11 julho 2013

Outras Estantes: Coleção Eça Agora: Paulo Portas é Teodorico Raposo

"Ai que cheirinho a igreja", dizia a Dona Patrocínio das Neves, a Titi de "A Relíquia", quando o sobrinho, Teodorico Raposo, o Raposão, chegava a casa. E este, velhaco, espargido de incenso para disfarçar um encontro com uma prostituta que ele cuidava ser mulher de virtude, respondia com voz beata: "Sou eu, Titi..." Queria o Raposão a fortuna da tia, disfarçando-se para tal atrás de uma beatice na qual não cria. Saem-lhe os planos furados, porque, após uma viagem à Terra Santa, uma inoportuna troca de embrulhos o leva a entregar à Titi a camisa de dormir de uma meretriz em vez da desejada relíquia que a catolicíssima senhora lhe tinha encomendado.
Paulo Portas não se faz beato nem viajou, que se saiba, pelos lugares santos, embora viaje quase tanto como o dr. Mário Soares na sua época áurea. Mas, se há algo de comum entre o Raposão de barba hirsuta, desbragado, simplório, e o astuto e bem escanhoado líder do CDS/PP, esse algo é a questão da herança. A Teodorico bastava-lhe a fortuna da tia, mas Portas pretende uma coisa menos material: a direita - e, já agora, o centro...
Naturalmente, o nosso Paulo Portas não cometeria os erros grosseiros de Teodorico, mas o seu dedo em riste, o seu fato às riscas, o ar severo com que se dirige aos circunstantes que o ouvem nas diversas rondas pelo país, nas quais contacta com o mesmo fulgor as vendedeiras das praças, os pescadores das praias, os alfacinhas de gema e, meu Deus, como poderíamos esquecê-los, sobretudo os reformados, pensionistas e homens da lavoura, o dedo, o fato e o ar levam-nos a pôr a hipótese de estar também ele a tentar passar pelo que não é, no fito de arrecadar herança.
Ao Teodorico correu-lhe mal a artimanha, mas Paulo, que é muito mais dotado, não teria levado tanto tempo quanto a personagem de Eça para concluir que, se "tivesse declarado que a camisa luxuriosa da Mary era a camisa de dormir de Santa Maria Madalena, teria herdado a fortuna da Titi, ficaria célebre e seria até considerado pela Ciência e pela Igreja".
Quem sabe, sabe.
 Fonte: Jornal Expresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo