28 julho 2013

Outras Estantes: Eça Agora, seis autores continuam Os Maias

Eça Agora, seis autores continuam Os Maias

José Luís Peixoto, José Eduardo Agualusa, Mário Zambujal, José Rentes de Carvalho, Gonçalo M. Tavares e Clara Ferreira Alves são os seis autores escolhidos para- por esta ordem- continuarem a contar a história de Os Maias,  de Eça de Queirós, numa iniciativa integrada nas comemorações dos 40 anos do jornal Expresso (jornal português). Eça Agora assinala também os 125 anos da publicação de um dos mais aclamados clássicos da literatura portuguesa. “Uma das palavras-chave deste projeto é liberdade, a mesma que o Expresso trouxe à vida pública portuguesa. Cada autor teve toda a autonomia para desenvolver a atmosfera e a linguagem que entendeu. São todos escritores de renome, de gerações diferentes e com vivências distintas o que resulta em textos muito ricos. Para o sucesso do projeto apenas estabelecemos alguns princípios orientadores”, explica Cristina Ovídio, a coordenadora de Eça Agora, editora do Clube do Autor, já responsável por projetos como Os Novos Mistérios de Sintra, também com vários escritores a escreverem uma história.
Um dos princípios para Eça Agora prendeu-se com a cronologia. Cada escritor ficou com vários anos a seu cargo- 12,15 ou mais- iniciando-se a nova história em 1888 (Carlos da Maia tem 37 anos) e prolongando-se até 5 de janeiro de 1973, data da 1ª edição do Expresso. E  será que em todos estes anos de história o protagonista nunca morre? A resposta foi dada por José Eduardo Agualusa numa das reuniões de preparação do projeto: “Em literatura, nem tudo tem que ser verosímil”.
Dividida em sete volumes, a coleção irá editar nos três primeiros Os Maias, de Eça, com fixação de texto do Círculo Eça de Queirós(saem a 13, 20 e 27 de julho). Seguem-se mais três volumes- Os Novos Maias- com os capítulos de José Luís Peixoto e José Eduardo Agualusa ( a 3 de agosto), de Mário Zambujal e José Rentes de Carvalho (a 10) e de Gonçalo M. Tavares e Clara Ferreira Alves (a 17). O sétimo volume consiste na reedição, revista e atualizada, da obra de Carlos Reis, Introdução à Leitura d’ Os Maias, e sai a 24 de agosto. Todos os livros são distribuídos gratuitamente com o jornal. E Henrique Monteiro e Irene Fialho assinam um prefácio que demonstra a atualidade d’ Os Maias. “Penso que se trata de uma grande homenagem a Eça de Queirós. É uma coleção transversal e transgeracional que poderá ser muito interessante e apelativa para todos os leitores”, conclui Cristina Ovídio.


Fonte: JL nº 1116

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo