20 julho 2010

DORIS LESSING

DORIS LESSING 


Doris Lessing nasceu em 1919 no Irã e se mudou para a Inglaterra em 1949. O seu primeiro romance foi publicado em 1950 e alcançou grande sucesso na Europa e nos EUA. Desde então já publicou mais de 50 livros, entre romances, contos, poesia, teatro e não ficção. Ao longo de sua carreira recebeu diversos prêmios, incluindo o Príncipe das Astúrias e o David Cohen British Literature Prize em 2001. Em 2007 a Academia Sueca atribuiu-lhe o Prêmio Nobel da Literatura.
Debaixo Da Minha Pele


Primeiro Volume Da Minha Autobiografia

Autor: LESSING, DORIS

Editora: COMPANHIA DAS LETRAS

Assunto: BIOGRAFIAS, DIÁRIOS, MEMÓRIAS E CORRESPONDÊNCIAS

Ao trazer de volta a mente e a vida de uma menina, a autora acompanha o florescimento de sua consciência, narra as formas que encontrou para vivenciar a sexualidade adolescente, refaz os caminhos de suas primeiras convicções políticas. 'Debaixo da minha pele' mostra uma mulher que olha o mundo com lucidez e determinação - sempre impregnada de delicadeza, senso de humor, e compaixão para com a fragilidade humana. Este primeiro volume começa com a infância de Doris Lessing na África e termina em 1949, quando ela chega em Londres levando na mala os originais datilografados de seu primeiro romance, 'The grass is singing'.

O Sonho mais Doce Companhia das Letras
Autor Doris Lessing
Gênero Literatura Estrangeira
 Seção Ficção Cientifica
 Acabamento Brochura
 Nº de Páginas 448 Sinopse

Passando a limpo os últimos quarenta anos do século XX, Doris Lessing fala dos desmandos cometidos em nome da ideologia pura, critica feministas, desmonta a esquerda, denuncia corrupção e não poupa sequer o trabalho das ONGS.

Andando na Sombra

Companhia das Letras
Autor Doris Lessing
 Gênero Literatura Estrangeira
 Seção Biografias, Cartas e Memórias
 Acabamento Brochura
 Nº de Páginas 432
Sinopse
 No segundo volume de sua autobiografia, Doris Lessing faz um relato a partir do momento em que desembarcou numa Londres devastada, em 1949. Evitando os excessos e a vaidade, ela constrói um retrato sábio e comovente de uma época.

O Planeta 8 - Operação Salvamento Nova Fronteira
Autor Doris Lessing
Gênero Literatura Estrangeira
 Seção Ficção Cientifica
 Acabamento Brochura
 Nº de Páginas 208

 Sinopse
 Quarto livro da série Canopus em Argos: arquivos, O planeta 8: operação-salvamento conta a história de um pequeno planeta que enfrenta as adversidades provocadas pela Era do Gelo. As implacáveis geleiras que assolam o planeta 8 serão responsáveis pela mudança de sua relação com Canopus e representarão um marco em seu caminho evolutivo.


As experiências de Sírius
(o Relatório Feito por Ambien Ii, dos Cinco)


Descrição

Continuando a história da evolução da Terra - aqui, alegoricamente representada por Shikasta - 'As Experiências de Sirius' oferece ao leitor, desta vez, o ponto de vista de Sirius em relação à Shikasta (característica essa também presente no primeiro livro da série, no qual o estudo era feito por parte de alguns canopianos), bem como relatos de suas atividades no planeta e das estremecidas relações com Canopus.

Observações

Este livro também foi lançado, em 1987, pela editora Europa-América, sob o título de 'As Experiências Sirianas', correspondendo ao volume 15 da Coleção Nébula.


Veja os livros da escritora:

http://www.travessa.com.br/wpgArtigosFiltrados.aspx?tipo=autor&texto=Doris_Lessing&CodAutor=C544C807-CED6-44E6-8357-7AF253D5A082&pag=1




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo