05 julho 2010

Grammy 2010

(BR Press) - No início da 52ª edição do Grammy Awards, o maior evento da música mundial, o público que lotava o Staples Center, em Los Angeles, tinha apenas uma certeza: esse seria o Grammy mais pop já visto em toda a sua história. Não deu outra. As campeãs nas principais e mais importantes categorias foram, respectivamente, a cantora de pop e R&B Beyoncé Knowles, e a cantora pop-country sensação Taylor Swift.

A ex- Destiny’s Child – que desembarcará essa semana para shows no Brasil – levou para casa seis dos dez prêmios a que concorria, entre eles Música do Ano, por Single Ladies (Put a Ring On It), Melhor Performance Pop Feminina, por Halo e Melhor Performance R&B Feminina, também por Single Ladies. Em sua apresentação, a diva pop surpreendeu o público entoando um medley de sua canção If I Were a Boy junto à I Oughta Know, da cantora canadense Alanis Morissette.

Stevie Nicks

Apesar da menor quantidade de prêmios conquistados, Taylor Swift, de apenas 20 anos, pôs embaixo dos braços quatro gramofones dourados, entre eles, um de Álbum do Ano e outro de Álbum Country do Ano por Fearless. Visivelmente emocionada, a cantora se apresentou ao lado da lenda pop-country Stevie Nicks. Ao ganhar os prêmios, Swift repetiu por diversas vezes que aquilo era como se um sonho estivesse se realizando, e completou seu discurso com “Minha família deve estar enlouquecendo. Vamos levar isso para Nashville”, referindo-se a sua terra natal e reduto da música country americana.

Gaga

Em um evento que primou muito mais por suas grandes apresentações musicais do que a entrega de prêmios propriamente dita, a cantora performática Lady Gaga também teve sua vez, entoando sua canção ganhadora do Grammy de melhor música dance, Poker Face ao lado do cantor inglês Elton John.

Para que o público aproveitasse mais as performances do evento que teve mais de três horas de duração, os Grammy foram entregues em sua grande maioria, antes que a transmissão televisionada começasse. Para diminuir a ansiedade do espectador de TV, as atrações tinham um tipo de minutagem regressiva na tela, como "Em nove minutos, apresentação de Black Eyed Peas".

On Broadway

A parte rock n’roll da festa ficou a cargo dos grupos Kings of Leon, que surpreendeu levando o prêmio de gravação do ano, com a ótima Use Someboy, desbancando Taylor Swift e Beyoncé, e dos veteranos do Green Day. Além de ganhar com Melhor álbum de Rock, o grupo pós-punkl ainda teve a oportunidade de tocar ao vivo com o elenco do musical American Idiot, promovendo assim a peça homônima a seu álbum anterior, com estréia prometida para março na Broadway.

O grupo Black Eyed Peas começou sua apresentação com a fraca Imma Be” e tinha tudo para ser um fracasso, não fosse a entrada de "robôs" humanos e o início de I Gotta a Felling, que fez com que o Staples Center pegasse fogo. Quem também se destacou em uma performance inesquecível foi a cantora Pink. Concorrendo apenas em uma categoria, a cantora se a apresentou inicialmente de forma simples e banal, mas seu vôo sem asas em uma performance circense, encharcada e pendurada quase de cabeça para baixo por um pano branco, fez o auditório inteiro aplaudi-la de pé.

Jacko

Em um dos momentos mais aguardados e emocionantes da noite, Prince Michael e Paris, os dois filhos do cantor Michael Jackson, morto no meio do ano passado, apresentados por Lionel Ritchie, receberam a homenagem prestada pela organização do evento ao rei do pop. No agradecimento, Prince, de apenas 12 anos disse: “Estamos muito orgulhosos por receber esse prêmio em nome de nosso pai. Ele sempre amou seus fãs. Ele estava sempre preocupado com o planeta e com a humanidade. A mensagem dele era simples: amor acima de tudo".

Após o tributo a Michael Jackson, o cantor haitiano Wyclef Jean apresentou a cantora de R&B Mary J. Blige que entoou Bridge Over Troubled Water, da dupla Simon and Garfunkel ao lado do tenor italiano Andréa Bocelli, ato em prol dos haitianos que sofreram com os recentes terremotos no país da América central.

Bon Jovi

Também subiram ao palco Bon Jovi, cantando a clássica Livin’ On a Prayer, escolhida pelo público na Internet, os inspirados Dave Matthews Band, Roberta Flack e Maxwell, Eminem e Lil Wayne, Leon Russell e os ganhadores do prêmio de artista revelação Zac Brown Band se apresentaram com America the Beautiful, Dixie Lullaby e Chicken Fried.

A premiação ainda teve espaço, como de costume para a tentativa de ação contra a pirataria. Neste ano, o presidente da Academia da Gravação dos Estados Unidos, responsável pelo Grammy, fez apelo à qualidade e criatividade da música atual que estão em risco e pediu a valorização dos artistas. "Vamos fazer dessa próxima década a renascença das músicas que fazem a trilha sonora de nossas vidas", discursou.

Veja abaixo outros prêmios significativos do Grammy 2010:

Melhor Performance Rock Solo: Bruce Springsteen, Working on a Dream
Melhor Performance de Hard Rock: AC/DC, War Machine
Melhor Performance Pop Masculina: Jazon Mraz, Make It Mine
Melhor Performance R&B Masculina: Maxwell, Pretty Wings
Melhor Performance Rap Solo: Jay-Z, D.O.A.
Melhor Álbum Rap: Eminem, Relapse
Melhor Álbum de Música Alternativa: Phoenix, Wolfgang Amadeus Phoenix

Para a lista completa de ganhadores, acesse: http://www.grammy.com/nominees

(Ivan Chagas/Especial para BR Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo