03 maio 2010

Competição é palco de duelo dos melhores do mundo

Se boa parte dos meninos sonha em se tornar jogador de futebol, é fato que quem já é profissional na área almeja uma posição na seleção do seu país. Disputar uma Copa do Mundo é o objetivo máximo das estréias do esporte. Por isso, a poucas semanas do início desse campeonato mundial, vários nomes começam a ganhar as páginas dos jornais como apostas de quem deve se destacar na edição deste ano mesmo antes da lista oficial dos convocados. Enquanto isso, são especulações nacionais e internacionais: o argentino Lionel Messi, os brasileiros Kaká, Robinho, quem sabe até Ganso e Neymar. De Portugal, Cristiano Ronaldo, da Inglaterra, Wayne Rooney, e da Costa do Marfim, Didier Drogba.

Seleções

Dunga avisou que vai divulgar a lista com os nomes dos jogadores que defenderão a camisa do Brasil no dia 11 deste mês, às 13 horas. Mas já dá para destacar quem pode brilhar nesta Copa, pois há alguns nomes como certos. "Individualmete esta seleção é muito boa tecnicamente, a começar pelo Julio Cesar; hoje considerado o melhor goleiro do mundo, e Juan na defesa e Kaká no ataque são dois jogadores que me enchem os olhos com suas jogadas. Gostaria de ver na seleção o Neymar e o Paulo Ganso do Santos", diz Junior, ex-jogador e autor de Minha Paixão pelo Futebol

Nas seleções internacionais,o nome mais cotado para brilhar na Copa é Lionel Messi, jogador do Barcelona desde os 13 anos - agora está com 22, o argentino tem brilhado em campo, fazendo gols e monstrando um futebol bonito. "Messi é hoje o melhor jogador do mundo, habilidoso, veloz, goleador. Quem também deve se destacar é o Rooney, da Inglaterra, porque está vivendo o seu melhor momento , fazendo muitos gols." diz o jornalista e narrador Milton Leite.

Para Soninha. além de Messi,  outros argentinos podem surpreender, como Tevez. Milito, Higuain. Ela enfatiza ainda os espanhóis Xavi, Fabregas e Fernando Torres. Gustavo Longhi de Carvalho, coautor do livro Copas do Mundo (Novatec), concorda: "Admiro muito o futebol dos espanhóis Xavi,  Iniesta, Fernando Torres, Fábregas e David Villa. Se eles conseguirem ter grandes atuações na Copa, a Espanha será uma grande candidata ao título. Como a Espanha não tem tanta tradição como algumas outras seleções, muitos não estão acreditando nesta equipe. Mas não me surpreenderei de maneira alguma se a Espanha chegar muito longe na Copa.

Nem sempre 1+1 é igual a 2

Não basta ter um time com jogadores de grande qualidade, novatos que têm se destacado nos seus times regulares. Para vencer pode ser preciso mais . A comentarista Soninha acha que, em uma Copa em que experiência e capacidade de lidar com pressão são tão importantes, às vezes quem "surpeende" são os veteranos. "Jogadores que parecem completamente fora do baralho, até folclóricos, com Blanco (México). Ou quando os craques decepcionam jogadores menos espetaculares aparecem e "resolvem" - nosso Julio Batista, tão pouco apreciado pela torcida brasileira, pode ser um deles" completa.

Mauro Beting, autor do livro As Melhores Seleções Estrangeiras de Todos os Tempos, também opina:
" o melhor time hoje é a Espanha - o que não significa que será nos meses da Copa. A Argentina deverá crescer demais. Messi está acima de tudo. Mas não há como saber como estará. Em 2008, Ronaldinho Gaúcho chegou esgarçado ao Mundial e decepcionou. Em 2002, Zidane estourou e a então brilhante França não passou da primeira fase. Copa é um torneio de verão - este ano, um festival de inverno, quem vence não é o melhor time do mundo necessariamente - é o funcionário do mês"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo