07 julho 2010

They Don't Care About Us

"They Don't Care About Us" é o quarto single lançado por Michael Jackson em 1995 como parte da promoção do álbum HIStory. A música foi uma das mais polêmicas de toda a carreira de Jackson. Acusado de fazer apologia ao anti-semitismo pelos jornais, Michael alegou que não tinha a intenção de ferir ninguém e regravou a música, que é um hino contra as injustiças sociais. They Don't Care About Us é diferente de todo o estilo musical de Michael. A canção tem batidas de Reggae e Hip Hop, e a parceria com o grupo baiano Olodum introduziu a canção elementos de Axé.

Polêmica com a Música

A possibilidade de que a letra de They Don't Care About Us pregava o antisemitismo foi levantada pela primeira vez pelo The New York Times em 15 de Junho de 1995. O jornal chamava a atenção para o emprego das palavras "Jew" e "Kike" que eram usados de forma pejorativa contra os judeus. Jackson respondeu diretamente a publicação afirmando:

"A idéia de que estas palavras possam soar de forma preconceituosa é extremamente dolorosa para mim. A canção na verdade é sobre a dor do preconceito e do ódio e é uma maneira da chamar a atenção para problemas sociais e políticos. Estou irritado, magoado e por que não dizer, revoltado, com o fato da canção ter sido interpretada de forma errônea."

Quando foi entrevistado no programa Primetime, em 1995 o cantor se defendeu. "Não é anti-semita, porque eu não sou uma pessoa racista. Eu nunca poderia ser um racista, porque eu amo todas as raças." O cantor também lembrou que cresceu em uma comunidade judia e que alguns de seus colaboradores e amigos mais próximos eram judeus, como por exemplo Steven Spielberg. Um dia após às declarações de Jackson, integrantes da comunidade judaica foram defender o cantor, alegando que ele realmente tinha boas intenções quando escreveu a música. Mesmo assim, Jackson alegou que iria regravar a mesma e que a nova versão viria nas próximas tiragens do álbum. Teve então que recolher os álbuns das lojas, e lançá-los novamente com a edição e um seguinte pedido de desculpas: "Eu só quero que todos vocês saibam que sou fortemente comprometido com a tolerância, a paz e o amor. E peço desculpas a qualquer um que tenha se ofendido." Todos os gastos foram pagos por Michael. Curiosamente, no mesmo ano em que a música foi lançada, Jackson casou com a enfermeira judia Debbie Rowe.

A música

A canção começa com uma criança falando "Chega desse lixo!" e logo depois várias outras cantam o refrão. A maior parte da música é em D menor, guitarra e piano são alguns dos instrumentos usados. A canção teve um ótimo desempenho na Europa, na Alemanha chegou a ficar em primeiro lugar por três semanas. Já nos Estados Unidos a canção sofreu com a polêmica causada pela letra, e só teve um desempenho bom nos charts de R&B. Foi nessa época que Jackson começou a sofrer conspiração na América, segundo ele mesmo.

Videoclipe
Versão no Brasil

O vídeo foi produzido por Spike Lee em Salvador no Pelourinho e na favela Dona Marta, no Rio de Janeiro. Produzir o videoclipe de They Don't Care About Us não foi uma tarefa fácil. As autoridades da época não queriam que o vídeo fosse gravado, pois temiam que ele denunciasse a pobreza do local e mostrasse as falhas do governo. Já os moradores do local ficaram muito felizes de receber o cantor, tanto que eles mesmo fizeram a segurança de Jackson. Outra polêmica é que o diretor Spike Lee teve que negociar com os traficantes do local para garantir a segurança do astro. O governo criticou muito essa decisão e Lee em resposta disse que a polícia não tinha poder suficiente para garantir a segurança de Jackson. O vídeo conta com a parceria do grupo baiano Olodum, que ajudou a música a ficar com "uma cara mais brasileira", introduzindo o Axé Music a canção final.

Versão em prisão

Michael Jackson produziu uma segunda versão para o videoclipe. Essa tinha como cenário uma prisão americana. A versão carcerária do vídeo foi gravada em estúdios de Nova York no final de Fevereiro, após Michael ter visitado o Brasil. Esta versão é menos conhecida no mundo todo. A MTV Americana baniu esta versão na sua grade normal devido a violência exposta no vídeo. A VH1 e a MTV só tinham permissão para transmitir após às 9 da noite.

Covers e influência

Na versão japonesa do "Rethroned", o segundo album de Northern Kings, banda da Finlândia formada por quatro famosos músicos de heavy metal, há como bonus track uma versão de "They Don't Care About Us".

O grupo New Soul, também regravou uma versão da música.

O grupo Olodum usualmente toca a música em seus shows.

Uma das vocalistas de apoio de Daniela Mercury cantou a música no carnaval de Salvador de 2010, enquanto Daniela e Margareth Menezes, assumiram os backing vocals da canção.

A frase "Michael, eles não ligam pra gente", que é gritada em português por uma criança no início do vídeo, ficou famosa no Brasil e tornou-se parte da cultura popular.

Os detentos de uma prisão de Cebu (região central das Filipinas) fizeram homenagem a Jackson morto um ano antes. Em 2007 presos do mesmo local ficaram famosos no Youtube ao fazerem uma coreografia coletiva para Thriller, vista mais de 37 milhões de vezes. Os presos contaram com a ajuda do coreógrafo de Michael, Travis Payne, e dos dançarinos Daniel Celebre e Dres Reid --eles aparecem à frente dos detentos no vídeo conduzindo a coreografia de "They Don't Care About Us" da turnê "This Is It". O vídeo faz parte da divulgação do documentário sobre Michael homônimo à turnê, lançado em DVD e Blu-ray Disc no mercado.

O clipe Beautiful de Snoop Dogg e Pharrell Williams, é similar ao video de They Don't Care About Us.

Depois da visita de Jackson ao Morro Santa Marta, o local virou um dos pontos preferidos de famosos. Além de Jackson, Madonna, o ator Hugh Jackman, e as cantoras Alicia Keys e Beyoncé, já deram o ar da graça no local, as duas últimas também para a gravação de um videoclipe. Os moradores do morro revelam que o crime local também diminuiu depois da visita de Michael.[4]

Referências
Jackson kids’ Jewish mother could regain custody, Jewish Telegraphic Agency, June 28, 2009.
↑ Vocalista rouba cena em trio de Daniela ao cantar Jackson, Diversão Terra; Terra, Fevereiro 16, 2010.
↑ Prisioneiros das Filipinas fazem nova coreografia em homenagem a Michael Jackson, FolhaOnLine; Sony Pictures, Janeiro 26, 2010.
↑ Morro Santa Marta vira rota de celebridades no Rio, G1; globo.com, Fevereiro 09, 2010.

Got to Be There
"Got to Be There" · "Rockin' Robin" · "I Wanna Be Where You Are" · "Ain't No Sunshine"

Ben
 "Ben"

Music & Me
 "With a Child's Heart" · "Music and Me" · "Morning Glow" · "Happy"

Forever, Michael
 "We're Almost There" · "Just a Little Bit of You" · "One Day in Your Life"

The Wiz
"Ease on Down the Road" · "You Can't Win" · "A Brand New Day"

Off the Wall
"Don't Stop 'Til You Get Enough" · "Rock with You" · "Off the Wall" · "She's Out of My Life" · "Girlfriend"

Thriller
"The Girl Is Mine" · "Billie Jean" · "Beat It" · "Wanna Be Startin' Somethin'" · "Human Nature" · "P.Y.T. (Pretty Young Thing)" · "Thriller"

The Original Soul of Michael Jackson
 "Twenty-Five Miles"

Bad
"I Just Can't Stop Loving You" · "Bad" · "The Way You Make Me Feel" · "Man in the Mirror" · "Dirty Diana" · "Another Part of Me" · "Smooth Criminal" · "Leave Me Alone" · "Liberian Girl" ·

Dangerous
"Black or White" · "Remember the Time" · "In the Closet" · "Jam" · "Who Is It" · "Give In to Me" · "Heal the World" · "Will You Be There" · "Gone Too Soon"

HIStory
"Scream/Childhood" · "You Are Not Alone" · "Earth Song" · "They Don't Care About Us" · "Stranger in Moscow"

Blood on the Dance Floor:

HIStory in the Mix
"Blood on the Dance Floor" · "HIStory/Ghosts"

Invincible
 "You Rock My World" · "Butterflies" · "Cry"

Number Ones
 "One More Chance"

Thriller 25
"The Girl Is Mine 2008" · "Wanna Be Startin' Somethin' 2008"

Singles promocionais "
"Speed Demon" · "This Time Around" · "Is It Scary" · "Smile" · "Spechless" · "This Is It"

Faixas de álbuns e colaborações
destacadas "Night Time Lover" · "Muscles" · "State of Independence" · "Say Say Say" · "Somebody's Watching Me" · "Tell Me I'm Not Dreamin' (Too Good to Be True)" · "Centipede" · "We Are the World" · "Eaten Alive" · "Get It" · "Do the Bartman" · "Dangerous" · "Whatzupwitu" · "Why" · "I Need You" · "What More Can I Give" · "A Place With No Name" · "Another Day" · "We Are the World 25 for Haiti" ·

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo