Lacan (1901-81) estão sintetizados em "Lacan", de Vladimir Safatle, professor do Departamento de Filosofia da USP, coordenador do Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Autor reconhecidamente difícil, de poucos textos, redigidos em estilo elíptico, Lacan tinha tudo para ser esquecido. No entanto, suas idéias tornaram-se ponto de passagem obrigatório não apenas para os interessados na clínica psicanalítica, mas também para quem quer compreender a filosofia, a teoria social, a estética e a crítica da cultura no início do século 21.
Livro os principais temas da obra da psicanalista Melanie KleinMelanie Klein (1882-1960) é conhecida como a responsável por lançar as bases e desenvolver a técnica da análise de crianças. Essa experiência possibilitou ampliar o campo da clínica psicanalítica para áreas tidas, por Freud, como inacessíveis ao tratamento: pacientes psicóticos, autistas e "borderline". No livro "Melanie Klein", os autores Luís Claudio Figueiredo e Elisa Maria de Ulhôa Cintra, psicanalistas e professores acadêmicos, expõem didaticamente as idéias kleinianas e sua importância para o movimento psicanalítico. 
"Vinicius de Moraes", de Eucanaã Ferraz, da série Folha Explica  Leitura obrigatória para quem quer entender mais de música popular brasileira, "Vinicius de Moraes" (Publifolha, 2006) é o título da série Folha Explica dedicado a um dos maiores artistas do país. No livro, o poeta e professor de literatura da UFRJ Eucanaã Ferraz conta a história da vida de Vinícius e abrange com equilíbrio a "poesia escrita" e a "poesia cantada", formada pelas letras de música vinicianas. O livro lista ainda discografia e bibliografia do artista e as parceria com Tom Jobim, com quem criou alguns clássicos da bossa-nova, e com Baden Powell, com quem criou os afro-sambas. 
Compositor Dorival Caymmi morreu aos 94 anos; veja mais fotos   O volume dedicado a "Dorival Caymmi" (Publifolha, 2006) explica a originalidade do compositor e a força de sua obra. O ensaísta e escritor Francisco Bosco conta como Caymmi criou os sambas "sacudidos", as canções praieiras e os sambas-canção, músicas ao mesmo tempo originais e familiares que moram na memória coletiva e ajudaram a construir a identidade brasileira. O livro inclui discografia e cronologia de Caymmi. 
Livro esclarece as origens e o funcionamento do racismo no BrasilComo foi formado o racismo no Brasil? Porque ele ainda existe? A questão é um tema difícil para o último país das Américas a abolir a escravidão. O livro "Racismo no Brasil" revela a maneira como se construiu, historicamente, o racismo à brasileira. A autora é a antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, da USP. Ela explica o panorama das teorias raciais no século 19, os efeitos da escravidão no imaginário racial brasileiro, o "apartheid" social", a questão da identidade e confusão e a raça projetada no outro. Ela também explica a formação do conceito de raça no país. 
Livro apresenta os patamares da violência urbana no BrasilA violência de caráter endêmico, implantada em um sistema de relações assimétricas, não é um fenômeno novo --dá continuidade a uma longa tradição de práticas de autoritarismo. O livro "Violência Urbana" apresenta os patamares da violência urbana no Brasil e o contexto maior em que ela se apresenta. Além disso, o livro propõe caminhos para sua superação. O livro é assinado por Paulo Sérgio Pinheiro, que foi considerado pela ONU especialista independente para violência contra a criança e ex-secretário de Estado dos Direitos Humanos, e Guilherme Assis de Almeida, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência, da USP. 
Livro ensina história e a melhor maneira de apreciar cerveja Em "Cerveja", Josimar Melo, crítico de gastronomia da Folha de São Paulo e autor do "Guia Josimar Melo de Restaurantes", mostra o que é a cerveja, sua história, como bebê-la, as variedades de tipos e marcas, além de números de produção da segunda bebida mais consumida no mundo.
Jornalista Erika Palomino explica conceitos da moda em livroNo volume "A Moda", a jornalista Erika Palomino apresenta os principais conceitos e correntes do estudo da moda. Mostra como ocorreu o surgimento do São Paulo Fashion Week, a maior semana de moda da América Latina, e como o mercado da moda se profissionalizou no Brasil a partir dos anos 90.
Contardo Calligaris, colunista da Folha, analisa a adolescência"Adolescência" - Contardo Calligaris, psicanalista, doutor em psicologia clínica (Université de Provence) e colunista da Folha de S.Paulo, mostra a adolescência como uma das formações culturais mais poderosas de nossa época, suas nuances, enigmas e superações.
Livro examina as transformações do trabalho na nova economiaLivro examina as transformações do trabalho na nova economia

"As Profissões do Futuro" foi escrito pelo economista Gilson Schwartz e aborda o novo cenário profissional do século 21: webdesigners e administradores de comunidades virtuais são exemplos das possibilidades profissionais criadas pela tecnologia, num mundo cada vez mais dividido entre "nova" e "velha" economia.
"O dólar" explica a importância da moeda no mundo globalizado"O Dólar" - O economista e professor da USP João Sayad (atual Secretário de Estado da Cultura, em São Paulo) estuda a trajetória histórica do dólar, sua importância no mundo globalizado, o papel do FMI e discute a dolarização.

Em "A Cultura Digital", o professor da PUC-SP, Rogério da Costa, discute o rumo das relações humanas em meio aos artefatos tecnológicos e como a internet, os celulares, os jogos eletrônicos e outras tecnologias digitais mudaram nossa vida.
Livro explica a beleza e o caos da cidade e tenta entender o trânsito"São Paulo" - A urbanista e professora do Mestrado em Urbanismo da PUC-Campinas apresenta a cidade de São Paulo, descrevendo sua evolução histórica e explicando a condição urbana da atualidade, mistura de caos e ordem, de criação e regressão.
Capa do livro "Oscar Niemeyer"No volume "Oscar Niemeyer", o arquiteto e designer gráfico Ricardo Ohtake faz um relato dos 100 anos da vida e da trajetória de um dos mais importantes criadores brasileiros, reconhecido em todo o mundo, e comenta suas principais obras. Ohtake analisa como as curvas de Niemeyer representaram um avanço em novas frentes do modernismo, em um momento dominado pelo racionalismo e pelas linhas retas. Livros lançados e a revista "Módulo", fundada por Niemeyer em 1955, foram algumas maneiras encontradas por Ohtake para acompanhar seus trabalhos e reunir material para o livro.
Obra também descreve os meios mais atualizados de prevenção"A Aids" - O livro do doutor em genética, Marcelo Soares, permite entender o que é a doença, como ela se propagou e descreve os meios de prevenção e tratamento.
*
VEJA OUTROS LIVROS DA SÉRIE

Antropologia

"A Magia" - O sociólogo Antonio Flávio Pierucci (USP) examina o pensamento mágico e mostra como a magia está presente no nosso cotidiano --desde o simples ato de bater na madeira até as terapias da nova era.

Artes Plásticas

"Arte Brasileira Hoje" - Livro de Agnaldo Farias (USP) traça o perfil de 26 artistas contemporâneos brasileiros e analisa pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, em exercícios de interpretação pensados para a sala de aula.

Biologia

"A Água" - Livro dos profs. José Galiza Tundisi e Takako Tundisi (Univ. Federal de São Carlos) explica a importância da água para a preservação da vida, suas propriedades essenciais e analisa as conseqüências do seu mau uso.

"Macacos" - O médico, romancista, cronista e professor-pesquisador da Unip, Drauzio Varella, adentra o universo dos macacos e analisa os hábitos e relacionamentos sociais característicos dessas espécies.

"Projeto Genoma Humano" - Livro da jornalista Mônica Teixeira (TV Cultura) descreve e esclarece uma das maiores aventuras científicas da nossa era.

"O DNA" - O jornalista de ciência Marcelo Leite (Folha de S.Paulo) mostra como o DNA determina as caracteristicas humanas e discute as implicações do estudo do genoma e da biotecnologia.

Ciência Política

"O PT" - O cientista político André Singer (USP), porta-voz do presidente Lula no primeiro mandato, relata a formação e evolução do Partido dos Trabalhadores.

"O Malufismo" - O jornalista Mauricio Puls (Folha de S.Paulo) examina criticamente o fenômeno político do malufismo nas últimas três décadas da história brasileira.

"O PFL" - Eliane Cantanhêde (colunista da Folha de S.Paulo) conta a história do PF (atual DEM), e discute seus objetivos e programas.

"O Marketing Eleitoral" - O cientista político e jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva, atual ombudsman da Folha, discute o real alcance do marketing no processo eleitoral e na democracia.

Cinema

"Cinema Brasileiro Hoje" - A retomada da produção cinematográfica brasileira, resumida e esclarecida pelo crítico Pedro Butcher (Folha de S.Paulo).

"2001 - Uma Odisséia no Espaço" - Livro do crítico Amir Labaki (curador do festival "É Tudo Verdade") analisa e interpreta o clássico do diretor Stanley Kubrick.

Comportamento

"A Maconha" - O deputado federal Fernando Gabeira (colunista da Folha de S.Paulo) apresenta os prós e contras da maconha, sem escusar nem demonizar seus malefícios, e sem esconder suas virtudes.

Direito

"A Prisão" Um retrato do sistema penitenciário, com ênfase no caso brasileiro, escrito pelo advogado Luis Francisco Carvalho Filho (também diretor da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo).

Economia

"O Euro" - A jornalista Silvia Bittencourt (colaboradora da Folha de S.Paulo, na Alemanha) narra a criação do euro e sua importância para a idéia da Europa hoje.

"A Especulação Financeira" Gustavo Patu (Folha de S.Paulo) explica como opera o mercado financeiro, esclarecendo termos e conceitos.

"A Alca" - A proposta de criação Área de Livre Comércio das Américas, examinada em detalhe por um dos seus maiores conhecedores, o economista Rubens Ricupero (diretor da Faculdade de Economia da FAAP, em São Paulo).

Filosofia

"A Democracia" - O professor titular da USP Renato Janine Ribeiro discute a democracia moderna e constrói um panorama do regime em que vivemos.

"A República" - Também do professor Renato Janine Ribeiro, este volume contrapõe os ideais republicanos originais a seus "inimigos" - a monarquia, a corrupção e o patrimonialismo.

"Adorno" - O professor de literatura da Unicamp, Márcio Seligmann-Silva, mostra a influência do filósofo Adorno na cultura contemporânea e explica sua crítica à indústria "cultural".

"Nietzsche" - Livro do professor de Filosofia da Unicamp, Oswaldo Giacóia Júnior, apresenta a obra de Nietzsche e esclarece por que é impossível se colocar à altura dos principais temas atuais sem entender este pensador provocativo.

"Montaigne" - Neste volume, Marcelo Coelho (articulista da Folha de S.Paulo) apresenta a vida e a obra do pensador francês autor dos "Ensaios", obra que inaugura o próprio gênero literário do ensaio.

História

"História do Brasil no sec. 20 (de 1980 a 2000)" - De autoria de Oscar Pilagallo (colaborador da Folha de S.Paulo), o volume conta a história do país desde a campanha das diretas até o governo de FHC.

"História do Brasil no sec. 20 (de 1960 a 1980)" - Também de Oscar Pilagallo, o livro retrata o período que começa com a eleição de Jânio Quadros, em 1960, e termina com a fundação do PT, em 1980.

"História do Brasil no sec. 20 (de 1940 a 1960)" - Oscar Pilagallo traz à tona os dois principais personagens da metade do século 20: Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.

"História do Brasil no sec. 20 (de 1920 a 1940)" - O livro conta história do Brasil neste período, que envolve o modernismo, as revoltas tenentistas e o fim da República Velha.

"História do Brasil no sec. 20 (de 1900 a 1920)" - O título apresenta a história do país no início do século - dos governos de Campos Salles e Rodrigues Alves à política do café-com-leite.

Literatura

"Graciliano Ramos" - O professor de literatura da UFMG e supervisor do projeto de reedição da obra de Graciliano Ramos, Wander Melo Miranda, mostra por que conhecer a obra do autor de "Vidas Secas" é fundamental para entender o Brasil.

"Guimarães Rosa" - O livro de Walnice Nogueira Galvão, professora da USP, aborda toda a obra do escritor, compreendida no contexto histórico em que surgiu.

"João Cabral de Melo Neto" - De autoria de João Alexandre Barbosa, professor da USP, o volume descreve e analisa a obra do autor de "Morte e Vida Severina".

"Macunaíma" - A professora de literatura Noemi Jaffe aborda o romance Macunaíma, de Mario de Andrade, contrapondo análise da obra com seu impacto sobre a literatura e a cultura brasileira em geral, desde o modernismo.

"Os Sertões" - Neste livro, Roberto Ventura (ex-professor de literatura da USP) abre caminhos para a leitura do clássico de Euclides da Cunha e resume a vida dramática do escritor.

"Machado de Assis" - O professor titular de literatura brasileira da USP, Alfredo Bosi, trata de toda a produção machadiana - romances, novelas, contos, crônicas, teatro e poesia.

"Literatura Brasileira Hoje" - O volume escrito por Manuel da Costa Pinto, mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP e colunista da Folha de S.Paulo, dá destaque a 60 autores - 30 poetas e 30 prosadores - da atualidade e oferece um panorama único da nossa literatura.

"Carlos Drummond de Andrade" - O professor de língua e literatura latina (Unicamp) apresenta a obra do poeta e oferece um roteiro de leitura tanto para quem já leu, quanto para não conhece a obra.

"Manuel Bandeira" - No volume, Murilo Marcondes de Moura, professor de literatura brasileira da UFMG, mostra as facetas do poeta que participou ou dialogou com o parnasianismo, modernismo, surrealismo e o concretismo.

"Clarice Lispector" - Yudith Rosenbaum, psicóloga e professora de literatura brasileira da USP traça um perfil da escritora e das complexas relações entre realidade e linguagem presentes em sua obra.

Medicina e Saúde

"A Dor" - João Augusto Figueiró, médico psicoterapeuta, explica em linguagem simples e de uma perspectiva humanista o que é a dor e como tratá-la.

"A Linguagem Médica" - O médico e colunista da Folha de S.Paulo, Moacyr Scliar (da Academia Brasileira de Letras), esclarece termos da linguagem médica e e faz um relato sintético e bem-humorado da história da medicina.

"A Obesidade" - Ricardo Cohen ( cirurgião de obesidade) e Maria Rosária da Cunha (doutora em endocrinologia e metabolismo pela USP) apresentam os principais fatos sobre a obesidade e explicam as principais forma de cura.

"O Cigarro" - Livro do jornalista Mario César Carvalho (Folha de S.Paulo) resume a história do cigarro com base nos conflitos entre a indústria e a ciência, o prazer e o risco.

"A Menopausa" - Silvia Campolim (editora do site www.menospausa.com.br) explica o que é a menopausa e descreve as pesquisas atuais para aliviar seus sintomas.

"O Câncer" - O professor livre-docente da USP e da Unip, Riad Naim Younes, define o câncer, traz estatísticas sobre a doença e discorre sobre a ligação com tabagismo, alcoolismo e os hábitos alimentares.

Música

"Caetano Veloso" - Livro do arquiteto e ensaísta Guilherme Wisnik (colaborador da Folha de S.Paulo) investiga vida e obra de Caetano, e as repercussões do tropicalismo --e sua descendência-- para a identidade brasileira dessas últimas quatro décadas.

"Carlos Gomes" - Lorenzo Mammi (professor de história da música na USP) apresenta uma interpretação original da obra do primeiro compositor assumidamente brasileiro, autor da ópera O Guarani.

"Chico Buarque" - O jornalista Fernando de Barros e Silva (editor de "Brasil" da Folha de S.Paulo) estuda as canções e os escritos de Chico Buarque, como formas originalíssimas de resistência aos padrões comerciais e comportamentais da cultura brasileira dessas últimas décadas.

"João Gilberto" - O escritor e crítico de música Zuza Homem de Mello apresenta a vida e a obra de João Gilberto, mostrando como ele, com seu jeito diferente de harmonizar o samba e seu jeito de cantar, inventou uma nova cultura musical.

"MPB Hoje" -Coletânea de 99 textos, de 99 autores, organizada pelo músico e crítico musical (e editor da Publifolha) Arthur Nestrovski, analisa 99 grandes nomes da nossa música popular.

Novas Tecnologias

"Os Alimentos Transgênicos" - O livro de Marcelo Leite (colunista da Folha de S.Paulo) explica o que são os transgênicos, como surgiram e o seus efeitos.

"Os Clones" - A doutora em genética humana, Marcia Lachtermachter-Triunfol, mostra os caminhos que levaram ao desenvolvimento da clonagem e discute as conseqüências biológicas e morais desta tecnologia.

"A Internet" - Uma das pioneiras na implatação da Internet no Brasil, a jornalista e consultora Maria Ercilia, narra a história e faz uma análise cultural e sociológica da World Wide Web.

Religião

"O Islã" - Paulo Daniel Farah (professor da USP) traz informações sobre as origens, os preceitos, a tradição e os conflitos do islamismo.

Sociologia

"A Reforma Agrária" - O livro de Eduardo Scolese (Folha de S.Paulo) trata de maneira resumida a origem, os desdobramentos e a conseqüência de um cenário de invasões de terra, saques, assassinatos e grilagem de terras.

"Casa-Grande & Senzala" - O professor da USP, Roberto Ventura, abre caminhos para a leitura do clássico de Gilberto Freyre e apresenta trajetória do escritor.

"O Narcotráfico" - O jornalista e ex-ombudsman da Folha, Mário Magalhães, explica como o narcotráfico funciona: do varejo nas favelas às organizações multinacionais que comandam o crime organizado.

"O Trabalho Infantil" - O jornalista Ari Cipola mostra o que é o trabalho infantil e apresenta os esforços que vêm sendo feitos para combatê-lo.

Teatro

"José Celso Martinez Corrêa" - O dramaturgo Aimar Labaki analisa a importância crucial de José Celso para o teatro brasileiro -- desde as primeiras expressões do tropicalismo até a nova revolução de Os Sertões.

À venda na Livraria da Folha e nas principais livrarias do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo