19 junho 2010

5 LANCES QUE NÃO PODEM ACONTECER

Perder uma Copa do Mundo acontece mais por detalhes que não são bem resolvidos fora dos gramados. Por isso, é bom evitar a euforia desmedida, problemas financeiros e torcer para que uma contusão não apareça. Também ajuda não contar com o melhor do mundo.

1. “Já Ganhou”

É fundamental blindar os jogadores do clima de otimismo exagerado dos torcedores e de alguns setores da mídia. Na última Copa esse foi um ponto falho, pois a CBF acabou transformando a preparação do time em uma grande festa, principalmente na estada na cidade suíça de Weggis. Lá, o assédio aos jogadores passou dos limites – com direito a torcida invadindo o campo de treinamento

2. Quanto Vale o Show?


È bom sempre antecipar qual será o prêmio pago para os jogadores. Em 1990, a discórdia começou quando a CBF acertou o contrato de patrocínio com uma fábrica de refrigerantes. Os atletas, insatisfeitos com o valor recebido, esconderam o logotipo da empresa na foto oficial da delegação. A briga ajudou o time a ser precocemente eliminado nas oitavas.

3. Cartolas Incompetentes


“Nas Copas de 1958 e 1962 tínhamos dirigentes muito bons. Tanto o Dr. Paulo Machado de Carvalho(chefe da delegação), como o Carlos Nascimento (supervisor) inspiravam confiança nos jogadores, e nós, neles. Os dois davam todo o apoio para que os atletas só se preocupassem em jogar bem. Em 1954 e 1966 sofremos com a desorganização.” aponta o ex-lateral Djalma Santos.

4. Desfalques


Perder alguns jogadores antes do Mundial já se tornou rotina para a seleção brasileira. Algumas dessas ausências foram cruciais. Em 1998, a dupla de ataque formada por Ronaldo e Romário prometia infernizar as defesas na França. Mas uma contusão muscular tirou o baixinho da Copa – que não segurou as lágrimas quando foi anunciado o seu corte.

5. Ter o Melhor do Mundo


Desde que a Fifa passou a premiar o melhor jogador do planeta, em 1991, a equipe que conta com esse craque fracassa na Copa. Isso aconteceu com o italiano Baggio(1995), o português Figo (2001) e os brasileiros Ronaldo(1997) e Ronaldinho (2005). Para o Mundial de 2010, a preocupação com essa coincidência fica com os argentinos, já que o melhor do planeta no ano passado foi Messi.


Humberto Peron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo