09 junho 2010

Como organizar uma festa junina

1. O básico: defina uma data sem jogos importantes da Copa e um lugar acessível. Pode ser na sua própria casa, se tiver espaço para isso (depende da quantidade de pessoas), no salão de festas do prédio ou na escola dos seus filhos.

2. Faça uma lista de convidados. A festa será apenas para crianças? Só para adultos? Para os dois? Com a quantidade definida, dá para estimar o quanto precisará de comida e bebida.

3. Procure resgatar o sentido original das festas juninas. Essa parte é especialmente importante para as crianças, que estão sempre em fase de aprendizado.
4. Festa junina que é festa junina tem muitas simpatias!  Uma busca simples pelo Google revela milhares de outras opções.

5. A música da festa também é muito importante. Atenha-se às músicas originais, para caracterizar. O ritmo típico é o forró. Na quadrilha a música mais tocada é "Festa na Roça" de Mário Zan. Outras músicas conhecidas são:

Capelinha de Melão

Olha pro céu, meu amor

Pula a fogueira

Cai cai balão

Sonho de papel

6. Peça para os convidados irem com trajes típicos. Os homens devem ir com camisa xadrez, calça jeans com retalhos costurados, chapéu de palha, lenço no pescoço, bota de cano alto. As mulheres com vestido florido com babado e renda, cabelo trançado e amarrado com fita, chapéu de palha, meia calça e sapato.

7. Existem muitas brincadeiras e jogos para as crianças.
8. Comes e bebes são um capítulo a parte. Os tradicionais são:
paçoca
cocada
vinho quente
bolo de fubá
cuscuz
doce de leite
bolo de milho com coco
arroz doce
pé-de-moleque
quentão
ponche
pipoca doce
pamonha
milho cozido
pipoca com manteiga
canjica
amendoim doce
biscoito de polvilho
cachorro-quente
doce de abóbora
pinhão
torta de banana
maçã do amor

9. A decoração também é fundamental. As tradicionais bandeirinhas são fáceis de fazer e a criançada adora participar. Se você tiver uma enorme área aberta, vale fazer uma fogueira. Senão, improvise com uma de mentirinha. Toalhas com estampa xadrez nas mesas e artefatos de palha dão o tom. Espalhe ramos de trigo e palhas de milho sobre as mesas.

10. Com tudo definido, não se esqueça dos convites! Você pode fazer modelos artesanais ou virtuais. o importante é enviá-los com uma antecedência boa, tipo 1 mês. Mais do que isso, as pessoas esquecem. E lembre-se de pedir para cada um levar um prato! Isso também faz parte das tradições juninas!
 
 Thais -Vida organizada
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo